O professor de história, André Vanderlei da Silva, foi classificado para um evento na Argentina, sobre território e territorialidades em lugares de imigração. Mestrando do programa de Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o taquariense pesquisa sobre a colonização açoriana em Taquari e contribuirá sobre o tema.
O evento, marcado para novembro, é uma junção do Congresso Ibero-americano de Estudos de Territorialidades e Ambientais, do Encontro Latino-americano de Territórios Possíveis e da 18ª Conferência Internacional de Inteligência Territorial.
A participação do professor dá-se em parceria com uma colega de mestrado, que pesquisa sobre a colonização polonesa na cidade de Guarani das Missões. “Fizemos um estudo comparativo de como foi o processo de construção do lugar a partir da imigração. Aqui em Taquari, com a imigração açoriana, modificação da paisagem, chegada dos imigrantes açorianos no século 18. E lá em Guarani das Missões, com a vinda dos poloneses no século 20, modificação da paisagem e construção desse lugar a partir da imigração”, informou André.
O taquariense já encaminhou artigo relacionado à pesquisa e deve participar presencialmente do evento, que ocorre entre os dias 23 e 27 de novembro. “É uma alegria poder levar um pouco mais do nosso município e apresentar, cada vez mais longe, a potencialidade turística do nosso patrimônio cultural. Taquari é um dos assentamentos mais antigos do Brasil, principalmente considerando o Rio Grande do Sul, que é de colonização tardia. Toda vez que expomos nosso patrimônio, as pessoas ficam impressionadas e atraídas a conhecer a nossa cidade”, destacou o professor e pesquisador.