Localizada na Rodovia Aleixo Rocha da Silva, número 161, a loja de tintas, produtos para piscina e locação de equipamentos, Mundo das Cores, já tem uma década de história.
O empreendimento de Cristiano Haetinger, 47 anos, surgiu como uma alternativa de trabalho após a atuação como jogador de futebol profissional, com passagem pelos clubes Taquariense e Pinheiros na década de 1990. Ele via a necessidade de buscar outro caminho, já que a carreira de jogador de futebol encerra em média aos 30 anos.
Haetinger parou de jogar aos 27 anos e assumiu como gerente na Matias Locação de Equipamentos na área da construção civil, de propriedade de seu cunhado, o empresário Jorge Matias, em Porto Alegre. Depois de cinco anos, decidiu voltar e, com a experiência de lá, viu que este ramo de atividade tinha mercado, inclusive, em Taquari. “Quando saí da empresa, recebi todo o apoio do meu cunhado. Fechamos a parceria para locação das máquinas e o fornecimento das tintas. Eu já tinha um sócio, também, um grande amigo, que deu este apoio inicial, muito importante, que é o Rui Martins. Conseguimos planejar e dar início”, recorda Haetinger.
A loja iniciou em 20 de setembro de 2009, no mesmo local onde está situada até hoje. No primeiro ano, apenas o proprietário fazia todo o trabalho da empresa, desde a compra das mercadorias, negociações para a prestação de serviços e contato com os clientes da loja. Pouco tempo depois, ele passou a contar com a ajuda do amigo e ex-jogador de futebol profissional, Bibiano Pontes. “Ele vinha pra cá tomar chimarrão e começou a ficar. Depois de um certo tempo, eu saía pra visitar um cliente e ele ficava aqui. No início era só na amizade, depois teve uma ajuda de custo. Até hoje chegam aqui e perguntam pelo Pontes”, destaca o empresário. Com um ano de loja, foi necessário contratar um funcionário e Pontes já estava se dedicando a outras atividades. A parceria com o sócio foi mantida por cerca de quatro anos.
Atualmente, são três pessoas trabalhando na empresa. Além de Cristiano, os vendedores Charles Simas e Izaquiel Santos. Hoje a empresa fornece material e equipamentos para obras fora de Taquari, como Santa Maria, São João do Polesine e Salvador do Sul.
Com pouco mais de uma década de história, a Mundo das Cores já alcançou uma das metas, que era a de ampliar os pontos de venda, através da parceria com a Casa & Cores, que trabalha com tintas da linha Suvinil. A Mundo das Cores se mantém com a Sherwin-Williams. “Há dois anos fechamos parceria para abrir outro ponto comercial em Taquari. O planejamento sempre era o de tentar conquistar espaço e demos um passo. Temos estas marcas mais influentes, que os clientes pedem à venda em locais diferentes. Fizemos esta divisão para o cliente ter as duas opções, porque a Sherwin-Williams é muito forte dentro de empresas”, explica Haetinger. Na loja Casa & Cores, o atendimento é realizado por Márcio Elon.
Outro objetivo, este para um futuro ainda distante, é a ampliação da loja para outro município, como Tabaí ou Fazenda Vilanova. “É um futuro mais distante. Cada ano é uma história nova. Vamos seguir tentando melhorar a qualidade do atendimento e do material”, destaca.
Na avaliação da trajetória da Mundo das Cores, Haetinger diz que as dificuldades ficaram por conta de manter a empresa. “Sempre é o lado financeiro. Isso é complicado, tornar a empresa sustentável e manter. Mas como tínhamos o apoio e atendíamos fora de Taquari, como em Santa Maria, o que foi muito importante, demos essa arrancada boa no início”. Hoje, eles se diz surpreso com o resultado alcançado em pouco tempo. “Eu não tinha a dimensão que poderia chegar onde já chegamos. Não é fácil, mas já ter uma parceria, isto foi uma surpresa.”
A empresa busca, também, contribuir com as ações da comunidade. “Estamos sempre presentes em eventos esportivos e colaborando com as pequenas entidades”, conta.