A internet facilitou muitas coisas e uma delas foi a relação entre empresas e consumidores. Plataformas de comércio virtual se tornam cada vez mais populares, com a facilidade de acesso através de aplicativos de celular, além da possibilidade de envio para todo país e importação de mercadorias.
Em Taquari, empreendimentos registram aumento nas vendas online e chegam a ter a maior parte do faturamento através do E-commerce, com envios para todo o Brasil.
Crescimento nas plataformas de venda
Sócios da Ilustre Iluminação, fundada há cinco anos, Lourenço Franke Pereira e Querim Goulart Zanette apostaram nas vendas em grandes canais de marketplace, espécie de shopping virtual onde é possível publicar itens para comercialização. Atualmente, o comércio online representa entre 55% e 65% do faturamento da empresa. “A sua praça de venda vira o Brasil. Você atende clientes de todas as regiões, 24h por dia. A desvantagem está nas grandes taxas pagas nestas vendas, o custo que se tem por usar este espaço e isso também faz com que o preço da loja física seja mais competitivo do que no marketplace, beneficiando cliente local, por não ter estas taxas”, relatou Lourenço.
Os envios são feitos de diversas formas, como Correios e transportadoras, e, para facilitar a logística, a empresa possui duas filiais fora de Taquari: um centro de distribuição em Santa Catarina e uma unidade em São Paulo, dentro do centro de distribuição de uma plataforma de marketplace.
E-commerce antes da loja física
A Onze01, das sócias Renata Martins e Tatiana Pontes, surgiu em uma conversa de final de semana, onde o amor por sapatos e acessórios tornou-se um negócio. A loja foi inaugurada em julho de 2020, com vendas virtuais através de site e página em rede social. No início, o empreendimento não tinha local próprio e o estoque ficava na casa de uma das empresárias. Com bom retorno nas vendas online e mais experiência no ramo, a empresa inaugurou, em outubro, loja física no Centro de Taquari. As vendas virtuais representam cerca de 60% do faturamento da empresa, que faz envios para outros municípios através dos Correios. “Só conseguimos visualizar vantagens. Podemos atender nossos clientes de forma online de qualquer lugar do Brasil e ele pode fazer suas compras do conforto da sua casa”, relatou Renata Martins.
Marca própria para todo Brasil
Em junho de 2020, foi lançada a marca Faraós, de propriedade de Filipe Franke (Piba), que trabalha com artigos de vestuário feminino e masculino. Em meio à pandemia de coronavírus, a venda pela internet foi aliada desde o primeiro dia e, mesmo com posterior abertura de loja física, no Centro de Taquari, o comércio através de redes sociais representa 35% da movimentação da empresa. “Nossa venda através do E-commerce é 90% para fora da cidade, onde temos uma aceitação muito boa. Por incrível que pareça, a venda para fora da cidade é mais fácil por conta de uma espécie de pré-conceito que ainda existe por conta da marca ser de Taquari. Temos clientes no Rio de Janeiro, Pará, Paraná, São Paulo, além de já vendermos para a maioria das regiões do nosso estado”, relatou o Filipe. Para ele, é uma grande vantagem da internet possibilitar maior gama de clientes com venda para todo Brasil, no entanto é um território disputado, onde surgem várias marcas diariamente e é preciso ser competitivo todos os dias para atingir resultados.