Crianças e jovens, dos cinco aos 19 anos de idade, dever comparecer às unidades de saúde para tomar a dose contra da vacina contra o sarampo. Neste sábado, profissionais da Secretaria de Saúde do município estarão mobilizados para o “Dia D” da campanha. As doses serão distribuídas no Posto Central e nas unidades dos bairros Praia e Colônia Vinte de Setembro, das 8h às 17h.
Ao longo do período da campanha, que encerram em 13 de março, também será atualizada a vacina contra o vírus HPV. Para isso, é necessário levar carteira de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização é voltada às pessoas incluídas na faixa etária prioritária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma, consideradas com esquema incompleto.
De acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Por isso, proteger-se da doença evita complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira deve ser feita aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, contra rubéola e caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses, com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a catapora.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...