Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Qual o panorama político de Taquari?

MISTURA FINA: Qual o panorama político de Taquari?

Em 2024, teremos mais uma eleição municipal, e o jornal O Fato, inicia nesta edição, um giro pelos municípios onde circula, detalhando o atual momento político de cada um deles e as perspectivas sobre as possíveis candidaturas a chefe do Executivo. Nesta edição, o município esmiuçado é Taquari.

Há crise entre PT e PDT?

É praticamente certo que o atual prefeito do município, André Brito (PDT), vai à reeleição. Sobre a repetição de PDT a prefeito e PT a vice, como foi formada a chapa vencedora da mais recente eleição municipal, há dúvidas para 2024. Ocorre que informações apuradas indicam que há discordância entre os partidos.
Se, porventura, houver a ruptura entre esses partidos e, tendo em vista que Maneco está hoje em Brasília ocupando cargo no governo federal e dificilmente concorreria novamente a prefeito, a possibilidade é que o PT concorra com outro integrante do partido, com uma chapa pura ou faça novas coligações. Quanto ao PDT, as informações são de que o partido e André Brito querem continuar a dobradinha com o PT.
Outra possibilidade, por exemplo, é a de o PP ou mesmo o PSDB colocarem o vice na chapa de André Brito. Isso porque Brito e membros do PP e PSDB, respectivamente, Rogério Reis e João Batista, têm bom diálogo. Outra possibilidade é a de PP e PSDB formarem uma chapa e terem o ex-prefeito Cláudio Martins, que governou Taquari de 2001 a 2006, como candidato a prefeito. O ex-vereador João Batista é outro nome que pode voltar a concorrer a prefeito pelo PSDB.

O que dizem os envolvidos

O Mistura Fina entrou em contato com André Brito, perguntando se a relação com Maneco estava estremecida e se isso poderia mudar a coligação entre o PDT e PT para as eleições do ano que vem. “Essas informações são descabidas e infundadas”, disse André.
A mesma questão foi feita ao ex-prefeito Maneco. Conforme o político, já faz dois anos e meio que encerraram os mandatos que ele liderou frente à Prefeitura, e as decisões, desde então, são do prefeito André. “Eu sou e serei sempre um soldado da nossa Taquari. Com o prefeito André ou com qualquer outro, estarei sempre pronto para ajudar. Dialogando com qualquer pessoa que queira ajudar Taquari ou a região. Hoje, com muito orgulho, estou junto com o ministro Pimenta podendo ajudar não só Taquari, mas a região e o estado.”
O Mistura também perguntou se Maneco apoia a coligação de PDT e PT para as eleições do próximo ano. “Quem lidera é que deve dizer, e mais do que isso, demonstrar que quer o apoio de uma pessoa ou partido. Eu entendo que a hora agora é de todos, independentemente de partido ou apoio, trabalharem pela cidade. Eleição se discute no período da eleição, planejando o próximo período”, respondeu Maneco.

Outros partidos

O Mistura Fina perguntou aos presidentes dos PSDB, MDB e PP sobre possibilidade de coligações para o próximo ano e se seria possível uma coligação com o PDT se a dobradinha com o PT não se confirmar.
O presidente do PSDB de Taquari, Everton Pacheco, em outra ocasião falou que diversos nomes dentro do partido são citados para concorrer a prefeito, inclusive o de Cláudio Martins. Sobre coligação com o PDT, disse que ainda não poderia ser tratada. “Pois a hipótese precisa ser analisada pelo partido. E não houve reuniões para tratar disso”, afirmou Everton.
O MDB de Taquari, através do presidente Roberto Cardoso, salientou que era momento de diálogo e quem saberia das necessidades verdadeiras da cidade seria a população. “E o MDB, atento e comprometido em buscar alternativas para solucionar essas necessidades, está realizando um amplo debate com partidos que desejam, através da convergência de projetos, consolidar um plano de governo que deverá ser avaliado e votado pela população na próxima eleição”, frisou Roberto.
O presidente do PP, vereador Aldo Gregory, até o fechamento desta edição, não se manifestou quanto ao questionamento.
O Mistura Fina também procurou os presidentes do PL e PSB para falarem sobre possíveis coligações nas eleições de 2024. A presidente do PL, Ieda Kern, respondeu que o PL não cogitou coligações para as próximas eleições no município. Ieda informou que está sendo cogitada uma candidatura própria do partido a prefeito e que hoje haveria uma reunião em Porto Alegre, com o ex-presidente Jair Bolsonaro, para tratar de eleições.
Vitor Espinoza, presidente do PSB, respondeu. “O PSB de Taquari está aberto a possíveis coligações, inclusive já fizemos reuniões com alguns partidos.”

Leia a matéria completa na edição impressa de O Fato.

Faça logo a sua assinatura. Ligue agora para 3653-3795.

Apenas R$ 12,50 mensais.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ