O Pinheiros está eliminado do Estadual de Juvenis da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No último domingo, no Pinheirão, precisando da vitória para seguir vivo no certame, o alvi-verde não conseguiu sair do empate em 0 a 0 com o Santa Cruz e deu adeus a quelquer chance de classificação. O Pinheiros despede-se do Estadual com a 18ª colocação entre 40 clubes.
E não deu para o Pinheiros. Precisando da vitória sobre o Santa Cruz no tempo normal para conseguir a classificação para os mata-matas do Estadual, o alvi-verde esbarrou na retranca do adversário, que veio a Taquari com o nítido propósito de se defender e levar o 0 a 0 para Santa Cruz do Sul.
No primeiro tempo, um tanto quanto nervoso por ser obrigado a vencer, o Pinheiros não foi tão bem e deixou o Santa Cruz impor o seu ritmo de jogo. Porém, na etapa final, o Pinheiros foi superior, mandou no jogo, foi para cima e buscou o gol da vitória a todo o instante. Contudo, não foi feliz nos arremates. Por sua vez, o Santa Cruz, percebendo o melhor momento do Pinheiros na partida, usou e abusou de quedas de atletas, o que esfriava os donos da casa e matava muito tempo. No final, o árbitro ainda deu oito minutos de acréscimos, mas o gol da vitória e da classificação do Pinheiros não saiu.
Com o empate em 0 a 0, o alvi-verde encerrou a segunda fase com a terceira colocação da chave 11, com nove pontos. O Santa Cruz, com 11, foi o segundo, enquanto o Apafut, de Flores da Cunha, fechou a fase na liderança, com 13 pontos. No domingo, o Apafut, em casa, goleou o Brasil, de Farroupilha, por 4 a 1. Neste ano, o Pinheiros enfrentou quatro vezes o Santa Cruz e não perdeu nenhuma. Foi uma vitória em Santa Cruz do Sul, por 2 a 0, e três empates em 0 a 0, dois em Taquari e um na casa do adversário.
Agora, na terceira fase, quando iniciam os mata-matas, o Apafut encara o Esportivo, de Bento Gonçalves, enquanto o Santa Cruz terá pela frente o Juventude, de Caxias do Sul.
O Pinheiros despede-se do Estadual com a 18ª colocação entre 40 clubes. Em 14 partidas, foram sete vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Marcou 32 gols e sofreu 18, tendo um saldo de 14. Os artilheiros do time foram o meia Allen, com sete gols, o volante Luís Fernando, com cinco, e os atacantes Krigor, com quatro, e Salathyel, com três.
Apesar da eliminação precoce, o Pinheiros já pensa na próxima temporada, segundo o presidente do clube, Rui Martins. “Infelizmente, o campeonato não terminou da forma como havíamos planejado. Aquele resultado contra a Apafut, quando fizemos 3 a 0 no primeiro tempo e sofremos o empate foi o que nos deixou fora. Destaco o esforço dos atletas, da comissão técnica, da direção de futebol, enfim tudo o que foi possível o clube fazer para que tivéssemos sucesso no futebol foi feito. Mas penso que o clube saiu fortalecido. Ver aquele pavilhão social cheio, as pessoas vibrando e, ao final, se emocionando, resgatando o sentimento de torcer pelo Pinheiros não tem preço. É bem como diz o nosso slogan “não é só futebol, é fazer a diferença”. Agora, é definir o restante do ano e começar a planejar 2020”.
De acordo com o coordenador geral do Pinheiros, Antônio Carlos Dutra, o Gancho, do atual elenco, que conta com 26 atletas, 12 são da categoria 2002 e em 2020 não terão mais idade de Juvenil, portanto, não poderão mais fazer parte do grupo. Inclusive, alguns deles estão desde 2017 no Pinheiros, quando o clube iniciou este projeto. Destes 12, alguns devem ser encaminhados para testes em outros clubes e os demais, dispensados. Ainda conforme Gancho, para 2020, o Pinheiros já tem um prognóstico de elenco para apresentar à diretoria, já que tem 13 jogadores nascidos em 2003 e outros 16 em 2004, todos já fichados na Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
OITAVAS DE FINAL
Panambi x Progresso
Ypiranga x Cruzeiro (Cachoeirinha)
Lajeadense x Internacional
Esportivo x Apafut
Gramadense x Cruzeiro (Santiago)
Guarani (Venâncio Aires) x São José
Santa Cruz x Juventude
Brasil (Pelotas) x Inter (Santa Maria)