Faleceu, na madrugada do sábado, 2 de outubro, a ex-primeira-dama de Taquari, Nair Reis dos Santos, aos 82 anos. Ela estava internada desde segunda-feira no Hospital São José e teve falência múltipla de órgãos.
Filha de Luís Franklin dos Reis e de Adélia Bilhar dos Reis, teve os irmãos Erondina, Ebraima, Ondina, Osmarina, Nilda, Eva, Dealmo, todos falecidos, e Adão e Célia.
Nasceu em Taquari, em 6 de outubro de 1938, casou-se em 30 de setembro de 1961 com Renato Baptista dos Santos (falecido em 14 de março de 2015), prefeito de Taquari nos mandatos de 1993/1996 e de junho de 2006 a dezembro de 2008. Foi uma primeira-dama muito atuante nas causas sociais, participando ativamente do trabalho assistencial, nas associações de bairro e diferentes igrejas. Trabalhou na extinta Companhia Rio-Grandense de Telefonia (CRT), da qual foi gerente.
Envolvida com a comunidade, foi, entre outros, fundadora da Casa da Criança Ceci Leite Costa e do Clube de Idosos Amor e Integração, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Taquari e sócia-fundadora, junto do esposo, da Sociedade Carnavalesca Batutas da Orgia. Também foi prenda do CTG Pelego Branco, evangelizadora da Doutrina Espírita e integrante do Rotary Club de Taquari.
Deixa os filhos Rosilene Reis dos Santos, Rogério Reis dos Santos e Carlos Luciano da Rosa, os netos João Hélio, Carlos Eduardo, Rogério, Felipe, Renato Neto, Cristiano e o bisneto João Vicente.
O velório ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e o sepultamento no Cemitério Municipal.
“Foi um exemplo de dedicação”
A Prefeitura de Taquari e a Câmara Municipal de Vereadores decretaram luto oficial de três dias. “Perdemos um grande exemplo de ser humano e de dedicação à comunidade taquariense. A ex-primeira-dama, Nair Reis dos Santos, ou só Dona Nair, como todos a conheciam, dedicou sua vida para Taquari. Com muita garra e força de vontade, trabalhando pelos mais necessitados. Ela foi um exemplo de dedicação, tratando todos de forma igualitária”, diz o prefeito André Brito.
A presidente da Sociedade Carnavalesca Batutas da Orgia, Joana Bizarro Bastos, destaca: “Nair foi uma das fundadoras da nossa Batutas da Orgia, que orgulha e alegra tanta gente. Obrigada, Nair, vais fazer muita falta na nossa escola.”
A presidente da APAE, Zoleide Gamalho Lucas, também diz: “Tia Nair foi APAE de corpo e alma, foi coragem, foi força e foi dedicação.”