Principal / Região / FAZENDA VILANOVA: Localização de pórtico e falta de vaga em creches em debate no Legislativo

FAZENDA VILANOVA: Localização de pórtico e falta de vaga em creches em debate no Legislativo

Um dos assuntos que geraram o debate dos vereadores na sessão da segunda-feira, 25 de fevereiro, foi a falta de vagas nas creches.

Marcos Adriano Lerner (PDT) disse que é cobrado pela comunidade. “Pessoas querendo colocar o filho na creche e não conseguem vaga. Gostaria que alguém repassasse e que mostrasse um pouco mais de interesse, vendo que a pessoa trabalha fora e não tem condições de ficar com o filho em casa”
O presidente do Legislativo, Marcos Roberto de Souza (PP), rebateu a crítica dizendo que hoje são 118 crianças na creche e que quando iniciou o governo eram 50. “A cada doze crianças precisa de uma monitora. Aumentaram 60 crianças e muitas monitoras”.
O vereador Dilceu da Silva (PDT) contou que há mães que estão faltando o emprego para ficar em casa cuidando do filho, por não terem conseguido vaga no berçário “O pessoal tá dividido, queria emprego no município, veio o emprego, só que não tá conseguindo… Imagina uma mãe trabalhando, ganhando um salário mínimo e pagar R$ 350 ou R$ 450 pra cuidar de um filho, não vale a pena trabalhar”
Sérgio Cenci (PP) afirmou que o problema é a falta de vagas no berçário 2, onde há fila de espera de 14 crianças cadastradas. “É preciso adaptação das crianças, o que leva um tempo, mas vamos trabalhar para que isto seja resolvido”.
Outro assunto de muito debate foi a localização do pórtico da Via Láctea e o que ele deverá indicar. O assunto foi levado ao debate por Leo Mota (PSD) que relatou ter ocorrido um “mal-estar” entre Fazenda Vilanova e Teutônia. “Marcos Roberto (vereador de Fazenda Vilanova) esteve lá com o prefeito Renato (de Teutônia) e pediu, na época, para colocar uma parte de acesso a Teutônia. Há muitas reclamações porque quem chega a Fazenda Vilanova está correto: ‘Bem-Vindo a Fazenda Vilanova’. Só que quem vai para Teutônia: ‘Você está em Fazenda Vilanova”. Ele disse que, por ocasião de um campeonato de escolinhas de futebol, seis times pararam em Lajeado porque ingressaram na via e viram que indicava o município de Fazenda Vilanova. A placa está a cinco quilômetros da divisa. Mota disse ainda que a prefeitura de Teutônia preparou uma nova placa e que, ao chegar para fazer a troca, foi impedida pela prefeitura de Fazenda Vilanova. “A placa está na faixa de domínio, ninguém manda na faixa de domínio. O Município de Teutônia tem autorização para construir aquela estrutura, que está registrada como patrimônio público. A placa está pronta, gastaram para fazer, vai beneficiar a comunidade, o que não podemos é fazer uma birra”.
Ildo Diedrisch (PP) e Álvaro Brandão (PRB) defenderam que a placa seja colocada na divisa. “Certo era tirar e colocar na divisa. Não sei como colocaram esta placa ali”, disse Álvaro. Ele ainda sugeriu a colocação de uma placa no trevo indicando o acesso a Teutônia.
Edevaldo Borges (PTB) sugeriu a realização de uma reunião dos dois prefeitos e não havendo consenso as câmaras de vereadores entrariam no debate. “Os dois prefeitos são os principais interessados”.

Aprovadas alterações no quadro de CCs

Durante a sessão, os vereadores aprovaram três projetos de lei, todos de autoria do Legislativo: o que dispõe o reajuste anual da remuneração do Prefeito, vice-prefeito e secretários, em 3,5%, a partir de 1º de março; o que dispõe sobre a revisão dos servidores do Poder Legislativo e vereadores, também em 3,5%. Conforme a exposição de motivos, o índice não compromete o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também foi aprovado, porém com os votos contrários dos vereadores Marcos Adriano (PDT) e Dilceu Silva (PDT), o projeto de lei que faz algumas alterações no Plano de Carreira dos Servidores e o Quadro de Cargos do Poder Legislativo. Com as mudanças, segundo a exposição de motivos, o cargo de Diretor Legislativo voltou a integrar o quadro, com escolaridade mínima de ensino médio, e foi extinto um cargo de assessor legislativo e um de assessor de imprensa. Ainda, foi elevada a escolaridade do cargo de assessor legislativo, passando para ensino médio.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ