A bancária aposentada Gilda Fazenda Dutra, 63 anos, faz um feijão temperado que tem sido sucesso nos eventos promovidos pelo Esporte Clube Pinheiros, do qual é cozinheira voluntária. A receita foi aprendida com a mãe, Manoela Fazenda Dutra. “Ela sempre fazia nos eventos da família, Natal, Ano Novo, Páscoa. Começamos a usar no Pinheiros e o pessoal gostou, inclusive teve um evento com diretores da Duratex, que vieram de São Paulo, e eles só queriam saber a receita do feijão”, conta a aposentada.
Para um quilo de feijão preto, Gilda utiliza três cebolas, três pimentas dedo-de-moça, meio pimentão verde, cinco dentes de alho, três folhas de louro, sal e orégano a gosto. O primeiro passo é colocar na panela de pressão o feijão com pimentão, alho, louro, sal, orégano e uma cebola. Deve ser colocada água até o limite da panela de pressão e deixar cozinhar por 40 minutos. “Numa outra panela, coloco mais duas cebolas picadas graúdas e boto a fritar na banha de porco até dar uma murchada. Coloco junto as pimentas, que eu tiro as sementes para diminuir a ardência”, explica. Depois de fritar os temperos, Gilda despeja metade do feijão dentro da panela com pimenta e cebola. O preparo deve permanecer no fogo por cerca de 30 minutos, sempre cuidando para não grudar no fundo. “Eu cozinho metade do feijão na pimenta e a outra metade termino de cozinhar só com tempero, orégano e uma farinha de mandioca. Porque têm aqueles que não gostam de pimenta. Mas eu tenho notado que ultimamente todos têm gostado do feijão temperado, até aqueles que não gostam de pimenta, porque não fica forte”, conta.
Outro segredo do feijão de Gilda é serví-lo sempre fresquinho, no mesmo dia em que foi cozido. Para ela, se requentar, o preparo perde parte do sabor.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...