Principal / Geral / Promotoria e Município fazem acordo no processo de retirada do Busto de Costa e Silva

Promotoria e Município fazem acordo no processo de retirada do Busto de Costa e Silva

A uma semana de completar um ano da retirada do busto do ex-presidente Arthur da Costa e Silva do largo do Parque Zeferino Brazil, junto a Lagoa Armênia, por funcionários da prefeitura, foi realizada, nesta quarta-feira, 9, a primeira audiência da ação movida pelo Ministério Público de Taquari.

No dia 15 de dezembro de 2014, máquinas da prefeitura derrubaram o busto, feito de concreto e mármore, do ex-presidente, natural de Taquari, que ficava no centro do parque. A justificativa da Prefeitura, na época, é que Costa e Silva é citado no Relatório da Comissão da Verdade, que apurou crimes cometidos durante da ditadura militar brasileira. Na época, a questão causou polêmica por ter sido feita sem consultar a comunidade. O busto foi levado para a Casa Costa e Silva (local onde ele nasceu e que hoje é o Museu e a Biblioteca Municipal) e o local onde estava, foi denominado Praça da Democracia.
Na audiência desta semana, conforme disse o promotor Francisco Saldanha Lauenstein a O Fato Novo, ele ainda vai estudar o caso e suspendeu o processo por 30 dias. “Taquari é um dos municípios mais importantes no Rio Grande do Sul, é antigo, tem uma história que deve ser preservada, inclusive em relação à pessoa do Costa e Silva, que foi um presidente da República. Não vou entrar em polêmicas, posicionamentos partidários, mas de fato foi uma pessoa importante, natural de Taquari e a minha ideia é que esta história seja preservada, até porque, às vezes, os fatos históricos nos trazem não tão boas memórias, mas devem ser preservadas para que eventuais erros não se repitam”, declarou.
Segundo ele, inicialmente foi proposta a restauração completa da Casa Costa e Silva de acordo as normas da Unesco e das técnicas da museologia, para preservação do acervo. Ele disse que esteve na Casa e na praça onde estava o busto. “Reparei que o acervo está se deteriorando porque não está havendo uma observância da correta técnica de preservação. Existem documentos e objetos históricos lá. O prédio em si não está tão ruim. Lá, embora tenha sido a casa do Costa e Silva, há outros objetos que preservam a história de Taquari e que entendo, em primeira análise, estão se deteriorando. Tem documentos que devem ser catalogados, é uma parte da história do Brasil que tá ali naquela casa. Com base nesse entendimento, propus o acordo”.
Segundo ele, a estátua deverá ser restaurada, ficar dentro da casa, colocada em um pedestal, com espaço específico pra ela.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ