Principal / Geral / Dados do IBGE mostram que 21% da população de Taquari trabalhava formalmente em 2016

Dados do IBGE mostram que 21% da população de Taquari trabalhava formalmente em 2016

A Pesquisa Brasil em Síntese, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na semana passada, traz dados referentes ao mercado formal de trabalho com base no ano de 2016. Conforme aponta o levantamento, naquele ano, 5.701 moradores de Taquari estavam trabalhando formalmente, representando 21% da população do município, conforme estimativa populaconal de 27.207 habitantes.

O vencimento médio dos trabalhadores de Taquari em 2016 era de 2,2 salários mínimos. O levantamento também traz o número de empresas ativas no município naquele ano, que era de 1.024.
O percentual de pessoas ocupadas leva em consideração o número de empregos formais (com carteira assinada) existentes no município e a sua população total. No dado, não são contabilizados os moradores de Taquari que trabalham em outras cidades. É importante registrar tambem que se trata de uma amostragem de emprego formal, com carteira assinada. O número de trabalhadores de fato é maior, pois deve-se considerar os agricultores e os autônomos, por exemplo, que trabalham sem carteira assinada.
Para a Prefeitura, os números do emprego terão resultados melhores nos próximos anos. “Um dos maiores investimentos da atual Administração Municipal é a vinda da empresa Zanc, que gerará cerca de 600 empregos diretos, o que será um marco para história de Taquari”, disse o prefeito Maneco.

Percentual de população ocupada é um dos mais baixos do Vale

Num comparativo entre 37 municípios do Vale, Taquari está na 23º colocação no percentual de população ocupada. Os demais municípios de circulação de O Fato Novo, Paverama, Fazenda Vilanova e Tabaí, também têm percentuais baixos de população ocupada e estão nas 28º, 29º e 30º posições, respectivamente, em relação ao resto da região. Em Paverama, 1.653 pessoas eram consideradas ocupadas em 2016, representando 19,5% do total. Em Fazenda Vilanova, 728 moradores estavam empregadas formalmente, sendo 17,6% da população. E em Tabaí, 776 trabalhavam, o que representa 17,3% dos habitantes do município.
Os municípios com maior percentual são Poço das Antas, Lajeado, Westfália e Muçum, que tinham mais de 50% da população ocupada em 2016. Já os piores resultados são de Coqueiro Baixo, Progresso, Canudos do Vale e Relvado, que tinham menos de 15% da população trabalhando formalmente em 2016. Veja mais detalhes na tabela ao lado.

Salário médio dos trabalhadores de Triunfo é o mais alto do estado

O vencimento médio dos trabalhadores de Triunfo, município que faz divisa com Taquari e Tabaí, é de 5,5 salários mínimos, a média mais alta entre todos os 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul. O município tinha 10.452 pessoas empregadas formalmente em 2016, sendo 37,2% da população total. Em 2016, 888 empresas estavam ativas.
No Vale do Taquari, a média salarial é bem mais baixa do que em Triunfo. O vencimento médio mais alto é de Coqueiro Baixo, com 2,8 salários mínimos. No entanto, o município é o que possui o menor percentual de população ocupada, com 10,3%.
Em Taquari, a média salarial é de 2,2 salários mínimos. Em Paverama, é de 1,9; em Fazenda Vilanova, 2; e, em Tabaí, 1,7 salários mínimos.

O que é população ocupada

De acordo com o IBGE, a população ocupada que aparece no Brasil em Síntese é um dado do Cadastro Central de Empresas do IBGE, ou seja, refere-se, exclusivamente ao mercado formal, àqueles empreendimentos que têm um CNPJ. “O cálculo é a população ocupada dividida pela população total, multiplicado por cem, ou seja é a proporção de ocupados (mercado formal) em relação à população total do município”, explica o IBGE, através de sua assessoria de imprensa.
Para a formulação do cálculo, é tomado o número de empregos que existe no município, conforme o Cadastro Central de Empresas, e comparado com a população existente. Mas, na realidade, não significa necessariamente que o número de pessoas empregadas seja de moradores do município onde estão instaladas as empresas. Em Triunfo, por exemplo, há o Polo Petroquímico, que emprega centenas de pessoas de diversos municípios. Lajeado é outra cidade beneficiada por este critério, pois tem um número grande de empregos ocupados por pessoas de cidades vizinhas.

TABELA IBGE QUE VALE NET

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ