Há mais de dez anos trabalhando com alimentação, a cozinheira Eliane de Lima Vargas, 39 anos, tem uma famosa receita de pastel caseiro. A massa sequinha agrada aos clientes do restaurante Temperos da Eli, situado há dois anos na Avenida Ceci Leite Costa, número 211, antigo Copo Limpo. “As pessoas me pedem bastante a receita. É uma massa bem boa, bem sequinha, o pessoal procura bastante”, conta a cozinheira.
A massa do pastel é feita com 1 kg de farinha de trigo, uma colher de sopa de cachaça, meia xícara de azeite bem quente, uma colher de sopa de sal, uma colher de sopa de açúcar, uma gema e uma colher de maisena. “Tem que esquentar o azeite até fazer fumaça. A cachaça e o azeite quente é o truque para criar aquelas bolhinhas que o pessoal acha bonito na foto. Então se coloca todos os ingredientes secos na bacia e depois o azeite bem quente e água até dar ponto. Para 1 kg de farinha, vai uns dois copos americanos de água, mas depende muito da farinha, a pessoa tem que ir colocando aos poucos até dar o ponto”, explica a cozinheira. De acordo com Eli, o ponto da massa é mais firme que o de pão sovado e rende cerca de 20 pasteis grandes e 100 pequenos, em tamanho de festa de aniversário.
A massa leva uns 10 minutos para ficar pronta e já pode ser aberta com auxílio de um rolo ou cilindro para massa. “Tem que abrir bem até a massa ficar fininha”, conta. Segundo Eliane, o pastel pode ser montado e levado à geladeira por alguns minutos para descansar.
O recheio pode ser feito de acordo com a preferência. No Temperos da Eli, os mais vendidos são de estrogonofe e calabresa com catupiry.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...