Principal / Geral / André e Rosi vencem com 81,7% dos votos em Taquari

André e Rosi vencem com 81,7% dos votos em Taquari

O atual prefeito foi reeleito com ampla maioria dos votos no último domingo, 6 de outubro. Ao lado da vice Rosi Santos (PP), André Brito (PDT) foi a escolha de 12.043 taquarienses, um percentual de 81,7%. Os números expressivos são os maiores da história de Taquari.

Desde que há registros oficiais das votações nas eleições municipais, em 1972, o prefeito mais votado havia sido o próprio André Brito, em 2020, com 9.903 votos. Em 2024, André quebrou seu próprio recorde.
André e Rosi integravam a coligação Por Amor a Taquari – PP / PDT / MDB / PL, que elegeu, além de prefeito e vice, seis candidatos a vereador, sendo cinco do PDT e um do PP.
A outra chapa que concorreu à majoritária, do candidato a prefeito Luizinho Santos (PSDB), ao lado do atual vice-prefeito Ramon de Jesus (PT), obteve 2.687 votos, 18,24%. A diferença de votos entre as duas chapas foi de 9.356 votos. A coligação Reconstruir e Confiar de Novo – Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA) / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FE BRASIL (PT/PC do B/PV) / AVANTE, que tinha Luizinho e Ramon de candidatos na majoritária, elegeu três vereadores, sendo dois do PT e um do AVANTE.

Festa da vitória foi na Praça da Bandeira

Após o encerramento da apuração, apoiadores de André e Rosi saíram em caminhada do diretória da campanha, na rua Osvaldo Aranha, até a Praça da Bandeira. Carros e motos também acompanharam em “buzinaço”. A festa da vitória teve animação musical, com a banda San Marino e participação de um grande número de pessoas, que lotou a Praça da Bandeira e arredores.

Abstenção foi de 3.683 eleitores

Apesar da ausência de filas nos colégios eleitorais, o número de eleitores faltosos foi semelhante ao último pleito municipal. Em 2024, das 19.538 pessoas aptas a votar, 15.855 (81,15%) compareceram às seções e 3.683 (18,55%) faltaram. O percentual é quase o mesmo da eleição de 2020, quando 3.655 pessoas não compareceram às urnas, totalizando 18,94%. Já em relação à eleição de 2022, houve pequeno aumento, tendo em vista que no primeiro turno a abstenção em Taquari foi de 16,21% e, no segundo turno, 16,54%.
Dos eleitores que estiveram nas seções no último domingo, 14.730 deixaram votos válidos para prefeito, 674 votaram em branco e 451 deixaram votos nulos. Para vereador, foram 15.065 votos válidos, sendo 14.646 nominais e 419 de legenda, além de 551 em branco e 239 nulos.

No Legislativo, cinco candidatos assumirão o primeiro mandato e quatro conseguem a reeleição para uma cadeira na Câmara

A Câmara de Vereadores teve renovação em mais da metade das cadeiras. Das nove vagas no Legislativo de Taquari, cinco serão assumidas por candidatos eleitos pela primeira vez. As outras quatro ficam com pessoas que já exercem mandatos na atual legislatura.

Os novos vereadores são Alemão da Retro (PDT), Luciano Maria (PT), Marcelo Filho do Círio Lopes (PDT), Angélica Hassen (PT) e Leco da Cecília (AVANTE). Já os reeleitos foram Ademir Fagundes (PDT), Zé Harry (PDT), Luís Porto (PDT) e Aldo Gregory (PP).
Para Ademir, a legislatura 2025/2028 será o quarto mandato na vereança. “Pretendo dar continuidade ao que já venho desenvolvendo na área da saúde, obviamente, sem deixar de lado outras demandas. Quero seguir representando a população, e de uma próxima vez, quem sabe, pleitear um cargo no Executivo”, disse Ademir.
Zé Harry (PDT) também chega a seu quarto mandato na Câmara. “Atribuo à confiança pelas minhas passagens na secretaria municipal de Saúde e atuação como vereador”, considerou.
Luís Porto (PDT) iniciará seu terceiro mandato. “Ser aprovado pelo povo deixa a responsabilidade de trabalharmos ainda mais em prol de nossa cidade”, falou Luís.
Aldo Gregory (PP) foi eleito pela segunda vez. “Fiquei muito feliz e agradeço a cada eleitor que votou em mim. A partir de agora não só represento os eleitores, mas toda a população taquariense. Daremos continuidade ao trabalho que vínhamos fazendo por uma Taquari sempre melhor”, relatou Aldo.

Base do governo tem seis eleitos

A partir de 2025, a Câmara de Taquari terá seis vereadores da base do governo do prefeito reeleito André Brito (PDT). São cinco do PDT, Ademir, Alemão da Retro, Luís Porto, Marcelo Lopes e Zé Harry. Já o PP, da vice-prefeita eleita Rosi Santos, terá novamente Aldo Gregory no Legislativo.
Na eleição de 2020, a base aliada de André Brito havia elegido oito dos nove vereadores, na época, quatro pelo PDT, três pelo PT e um pelo PSB. O outro eleito era do PP, que naquele pleito não integrava a coligação de André.

Cresce a oposição

Com o PDT e o PT em lados opostos na eleição de 2024, a configuração dos vereadores de situação e oposição mudou. A Casa que antes não tinha vereador de oposição, já que o único eleito fora da base aliada do governo em 2020 sempre frisou não fazer oposição, a partir de 2025 terá três vereadores que não fazem parte da base aliada do governo. Dois são do antigo aliado PT, Angélica Hassen e Luciano Maria, e o terceiro é do AVANTE, que elege pela primeira vez um vereador em Taquari, com Leco da Cecília.

Ademir é o mais votado pela quarta vez

Esta foi a quarta eleição consecutiva em que o mais votado para vereador é o candidato Ademir Fagundes (PDT). Ele conta que está muito feliz e grato, e atribui os 1.158 votos ao trabalho contínuo dedicado à população. “Minhas campanhas sempre foram básicas, com o mínimo investimento financeiro, nunca fiz promessas de projetos mirabolantes ou propostas inovadoras, apenas me disponibilizei a continuar prestando um trabalho humanizado, aliando minhas duas funções: servidor público e representante no Legislativo”.

“Honestidade, trabalho e humildade”

Pela primeira vez eleito vereador, Renato Scherer da Silva, o Alemão da Retro (PDT), foi o segundo candidato mais votado para o cargo, com 936 votos. Questionado sobre a que atribui sua expressiva votação, ele destacou: “Honestidade, trabalho e humildade”. Ele disse que já espera ter uma grande votação, pois tinha um grupo de pessoas honestas acreditando nele. “O sentimento é de ser reconhecido pelas pessoas e agradeço a cada um que me prestou confiança. Vou tentar contribuir com toda a população e, no que for preciso, estarei à disposição de todos”, falou.

“Vou continuar sendo essa ponte entre a comunidade e o poder público”

Luciano Maria (PT) obteve 779 votos, a terceira maior votação para o cargo e a maior dentro do partido. Essa é a primeira vez que ele se elege para um mandato, já que em 2020, havia ficado como 1º suplente. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho que começou a ser construído há muitos anos junto com a comunidade. Tenho orgulho de estar sempre presente na vida dos taquarienses, ouvindo suas necessidades e lutando por melhorias”. Ele atribui sua votação ao relacionamento direto com as pessoas, independentemente de período eleitoral ou não, e ao empenho de todos que o ajudaram a transmitir sua mensagem. “Vou continuar sendo essa ponte entre a comunidade e o poder público, um vereador acessível, presente no dia a dia das pessoas e aberto ao diálogo”.

“Gratidão por ter pessoas que confiaram na minha proposta”

O candidato mais jovem em Taquari, Marcelo Filho do Círio Lopes, 20 anos, foi eleito com 761 votos. “Meu sentimento é de gratidão por ter pessoas que confiaram na minha proposta de trabalho, e de comprometimento em realizar o que eu propus como meta para uma Taquari melhor”.
Para Marcelo, sua eleição é reflexo do legado da família na política, de trabalhos que realizou anteriormente e da conexão com as pessoas para construir uma cidade melhor. “O foco do meu trabalho vai ser colocar em prática a proposta realizada durante a campanha, sempre em parceria com a comunidade taquariense, que me deu a honra de ser o vereador mais jovem eleito na história de Taquari”, disse.

“Me sinto privilegiada em ser a voz de tantas mulheres”

Única mulher eleita para a Câmara, Angélica Hassen (PT) obteve 664 votos. Ela acredita que a dedicação de amigos e familiares na campanha, junto ao fato de ser esposa do ex-prefeito Maneco, tenham sido fatores importantes para sua eleição. “Me sinto privilegiada em ser a voz de tantas mulheres que precisam ser ouvidas. Vou lutar incansavelmente para garantir que nossas diretrizes sejam representadas com força e determinação, e para que, na próxima eleição, mais e mais mulheres participem do pleito e possam ser eleitas”. Disse que apresentará os projetos que se comprometeu na campanha, manterá diálogo com as pessoas, fiscalização do Executivo e auxílio na captação de recursos com o Estado e União. “Temos que aproveitar melhor as oportunidades em nome da cidade”.

“Sempre fiz política tentando melhorar a vida das pessoas”

O AVANTE elegeu seu primeiro vereador em Taquari, com Leco da Cecília, que obteve 591 votos. “Eu sempre fiz política tentando melhorar a vida das pessoas da minha cidade, que eu amo, mas sempre por iniciativa minha, nunca por um respaldo popular. Desta vez, ser eleito me diz que não é só vontade minha, mas que tenho apoio da população para que eu faça esse trabalho para melhorar a vida das pessoas”.
Ele contou que lançou sua candidatura apenas durante o período de 45 dias de campanha e ficou surpreso e grato com a votação. “Estou agradecido e muito feliz pelas pessoas terem confiado em mim, eu vejo que a população está querendo que eu faça um trabalho diferente e eu me propus a isso e irei fazer”.

Além disso, verifique

Feira do Livro de Taquari
inicia na próxima semana

A Praça da Bandeira sedia novamente a Feira Municipal do Livro de Taquari, que ocorrerá ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ