Principal / Segurança / “Trabalhamos para as pessoas, a comunidade tem que esta r satisfeita com a polícia militar”

“Trabalhamos para as pessoas, a comunidade tem que esta r satisfeita com a polícia militar”

A afirmação é do Coronel Douglas da Rosa Soares que comandou a Brigada Militar do Vale por cinco meses. Conforme a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BM), no início de mês de agosto, o coronel Douglas da Rosa Soares passou a função de comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari ao tenente-coronel João Aílton Iaruchewski. A solenidade ocorreu no auditório do Comando em Lajeado, no dia 4 de agosto, com a presença do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli e outras autoridades regionais.

Coronel Douglas Soares assumiu o Comando do Policiamento Militar na região em meados de março de 2021. O Comando Regional da Polícia Ostensiva abrange 37 municípios, incluindo Taquari, Tabaí, Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Paverama e Teutônia.
O novo comandante do Vale, Tenente Coronel João Aílton era responsável pelo 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), com sede em Sapiranga. Coronel Douglas passa a comandar a polícia militar do Vale dos Sinos.

Brigada mais próxima da comunidade

Na semana passada, o Coronel Douglas da Rosa Soares concedeu entrevista ao jornal O Fato, falando sobre os cerca de cinco meses que ficou à frente do comando do policiamento militar da região. “O que podemos destacar no Vale do Taquari é ter aumentado a sensação de segurança. Os índices criminais, no Vale, estavam muito bons na minha chegada, mas precisávamos que as estatísticas combinassem, que a população sentisse a segurança pública nos locais. Nisso, notávamos que havia um desencontro, vamos dizer assim”, explica o comandante Douglas.
De acordo com o coronel, a Brigada Militar não trabalha para números. “Trabalhamos para as pessoas, a comunidade tem que estar satisfeita com a polícia militar”. Para atingir seu objetivo, o comandante revela a importância do trabalho em conjunto de todas as esferas da comunidade. “A fórmula foi muito simples, aproximar a Brigada Militar dos segmentos comunitários que nós tínhamos. O segmento escolar, logo na abertura das escolas, aproximou muito os policiais da comunidade escolar.”
O comandante cita, como parte da estratégia, a presença da Brigada Militar nos pontos de visibilidade. “A BM começou a se posicionar no horário, nos dias e locais em que a população se movimentava. Então, de manhã, quando a pessoa chegava no trabalho, lá estava o policial militar, nas grandes avenidas, nas principais ruas. A questão de se fazer presente, tanto para o cidadão de bem, quanto para outro tipo de cidadão, que vem ali com o olhar de querer se apoderar do patrimônio ou causar algum mal a alguém”, salienta o coronel.
No período, segundo o comandante, os índices criminais diminuíram. “Mas por causa da integração dos órgãos que compõem a segurança pública, principalmente a Polícia Civil, a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, os órgãos de segurança dos municípios, através de suas guardas municipais e o espelhamento das câmeras integrado com o uso da inteligência policial, com o trabalho focado no resultado”, destaca.

Fórmula vai ser repetida no Vale dos Sinos

Para Soares, o principal desafio de seu novo comando no Vale dos Sinos é a alta densidade populacional da região. “Bem maior, um desafio mais grandioso, vamos dizer assim.” Conforme o comandante da Brigada Militar, no Vale do Taquari, nas 37 cidades atendidas, vivem 340 mil pessoas. “Aqui, no Vale dos Sinos, falamos da ordem de um milhão de pessoas. Então, obviamente, os desafios são maiores, o índice criminal, por conta desta densidade populacional, aponta uma maior dimensão, na casa das centenas, normalmente.”
Segundo o comandante, a estratégia será trabalhada com foco, planejamento e determinação. “Acredito que a mesma fórmula desenvolvida no Vale do Taquari.”
Para o comandante, contribuiu muito para o trabalho o Programa de Incentivo à Segurança Pública. “Em cinco meses, foram arrecadados, através do programa, junto aos empresários, para voltar em patrimônio para a segurança pública, perto de dois milhões, que, agora, até o início do outro ano, deverão ser vistos no vale do Taquari, através do investimento em viaturas novas, coletes, pistolas, armas de condução elétrica e por aí vai.”

Agradecimento à imprensa e à população

Na entrevista, o comandante Douglas Soares fez um agradecimento à imprensa do Vale do Taquari. “Peça fundamental, de extrema importância para a segurança pública. Passam as informações dos gestores de segurança para a população. Pessoas bem orientadas não se colocam em risco e acaba diminuindo o trabalho da segurança e fazendo que voltemos nossa atenção para o que realmente é necessário.”
Também se dirigiu à população do Vale do Taquari. “Muito obrigado à população do Vale do Taquari pela colaboração com todos os policiais militares da região.”
Soares destacou o trabalho da Brigada durante a pandemia, em que a polícia militar também fiscalizou as condutas sociais, como evitar aglomeração, o uso de máscara em lugares em que a circulação é permitida. “Em 37 municípios, havia decretos que mudavam toda a semana e a população foi colaborativa. Meu eterno agradecimento ao Vale do Taquari.”

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ