Na quarta-feira, a Prefeitura de Paverama confirmou o primeiro caso de dengue no município. O homem de 34 anos é morador do Morro Bonito e está internado em Estrela, com quadro estável. A Prefeitura divulgou que o paciente é genro do vice-prefeito municipal, João Edson Moraes.
O local da contaminação não foi determinado. Como o homem é motorista de ônibus intermunicipal, pode ter contraído a dengue em outro município, mas não há como ter certeza do local de contaminação. Tão logo ocorreu a confirmação do diagnóstico, as agentes de saúde e de endemias realizaram uma vistoria de 150 metros do local onde reside o paveramense confirmado com a doença. Os levantamentos das coletas ainda estão sendo realizados. Em vistorias anteriores ao primeiro caso detectado foram encontrados 30 focos do mosquito em Paverama.
Nos municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, são 536 casos de dengue confirmados, sendo 524 de contaminação local, 10 de contaminação em outras regiões e 2 de indefinição do lugar da contaminação. Há 73 casos em investigação. A região registra um óbito por dengue hemorrágica, de residente em Bom Retiro do Sul. O município também é o que possui mais casos confirmados da doença, 453 no total e 451 de contaminação local. Estrela tem 57 confirmados; Lajeado, 13; Teutônia, 5 e Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul e Progresso tem um caso cada. O paciente morador de Paverama ainda não aparece no boletim da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, que contabiliza os dados semanalmente, aos domingos. No ano passado, a região havia registrado apenas três casos de dengue, todos de moradores de Lajeado, que se contaminaram em outros municípios.
A Prefeitura de Paverama alerta quanto aos cuidados para conter a proliferação do mosquito, evitando água parada, e para os sintomas da doença. “Febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares, dor abdominal intensa, ou dor quando o abdome é tocado, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, intensa dor de cabeça (dor atrás dos olhos) mal -estar, fadiga, perda de apetite”, informou a administração municipal.