As sete décadas de atividades do Clube Esportivo Independente, que tem sua sede localizada na Cidade Baixa, serão registradas em um livro. A equipe, fundada em novembro de 1950, é a mais antiga em atividade no município.
A história está sendo contada pelos integrantes do clube ligados à comunicação, Jeison Laury e Juarez Rodrigues. Segundo o presidente do time, Celso Helfenstein será feita parceria com a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) para a publicação. “Estamos muito felizes, reunindo todo o material para passar para a Alivat. O livro provavelmente terá cerca de 300 páginas”, disse o presidente do clube. A ideia da criação do livro foi do ex-jogador do Independente, João Albino Winkelmann.
Além do livro, deve ser feita uma festa na sede do clube, após a pandemia de coronavírus. “Todos os anos é feito um jogo de ex-atletas em abril, mas neste ano tivemos que adiar. Reúne cerca de 180 pessoas e vem gente até do exterior”, contou. Este será o oitavo evento de ex-atletas e deve ocorrer no dia 23 de outubro. Após o jogo, haverá baile com a Banda Os Atuais, que, segundo Celso, já está contratada.
O Independente surgiu da junção de dois grupos de amigos que jogavam em potreiros da região. “Na época, estavam em dúvida entre dois nomes: Arsenal ou Estudiantes. Mas no fim pensaram: ‘mas nós somos independentes, não tem nada a ver copiar nome de outro time’. E então ficou Independente”.
Desde a década de 1950, o clube participa de diversos campeonatos e mantém jogos fixos durante o final de semana da categoria Veterano. O principal título do clube é o Regional da Aslivata de 2012, no primeiro quadro. No mesmo ano, o segundo quadro do Independente ficou em segundo lugar.