Principal / Região / TABAÍ: Vereadores aprovam projeto de lei que cria a Feira do Produtor Rural

TABAÍ: Vereadores aprovam projeto de lei que cria a Feira do Produtor Rural

Em sessão realizada na quarta, à noite, no Plenário Joaquim dos Reis, na sede do Poder Legislativo, os vereadores de Tabaí aprovaram o projeto de lei do Executivo Municipal que “dispõe sobre a criação da Feira do Produtor Rural”. Na justificativa do projeto, a Administração Municipal salienta que as famílias não conseguem se organizar sozinhas, e que a feira representa uma das formas mais antigas de comércio. Outro objetivo é gerar mais renda para os produtores rurais e estimular que os filhos permaneçam nas propriedades.

O vereador Mílton Alves da Silva (PSDB) disse, na tribuna, que a feira do produtor rural sempre foi um sonho seu. “Nossos agricultores merecem um respaldo para a feira. Deveria ter toda semana em um espaço adequado, assim como estão fazendo em Taquari. Estou satisfeito em saber que agora a coisa vai sair”, frisou.
Para o vereador Fabiano Oliveira (PL), a feira vai gerar mais renda no município e sugeriu a criação de um vale-feira de R$ 50,00 para o funcionalismo público.
Provisoriamente, a feira será realizada nas sextas-feiras, das 7h30 ao meio dia, em uma tenda na entrada da rua de acesso a Unidade Básica de Saúde, no Centro do Município. Será organizada pela Secretaria de Agricultura e Emater, sem repasses em dinheiro da Prefeitura.

Incentivos para empresas são aprovados

Os vereadores aprovaram projetos de leis de incentivos a empresas da cidade. A indústria de alimentos Souza e Duarte, às margens da BR-386, receberá seis parcelas de R$ 900,00 para o pagamento do aluguel da sede da empresa. Em 2019, a indústria havia recebido o benefício de seis parcelas do mesmo valor. Em contrapartida, deverá permanecer oferecendo as cinco vagas de trabalho, podendo ampliar mais quatro.
Foi aprovado projeto de lei que cede espaço imóvel para ABSM Pinturas.

Zona urbana

Outra lei aprovada modifica as delimitações da zona urbana do município, com objetivo de regularizar terras para estar no projeto de duplicação da RSC-287 e contemplar o Morro do Pedro Rosa com vias paralelas.

Aprovada contratação de professores

Também foram aprovados projetos que autorizam a contratação de professores de forma emergencial e temporária, conforme posição do último concurso público ou processo seletivo. O presidente do Legislativo, Pedro Araújo dos Santos, solicitou revisão do artigo que pede dois anos de experiência em pedagogia, pois no concurso não há essa exigência.

Vereadores indicam obras na cidade

O vereador do Partido Liberal (PL), Fabiano de Oliveira, solicitou às secretarias de Obras e Cidade uma operação tapa- buracos nas ruas Atílio Braga e na rua em frente ao morador João de Paula.
Fabiano também sugeriu que seja construído um viaduto na localidade de Costa do Santa Cruz, e que essa obra seja prevista no projeto de duplicação da RSC-287. Para o vereador, com a duplicação, a comunidade corre risco de ficar isolada. “Parte da produção de Tabaí sai por aquela estrada antiga, que também liga ao município de Taquari”, lembrou.
Pedro Araújo dos Santos (PDT) pediu que a Prefeitura providencie o ensaibramento e patrolagem da estrada que inicia na rua Vasco Azevedo, passa nas propriedades de Beno Nascimento, finalizando na estrada geral que passa em frente à propriedade de Nildo Ferreiro.
Pedro pediu a construção de um passeio público em frente à Escola Pedro Rangel, assim como calçadas nos terrenos baldios localizados na rua 28 de Dezembro.
Mauro de Vargas solicitou o patrolamento nas proximidades da Câmara, pois haveria muitas valetas nas vias.

Iluminação mais eficiente e mais barata

O presidente do Legislativo, Pedro Araújo dos Santos, sugeriu que a Prefeitura instale, gradativamente, lâmpadas de LED (Light Emitter Diode) na iluminação pública do perímetro urbano do município.
Ele defende que a lâmpada de LED, que é um diodo emissor de luz, componente eletrônico semicondutor com a mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, é mais econômica e menos poluente, uma vez que sua fabricação não envolve tantos metais pesados, além de possuir uma durabilidade maior.

Fibra Óptica para Aterrados

O presidente do Legislativo destacou, durante a sessão, uma reunião realizada entre os vereadores e uma empresa, para disponibilizar à comunidade de Aterrados o serviço de fibra óptica. “Isso demonstra que, se o povo nos procurar para resolver problemas, podemos ter resultados como este”, salientou.

É contra o modelo híbrido na Educação

O presidente manifestou que é contra o modelo híbrido na educação do município. Para ele, o isolamento não está fazendo bem para as crianças e adolescentes e disse que o ensino médio no município terá um 4º ano para recuperar os conteúdos que estariam se perdendo durante a pandemia. “Estamos conversando com a Tânia (Cardoso, secretária da Educação) para, em breve, voltarmos com as aulas.” O vereador também comemorou a volta do projeto Maturidade Ativa.

Equipamentos para Vila Tabaí

O vereador André Becker (DEM) afirmou que está buscando uma retroescavadeira para trabalhar na Vila Tabaí, evitando o custo de deslocamento do maquinário do Centro até a comunidade. Reivindica, também, a compra de um trator.

Mais informações

O vereador Fabiano de Oliveira pediu informações sobre a educação inclusiva do município e como é o convênio com a Apae, levando em consideração os custos.

Cemitério vertical

Fabiano também sugeriu sepultamento vertical no cemitério no Faxinal dos Pacheco. Para ele, haveria mais espaço para sepulturas e acredita que as licenças ambientais para conseguir sepulturas horizontais são mais complicadas.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ