Principal / Geral / Secretaria reúne agentes de saúde para orientações sobre o coronavírus

Secretaria reúne agentes de saúde para orientações sobre o coronavírus

Preocupada em passar as informações corretas para a população sobre a prevenção do Covid19, o chamado Novo Coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde reuniu os Agentes Comunitários da Saúde e do programa Primeira Infância Melhor, na tarde da terça-feira, 3 de março, na Câmara de Vereadores.
O coronavírus, conforme a enfermeira, é a segunda principal causa de resfriado comum e até as últimas décadas raramente causava doenças mais graves em humanos. O primeiro causador é o rinovírus, que é mais comum. Há sete tipos de coronavírus humanos conhecidos, entre eles, o que dá Síndrome da Insuficiência Respiratória Aguda (SARS), que causou epidemia em 2002.
O coronavírus que apareceu em Wuhan, na China, no final de 2019, é uma mutação e por isso é chamado de Novo Coronavírus, que causa infecções respiratórias, que pode evoluir para uma pneumonia severa, o que tem sido a causa de mortes, principalmente na população idosa. Naquele país são mais de três mil mortes desde o início da epidemia. Em janeiro, foram detectados casos na Europa. Atualmente, a Itália e o Irã possuem o maior número de casos confirmados fora da China.
No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, da tarde desta quinta-feira, 5, há oito casos confirmados da doença, sendo quatro em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. A maioria, importados da Itália. Até a tarde de ontem, eram 636 casos suspeitos no País. No Rio Grande do Sul, são investigados 104 casos, sendo um Montenegro, um em Lajeado, três em Santa Cruz do Sul e um São Jerônimo.
A capacitação promovida pela Secretaria da Saúde de Taquari durou cerca de duas horas e foram tratados sobre a forma de prevenção, sinais de risco e notícias falsas como as fakenews.

Prevenção

A coordenadora da atenção básica, Andreia Silveira Oliveira, destacou a importância da prevenção à disseminação do vírus, o que também evita outras doenças como a gripe H1N1. Medidas simples, como evitar locais com muitas pessoas, proteger a boca com lenço de papel ao espirrar ou, se não tiver, cobrir com braço (na região do cotovelo); sempre lavar as mãos antes de levar os alimentos à boca, devem ser adotadas como um hábito, assim como manter distância de dois metros da pessoa com sintomas; evitar o chimarrão, não colocar as mãos nos olhos, entre outras.

Modo de transmissão

O modo de transmissão é basicamente o mesmo de outras doenças que afetam o aparelho respiratório. O vírus passa de pessoa a pessoa, por gotícula respiratória, tosse, fala e contato com secreção.

Sinais de risco

Segundo a enfermeira, são considerados casos de risco as pessoas que viajaram para as regiões onde há casos confirmados, como São Paulo, e fora do País, como Itália, França, Alemanha e Estados Unidos, entre outros, e apresentarem tosse e febre alta, sintomas semelhantes à gripe. O mesmo para quem esteve com pessoas que estão sendo monitoradas ou familiares delas, mas que apresentaram os sintomas.

Tratamento

Como não há vacinas disponíveis nem medicamento específico, são tratados os sintomas e sinais, como antitérmico, para a febre; analgésico para dor. No caso do H1N1, tinha o tamiflu o que também será utilizado em caso de contaminação pelo novo coronavírus, enquanto não tiver outra medicação.

Fakenews

Andreia salientou a importância de estar informado sobre a doença, especialmente, utilizando sites oficiais, como do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, além dos noticiários jornalísticos. Há muitas fakenews que repassam notícias falsas sobre a doença, especialmente, formas de prevenção, como o “Chá de abacate com hortelã previne coronavírus”. “Temos que ter este cuidado para estar desmistificando isso para a população, que vai nos perguntar”, disse Andreia.

Vacinação contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza A, H1N1 e H2N3, e B será antecipada neste ano. A partir de 23 de março, as unidades de saúde de Taquari que possuem sala de vacina – Central, Colônia 20 e Praia – terão as doses disponíveis para público-alvo da campanha: crianças até cinco anos, idosos a partir de 65 anos, gestantes, população indígena e profissionais da saúde. A expectativa da Secretaria da Saúde é que a procura pela vacina aumente, neste ano, em decorrência dos casos de coronavírus. Embora a vacina contra a gripe não imunize contra o novo coronavírus, o objetivo do Ministério da Saúde antecipando a campanha, é ajudar a descartar casos suspeitos, uma vez que os sintomas das duas doenças são parecidos, e evitar que os serviços de saúde fiquem sobrecarregados de pacientes com sintomas respiratórios.

Aumenta a procura por álcool gel e máscaras

A procura por insumos que aumentam o cuidado para evitar a transmissão do coronavírus aumentou muito nas últimas duas semanas nas farmácias de Taquari.
Os estoques de álcool e de máscaras foram vendidos e tiveram que ser repostos. “Percebemos que o álcool gel faz parte dos itens de material escolar e quem trabalha com saúde precisa ter. O pessoal tá preocupado mas não há pânico”, diz a farmacêutica Gabriela Regner.
Em algumas farmácias há falta de máscaras e há dificuldade de conseguir nas distribuidoras. A reposição de álcool gel tem sido mais fácil, porém, o frasco de bolsa, de 60gramas está mais difícil de conseguir. A maioria são de frascos de 500 gramas, aproximadamente, utilizados para deixar no balcão dos estabelecimentos. Com a necessidade de reposição do álcool gel, algumas farmácias registraram aumento no preço nas distribuidoras. O frasco de 320 gramas, para o consumidor, era R$ 9,90 agora é R$ 16,90.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ