Principal / Segurança / Policiais Civis relatam dificuldades com permanência e transferência de presos em Taquari e Tabaí

Policiais Civis relatam dificuldades com permanência e transferência de presos em Taquari e Tabaí

A direção do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (UGEIRM) esteve, na quinta-feira, dia 7, em Taquari, onde verificou as condições de trabalho dos Policiais Civis da cidade. A direção do Sindicato foi recebida pelos agentes locais, que relataram uma série de problemas que a categoria vem enfrentando em Taquari, entre eles, as dificuldades com a permanência e a transferência de presos.

Conforme os policiais, a cidade de Taquari não conta com uma Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), sendo a mais próxima em Lajeado. Portanto, a Delegacia de Polícia de Taquari não dispõe de estrutura para abrigar presos por um tempo maior do que o necessário para os procedimentos da Polícia Civil. Conforme o Sindicato, a única cela da delegacia não tem banheiro, e o espaço é completamente exíguo. Segundo os policiais, quando algum preso chega na Delegacia, logo se começa a busca por vaga em algum presídio da região. Como a realidade no Rio Grande do Sul, hoje, é a de superlotação dos presídios, segundo os policiais, a abertura de uma vaga, muito raramente, acontece no mesmo dia. Com isso, os policiais são obrigados a levarem o preso para a cidade de Lajeado, sede da regional à qual Taquari está ligada e que fica a mais de 50 km de distância. Quando a vaga aparece, os servidores são obrigados a ir até Lajeado, buscar o preso e, depois, transferi-lo para o presídio onde abriu a vaga, geralmente em Sapucaia do Sul. Todo esse trâmite, segundo o Sindicato, leva, por vezes, os policiais a dirigirem até 400 km. Além do tempo gasto, o custo com a prisão de apenas um detento, ainda conforme o Sindicato, chega a 50 litros de gasolina, mais o desgaste das viaturas. O Sindicato ressalta, ainda, que esses servidores não recebem hora extra e executam esse trabalho, na maioria das vezes, fora do seu horário normal de expediente.
De acordo com o Sindicato, a solução apresentada pelos policiais é simples e não demandaria nenhum custo para o Estado, ao contrário, representaria uma considerável economia de tempo e de dinheiro. Segundo a direção do UGEIRM, Taquari e Tabaí são as únicas cidades da região vinculadas à Vara de Execução Criminal (VEC) de Novo Hamburgo. Com isso, tanto Taquari quanto Tabaí ficam impossibilitadas de transferir os presos para algum presídio da região. A reivindicação dos policiais de Taquari e Tabaí é que as duas cidades passem a fazer parte da VEC de Santa Cruz do Sul, possibilitando, assim, que os presos sejam transferidos para presídios que estão localizados na região de Lajeado ou o mais próximo possível. Com isso, um processo, que atualmente leva dias, passaria a ser concluído em poucas horas.
A direção da UGEIRM ouviu os relatos e disse que encaminhará a questão à Chefia de Polícia em busca de uma solução definitiva, com a transferência de Taquari e Tabaí para a VEC de Santa Cruz do Sul. O presidente do Sindicato, Isaac Ortiz, ficou espantado com a realidade relatada na reunião. “Além da sobrecarga habitual de trabalho, esses policiais estão submetidos a uma situação absurda. O encaminhamento de um único preso pode ocupar até três policiais durante dias. Além de significar um desgaste desnecessário, a população também é atingida, ao ter os serviços prestados pela polícia prejudicados com a redução de policiais disponíveis para o atendimento. Outra questão que tem que ser destacada é quanto aos gastos com toda essa operação. A cota de combustível é insuficiente para cobrir os gastos com gasolina para a transferência dos presos e o Estado está tendo um gasto desnecessário. Isso tem que ser resolvido o mais rápido possível”, conclui Ortiz.

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ