O Pinheiros complicou a sua situação no Estadual de Juvenis da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No último domingo, em confronto direto por uma vaga nos mata-matas, o alvi-verde perdeu por 3 a 1 para o Apafut, em Caxias do Sul, saiu da zona de classificação e, nas duas últimas rodadas, precisa somar 100% dos pontos, caso contrário pode ser eliminado do certame já na segunda fase.
Depois de fazer um bom início de segunda fase, quando somou quatro pontos em seis possíveis, chegou a figurar na liderança do grupo na parada para as férias e completou cinco partidas sem sofrer gols, no último domingo, o Pinheiros voltou a campo e, mais uma vez, tropeçou diante do Apafut. O empate contra o mesmo Apafut, em casa, depois de estar vencendo por 3 a 0, parece que ainda não foi bem digerido pelo time que, no domingo, fez um jogo de igual para igual com o Apafut, porém, não teve efetividade, ao contrário do adversário. Antes dos 30 minutos do primeiro tempo, o Apafut já vencia por 2 a 0, gols de Emanuel e João. Mesmo criando várias oportunidades, o Pinheiros foi às redes somente uma vez, com Salathyel, aos 36 minutos.
No segundo tempo, o jogo continuou igual, lá e cá, mas o Apafut foi efetivo e, com Bryan, aos seis minutos, ampliou para 3 a 1. Depois, o Pinheiros pressionou muito, criou muitas chances, mas pecou na finalização e conheceu a sua primeira derrota na segunda fase.
No outro jogo da chave, também no domingo, o Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, derrotou o Brasil, de Farroupilha, por 2 a 0, foi aos 10 pontos e se mantém na liderança da chave. O Apafut, com a vitória sobre o Pinheiros, foi aos sete e assumiu a vice-liderança. Com a derrota, o Pinheiros saiu da zona de classificação e está em terceiro, com cinco pontos. O Brasil, já eliminado, é o lanterna, sem somar pontos.
Amanhã, às 15h, o Pinheiros vai a Farroupilha para duelo diante do Brasil e não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória, pois pode ser eliminado já neste domingo em caso de vitória do Apafut sobre o Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, no domingo. Mesmo que vença o Brasil no próximo domingo, para não ficar na dependência de uma improvável vitória do mesmo Brasil sobre o Apafut, na última rodada, o Pinheiros ficará na obrigação de vencer o seu último jogo na fase contra o Santa Cruz, no Pinheirão, no dia 31 ou 1º de setembro, independentemente do resultado do confronto entre Santa Cruz e Apafut neste final de semana.
Para o confronto diante do Brasil, o técnico Francisco Belinni, o Chiquinho, não terá o ala Caetano, lesionado, mas terá a volta do meia Allen, artilheiro do time. A provável escalação é Diego; Murilo, Thalis, Bernardo (Índio) e Bibi; Luís Fernando, Guina, Anderson e Allen (Salathyel); Gabriel e Krigor (Theylor).
