Principal / Geral / UTI covid-19 do hospital São José está com 90% de ocupação

UTI covid-19 do hospital São José está com 90% de ocupação

Dados da tarde de ontem, quinta-feira, 17 de dezembro, mostravam que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Hospital São José estava com 90% dos leitos ocupados.

Dos nove pacientes, três são de Taquari, sendo duas mulheres, de 74 e 67 anos, e um homem, de 62 anos. Os demais são de Triunfo (mulher, com 45 anos), Passo Fundo (mulher, com 72 anos); Porto Alegre (homem, com 55 anos), Gravataí (mulher, com 68 anos), Morro Reuter (mulher, com 58 anos) e Terra de Areia (homem, com 30 anos).
Conforme o prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, a ocupação dos leitos no Hospital São José chegou a 100% nesta semana. “Essa é uma realidade do Estado e do País. Os casos continuam aumentando muito, há uma preocupação enorme, agora, com as festas de final de ano e o verão, com os movimentos de aglomeração e o relaxamento das medidas por todos nós. Precisamos retomar os cuidados que tínhamos lá no início da pandemia”, salienta o prefeito. Ele disse ainda que o hospital Bruno Born, de Lajeado, também registrou 100% de ocupação dos leitos de UTI nesta semana.
COVID - TABELA CASOS NOVOSHá outros três pacientes internados nos leitos clínicos Covid-19 do hospital, todos de Taquari, sendo dois homens e uma mulher.
Até a tarde de ontem, conforme dados da secretaria municipal da Saúde, Taquari registrava 1.283 casos de coronavírus, desde o dia 30 de março. Desses, 1.184 estão recuperados, o que corresponde a 92,28%. Há 79 casos ativos da doença registrados, ou seja, quando o vírus está no organismo e pode haver contaminação de outras pessoas, 140 suspeitos aguardando o resultado de exames e 831 pessoas monitoradas.
Também nesta semana, Taquari registrou o 20º óbito por coronavírus. Adão Junqueira dos Santos, 78 anos, faleceu na segunda-feira, 14 de dezembro. Ele estava internado no Hospital da Unimed, em Montenegro, desde 29 de novembro e tinha doença cardiovascular crônica. O filho Adão José, conhecido por Neco, ressalta a importância de as pessoas se protegerem. “Temos que nos cuidar muito e nos proteger. só a gente perdendo alguém da família para ver que não é brincadeira. Eu também não acreditava muito. No caso do pai, logo que iniciaram os sintomas, começou a ter febre e falta de ar e dali só foi piorando.”
Neco também testou positivo para o coronavírus e está em quarentena, mas sem sintomas.

Governo do Estado atualiza protocolo da bandeira vermelha

O governo do Estado divulgou, na terça-feira, a atualização no modelo de Distanciamento Controlado, entre elas, a retomada da cogestão regional, que foi suspensa por 14 dias. As mudanças estão no Decreto 55.644, publicado no Diário Oficial do Estado, de 14 de dezembro.
Desde a meia-noite da terça-feira, 15 de dezembro, voltou a valer o sistema de cogestão regional, no qual as associações regionais podem adotar protocolos próprios mais flexíveis, desde que não menos rígidos do que os da cor precedente. Regiões classificadas em bandeira preta, nesta semana, Bagé e Pelotas, podem adotar regras até as de nível vermelha. O mesmo vale para as regiões em vermelho que podem adotar regras da bandeira laranja. O Vale do Taquari foi classificado na última sexta-feira, até a próxima terça-feira, com bandeira vermelha.
Hoje o governo do Estado anuncia a bandeira que prevalecerá entre a terça-feira, 22 e a segunda-feira, 28 de dezembro. O prefeito Maneco acredita que, pelo indicadores do Vale até o momento, não será instituída a bandeira preta na região.

ALTERAÇÃO DE PROTOCOLOS DA BANDEIRA VERMELHA

Veja como ficam as regras para os seguintes setores:

COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL
Ampliação do horário de funcionamento, com ingresso até 22h e encerramento às 23h.
Ventilação cruzada (janelas e portas abertas).
Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz.
Respeito ao teto de ocupação e ao distanciamento interpessoal.
Horário preferencial para grupo de risco.
RESTAURANTES, LANCHONETES E BARES
Ampliação do horário de funcionamento, com ingresso até 22h e encerramento às 23h.
Grupos de no máximo seis pessoas por mesa.
Distanciamento de 2m entre mesas.
Apenas clientes sentados em mesas, sem permanência em pé.
Ventilação cruzada (janelas e portas abertas).
Comércio eletrônico, tele-entrega, drive-thru, pegue- e -leve sem limite de horário.
Vedado música ao vivo ou mecânica alta que prejudique a comunicação entre clientes.

MISSAS E SERVIÇOS RELIGIOSOS
Máximo de 30 pessoas ou 20% público, conforme teto de ocupação.

LOCAIS PÚBLICOS SEM CONTROLE
DE ACESSO (praias, praças etc.)
Proibido permanência, permitido apenas circulação e realização de exercícios físicos, com distanciamento interpessoal mínimo de 1m e uso obrigatório de máscara (cobrindo boca e nariz).
Decreto municipal poderá autorizar permanência, desde que conte com mecanismos de fiscalização para coibir aglomeração.

COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES (postos de gasolina)
Presencial restrito.
Vedada aglomeração.
Vedado consumo de alimentos e bebidas.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERMUNICIPAL
Ampliação do teto de operação para 50% de assentos (janela) mais 25% de coabitantes (corredor).
Ventilação cruzada (janelas e/ou alçapão abertos) ou sistema de renovação de ar.

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
Permissão de realização exclusiva para campeonatos esportivos chancelados por ligas estaduais e nacionais, federações e confederações nacionais e internacionais reconhecidas pelo Sistema do Desporto Nacional (SDN).

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ