A abertura da 34ª Romaria de Assunção, que será em 18 de agosto, ocorreu na última segunda-feira, 22 de julho, no Santuário, no Rincão São José.
Houve celebração em frente à gruta, no local onde a santa foi vista pela primeira vez, seguida de pequena procissão luminosa até a igreja. A missa marcou o envio da imagem de Nossa Senhora da Assunção para visitação nas comunidades de Taquari e Tabaí.
Até a data da Romaria, serão 24 locais visitados, entre eles, a capela da Associação Beneficente Pella Bethânia, uma novidade deste ano. Já foram visitadas, nestes primeiros dias de peregrinação, as comunidades de Nossa Senhora do Rosário (Boa Vista 2), Nossa Senhora das Graças (Rincão) e Santa Clara (vila Barreiros). Na noite de hoje, a missa ocorre na igreja de São João Batista, em Amoras.
A peregrinação segue até o sábado, 17 de agosto, quando ocorre missa na Matriz São José, seguida de carreata até a comunidade de Nossa Senhora das Graças, no Rincão. No domingo, 18, a imagem retorna ao Santuário, acompanhada da tradicional procissão.
A saída da caminhada está marcada para às 13h30. Às 15h30, terá missa campal festiva. Para quem optar por ir ao Santuário pela manhã, haverá, dentro da igreja, missa com celebração do perdão, benção da saúde, confissões e celebração do perdão.
Reunião na Prefeitura debateu infraestrutura do evento
Na manhã da última segunda-feira, o frei Rinaldo Eberle e integrantes da paróquia São José reuniram-se com servidores municipais para tratar sobre a infraestrutura do evento, como definição de locais de estacionamento, comércio de ambulantes, serviços de saúde, trânsito, entre outros.
Ficou definido que os interessados em comercializar produtos no evento devem comparecer na Prefeitura, até o dia 13 de agosto, no setor de Fiscalização. Não será permitida a venda de bebida alcoólica no trecho de até 300 metros do Santuário.