Depois de mais de dois meses de trabalho e preparação, no próximo domingo inicia para 20 clubes a 22ª edição do Regional Certel/Sicredi da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), considerado um dos maiores campeonatos de futebol amador do estado. E os dois representantes de Taquari entram em campo na primeira rodada. O Colorado, que jogaria no estádio Martins, contra o Assespe, teve seu compromisso transferido para Venâncio Aires, casa do adversário, devido ao estado do gramado, castigado pelos jogos da Copinha. O Taquariense vai a Cruzeiro do Sul para duelo contra o Canarinho.
Disputando pela segunda vez o Regional Certel/Sicredi da Série A, o Colorado terá que iniciar a sua caminhada fora de casa, diante do Assespe, de Venâncio Aires. E com dificuldades financeiras, o clube do Leo Alvim Faller aposta numa base formada no vice-campeonato da Copa Zanc, que foi mantida para o Regional. Dos 17 jogadores inscritos, oito estavam no clube no primeiro semestre, mas somente quatro eram titulares aboslutos, o goleiro Gão, os volantes Chinho e Jefinho Ramão e o atacante Marcão, grande destaque do time, inclusive, sendo um dos artilheiros da competição, com seis gols, ao lado de ET, na época, no Parque do Meio. O zagueiro Diecei, o volante Daniel Willian, o ala Batata e o atacante Maicon Elvis fizeram parte do grupo, mas sempre como opção no banco ou na categoria Aspirantes. O quinto titular absluto da campanha da Copa Zanc e que também fará parte do elenco no Regional é o jovem atacante Denílson, de 18 anos, que foi inscrito na Aspirantes, mas será aproveitado no time principal.
Sem acerto com nomes importantes da Copa Zanc, como o ala Marcinho, o zagueiro Gossmann e o meia Mosca, que foram para o Pinheiros, e o meia João Vítor, para o Taquariense, todos para disputar o Regional de Veteranos, o zagueiro e capitão Castro, que vai defender no Regional da Série B o Guarani, de Lajeado, o ala esquerdo Maxsuel, que estava no grupo de Aspirantes, mas saiu por problemas pessoais, e o meia Tucho, que foi para o Taquariense, o Colorado teve que se remontar. Do São José vieram os zagueiros Jessé e Deivid, o ala Prisco e os meias Testa e Inácio. O meia Birinha, campeão da Copa Zanc pelo Parque do Meio, também defenderá o Colorado neste Regional, assim como o meia Naiel Adriano e o atacante Rômulo, estes dois últimos de Montenegro.
Como o elenco tem somente 17 atletas, num primeiro momento, além de Denílson, o clube utilizará outros nomes da categoria Aspirantes, como o ala Rogerinho, o meia Pepê e os atacantes Joninhas e Ronald.
Para o duelo de estreia, o ténico Everton Conceição, o Feio, que substitui Tiago Ramão, terá todo o elenco à disposição, tanto que, dos jogadores da Aspirantes, somente Denílson está cotado para sair jogando no time titular. A provável escalação diante do Assespe é Gão; Batata (Diecei), Jessé, Deivid (Diecei) e Prisco; Jefinho Ramão, Chinho e Naiel Adriano; Denílson (Birinha), Testa (Inácio) e Marcão.
Quanto à expectativa da direção numa boa campanha, segundo Feio, que também é presidente do clube, “é muito grande. Esperamos que nossa campanha seja boa. Nos esforçamos ao máximo para participarmos do Regional, mesmo com imensas dificuldades financeiras. Então, temos que pensar positivo e torcer para tudo dar certo”.
Esta é a segunda vez que o Colorado disputa o Regional da Série A na categoria Titulares. Na primeira, em 2016, o clube do Leo Alvim Faller encerrou com a 19ª colocação entre 27 clubes, sendo eliminado na segunda fase para o Canarinho, de Cruzeiro do Sul. No ano passado, o Assespe, adversário de domingo, encerrou com a 10ª colocação. Em 2017, foi o oitavo.
Taquariense estreia em Cruzeiro do Sul
O Taquariense, que faz a sua estreia no Regional neste domingo, em Cruzeiro do Sul, contra o Canarinho, vai para a sua sexta participação no Regional Certel/Sicredi da Série A, a terceira consecutiva. E para melhorar o 15º lugar de 2013, sua melhor colocação até hoje, o alvi-azul não poupou esforços e montou um elenco que, na teoria, tem capacidade para chegar bem longe na competição. Ao contrário do Colorado, que teve que remontar o seu time ao perder peças importantes, o Taquariense manteve todo o elenco da Copa Zanc, exceto o volante Fernando Queiroz. Dos 17 inscritos para o Regional, nove estavam na Copa Zanc, o goleiro Duda, o zagueiro Allan, os alas Dani e Eninho, os volantes Anderson Brandão, Lunardo e Lucas, e os meias Bruno Souza e Bruno Costa. Se contar com os cinco que serão inscritos na Aspirantes, mas utilizados no time de cima, os zagueiros Andrei e Pixena, os meias Tucho e Laurinho e o atacante Ricardo, dos 22 atletas, 13 estavam na campanha do terceiro lugar da Copa Zanc, o que garante um bom entrosamento do time para este início de competição.
Mesmo mantendo a base da Copa Zanc e, inclusive, do Regional de 2018, quando foi eliminado na primeira fase, o Taquariense trouxe oito reforços de peso, como o meia Luan e os atacantes Bruno Nunes, Jean e Buda, todos estrangeiros e com passagens de sucesso por clubes locais, além dos volantes João Pedro e Paulinho, campeões com o Parque do Meio da Copa Zanc, o goleiro Maciel e o meia Limão.
Para o confronto de estreia, neste domingo, contra o Canarinho, o Taquariense terá todo o elenco à disposição, exceto o meia Bruno Souza, com uma lesão muscular na panturrilha. A provável escalação do técnico Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior, o Juninho, que permanece no cargo desde a Copa Zanc, é Duda (Maciel); Lunardo, Andrei (Anderson Brandão), Pixena (Allan) e Eninho (Dani); Lucas (Paulinho), João Pedro e Luan (Limão); Bruno Costa (Bruno Nunes), Buda e Jean.
A expectativa da direção, segundo o presidente do clube, Volmir Roberto Donida, o Chico, “é a melhor possível, pois no entendimento de todos da direção temos condições de brigar nas duas categorias. Temos por objetivo, primeiramente, chegar entre os oito. Aí, depois, tudo pode acontecer”.
O Canarinho, adversário de domingo, não disputa o Regional desde 2016, quando encerrou com a 13ª colocação.
COLORADO
01 – Marcelo Sgarbi (goleiro)
02 – Gão (goleiro)
03 – Diecei (zagueiro)
04 – Jessé (zagueiro)
05 – Deivid (zagueiro)
06 – Daniel Wilian (zagueiro e volante)
07 – Prisco (ala esquerdo e volante)
08 – Batata (ala direito)
09 – Chinho (volante)
10 – Jefinho Ramão (volante)
11 – Birinha (meia)
12 – Adriano (meia)**
13 – Inácio (meia e atacante)
14 – Testa (atacante)
15 – Maicon Elvis (atacante)
16 – Marcão (atacante)**
17 – Rômulo (atacante)**
Técnico: Everton Conceição (Feio)
TAQUARIENSE
01 – Duda (goleiro)
02 – Maciel Brandão (goleiro)
03 – Allan (zagueiro)
04 – Dani (ala esquerdo e meia)
05 – Eninho (ala esquerdo e meia)
06 – Anderson Brandão (volante)
07 – João Pedro (volante)
08 – Lunardo (volante e ala direito)
09 – Lucas (volante)
10 – Paulinho (volante)
11 – Bruno Souza (meia)
12 – Bruno Costa (meia e atacante)
13 – Luan (meia)**
14 – Limão (meia)
15 – Bruno Nunes (atacante)**
16 – Jean (atacante)**
17 – Buda (atacante)**
Técnico: Antônio Carlos Praia Vilanova Júnior (Juninho)
** Estrangeiros.
Na categoria Aspirantes, times quase definidos
Na Aspirantes, categoria em que Taquari tem tradição de chegar mais longe, tanto Colorado como Taquariense estão quase definidos para a estreia.
No Colorado, que joga neste domingo, contra o Assespe, em Venâncio Aires, o elenco é todo novo em relação à Copa Zanc, quando o clube encerrou na terceira colocação, inclusive a comissão técnica que, no Regional, será comandada por Leonardo Moraes, campeão do Municipal pelo clube em 2012 com a categoria 2º Quadro e terceiro colocado do Regional Certel/Sicredi de Aspirantes em 2013, quando o Colorado fez parceria com o Taquariense. Dos 25 inscritos para o Regional, apenas o zagueiro Hagápio estava no elenco da Copa Zanc, ou seja, foram 24 contratações para o certame, algumas delas importantes, como o zagueiro Renan Bizarro, o meia Augustinho, o volante Heitor, os três remanescentes da campanha de 2013, além do atacante ET, artilheiro da Copa Zanc da categoria 1º Quadro e campeão com o Parque do Meio. A estes, juntam-se promessas do futebol de Taquari, como o ala Rogerinho, o meia Pepê e os atacantes Joninhas e Ronald. Nesta semana, o ala Maxsuel, por problemas particulares, foi retirado da lista de atletas. No seu lugar foi inscrito o atcante Thales Machado, que veio do São José.
Para a partida de estreia, o técnico Leonardo Moraes terá todo o elenco à disposição. A provável escalação é Leo Fazenda (Leandro); Patrick, Bibi, Renan Bizarro e Rogerinho; Heitor, Augustinho (Thales Espinoza) e Pepê; Joninhas (Dudu Porto), Ronald e Rolim (ET).
O Taquariense faz a sua estreia no Regional contra o Canarinho, em Cruzeiro do Sul, neste domingo, às 13h30min. Ao contrário do Colorado, que teve que remontar todo o time, o alvi-azul manteve a base do time que foi vice-campeão da categoria 2º Quadro da Copa Zanc. Dos 25 inscritos, 16 estavam no elenco da Copa Zanc. E das nove contratações, quatro faziam parte do grupo no Regional do ano passado, os zagueiros Lorenzo e Carlão, o ala esquerdo Gadão e o atacante Ricardo. As novidades são o zagueiro Almir, o ala esquerdo Willian, o volante Patrick Lima, e os meias Tucho e Dunho. Dos 25 inscritos, cinco devem ser utilizados também na categoria principal, os zagueiros Andrei e Pixena, os meias Tucho e Laurinho e o atacante Ricardo. Para a estreia, o técnico Eduardo Carvalho, que já esteve a frente do time na Copa Zanc, no primeiro semestre, terá três desfalques, O ala Rômulo está suspenso por dois jogos e o zagueiro Lorenzo e o meia Wirlan estão fora por compromissos pessoais.
Para a estreia diante do Canarinho, a provável escalação é Willian Freitas; Tucho, Almir, Carlão e Gadão; Vinícius, Laurinho, Silvinho e Dunho; Hígor Rosa e Ricardo.
COLORADO
01 – Leo Fazenda (goleiro)
02 – Leandro (goleiro)
03 – Patrick Vargas (ala direito)
04 – Rogerinho (ala esquerdo)
05 – Welinton Medeiros (zagueiro)
06 – Hagápio (zagueiro)
07 – Bruno Guaragni (zagueiro)
08 – Renan Bizarro (zagueiro)*
09 – Bibi (zagueiro)*
10 – Maicon (zagueiro)
11 – Dudu Porto (meio-campo)
12 – Augustinho (meio-campo)*
13 – Heitor (meio-campo)*
14 – Giliardi (meio-campo)
15 – Rolim (meio-campo)
16 – Thales Espinoza (meio-campo)
17 – Pepê (meio-campo)
18 – Felipe Rotta (meio-campo)
19 – Denílson (atacante)
20 – Leo Martins (atacante)
21 – Matheusinho (atacante)
22 – Joninhas (atacante)
23 – Ronald (atacante)
24 – ET (atacante)*
25 – Thales Machado (atacante)
Técnico: Leonardo Moraes
TAQUARIENSE
01 – William Freitas (goleiro)
02 – Rafa (goleiro)
03 – Almir (zagueiro)*
04 – Andrei (zagueiro)
05 – Pixena (zagueiro)
06 – Lorenzo (zagueiro)
07 – Zé Luiz (zagueiro)
08 – Carlão (zagueiro e ala direito)
09 – Kauan (ala direito)
10 – Rômulo (ala direito)
11 – William (ala esquerdo)
12 – Wirlan (ala esquerdo e meia)*
13 – Gadão (ala esquerdo)*
14 – João Reis (volante)
15 – Patrick Lima (volante)
16 – Ramon (volante)
17 – Vinícius (volante)
18 – Lauro (meia)
19 – Dunho (meia)*
20 – Silvinho (meia e ala direito)
21 – Patrick Labres (meia e atacante)
22 – Tucho (meia e ala direito)
23 – Queniano (atacante)
24 – Higor Rosa (atacante)
25 – Ricardo (atacante)
Técnico: Eduardo Carvalho
Como será a competição
O Regional Certel/Sicredi, que chega à sua 22ª edição, será disputado por 20 clubes na Série A, categorias Titulares e Aspirantes (Sub-23). Na primeira fase, serão cinco grupos com quatro times, que jogarão todos contra todos, dentro das chaves, em turno e returno, totalizando seis partidas para cada um. Ao final desta fase, os três melhores de cada grupo, mais o quarto colocado com melhor campanha passam para a segunda fase, as oitavas de final, quando iniciam os mata-matas, totalizando 16 clubes. A partir desta fase, será formado um ranking geral para definir os confrontos dos mata-matas, onde o primeiro enfrenta o 16º, o segundo, o 15º e, assim, sucessivamente.
CHAVE A
Colorado – Taquari
Taquariense – Taquari
Assespe – Venâncio Aires
Canarinho – Cruzeiro do Sul
CHAVE B
Flor de Maio – Venâncio Aires
Rui Barbosa – Arroio do Meio
7 de Setembro – Arroio do Meio
ECAS – Imigrante
CHAVE C
Atlântico – Estrela
Ouro Verde – Encantado
7 de Setembro – Capitão
Cruzeiro – Vespasiano Correa
CHAVE D
Palanque – Venâncio Aires
Estudiantes – Lajeado
Fluminense – Mato Leitão
Rudibar – Bom Retiro do Sul
CHAVE E
Santo André – Lajeado
Imigrante – Estrela
Boavistense – Boa Vista do Sul
Juventude – Westfália
Alguns números dos clubes de Taquari no Regional
Até hoje, as melhores campanhas em Regional Certel/Sicredi da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) de representantes do município foram na categoria Aspirantes.
O Pinheiros, em 2015, foi vice-campeão, perdendo o título para o Aimoré, de Estrela. Dois anos antes, em 2013, o mesmo elenco, desta vez pelo Colorado, em parceria com o Taquariense, ficou com a terceira colocação.
Na Titulares, a melhor participação de um time de Taquari foi em 2013, do Taquariense, que encerrou com a 15ª colocação entre 42 clubes. Depois, disso, o alvi-azul encerrou em 21º em 2014, 25º, em 2015, 16º, em 2017 e 19º, em 2018. Até hoje, pelo Regional na categoria principal, o Taquariense fez 42 partidas. Foram 11 vitórias, nove empates e 22 derrotas. O alvi-azul marcou 54 gols e sofreu 82. Os artilheiros do clube em Regional são o atacante Jorge, com 11 gols, João Vítor e Lacerda, ambos com quatro. Até hoje, 27 atletas marcaram gols pelo clube em Regional.
Se a categoria Titulares tem mais jogos, a Aspirantes do alvi-azul tem as melhores campanhas, encerrando em oitavo, em 2014, 17º, em 2015, nono, em 2017, e 10º, no ano passado. Em quatro temporadas, foram 38 jogos, destes, 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. O ataque marcou 68 vezes e a defesa vazou em 52 oportunidades. Os artilheiros da categoria são Ferefeto, com 10 gols, e Hígor Rosa, que ainda está no elenco, com sete.
O Colorado, na categoria Titulares, em apenas uma participação, encerrou em 19º em 2016. Foram uma vitória, cinco empates e duas derrotas em oito partidas. O ataque marcou nove gols e a defesa sofreu 12. Os artilheiros são Bruno Costa, Limão e Fernando Queiroz, todos com dois gols.
Na Aspirantes, em duas participações, o Colorado encerrou em terceiro, em 2013, e 11º, em 2016. Até hoje, foram 15 vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 24 jogos. O ataque marcou 51 gols e a defesa sofreu 18. Os artilheiros são Augustinho, que permanece no elenco, com sete gols, e Caminha, com seis.