Principal / Geral / Ministério Público ajuíza ação contra a Adama Brasil

Ministério Público ajuíza ação contra a Adama Brasil

O Ministério Público do Rio Grande do Sul divulgou, nesta semana, que ajuizou ação civil pública, juntamente com a Procuradoria-Geral do Estado, contra a Adama Brasil S/A pelos danos provocados pela utilização do herbicida 2.4-D, fabricado pela empresa. Segundo o MPRS, a Adama foi a única empresa fabricante do produto que não aderiu a um acordo com a Promotoria em relação ao herbicida.

A ação foi ajuizada na última segunda-feira, 5 de julho, e objetiva cobrança de indenização pelo risco da atividade desenvolvida por danos patrimoniais e extrapatrimoniais em valor não inferior a R$ 21,77 milhões, a ser revertida ao Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados, gerido pelo MPRS. Conforme material divulgado pelo Ministério Público, o promotor de justiça do Meio Ambiente, Alexandre Saltz, que assina a ação juntamente com as promotoras Annelise Monteiro Steigleder, Vera Lúcia da Silva Sapko e Camila Lummertz e com o procurador do Estado, Maximiliano Kucera Neto, explica que mesmo que a empresa tenha autorização para comercialização, o 2.4-D pode causar danos. “A Adama nem mesmo compareceu, na época, às audiências para as quais foi notificada. Os acordos foram firmados com as demais empresas com o objetivo de buscar a reparação pelos danos causados pelo herbicida, com a implantação de projetos de TI em favor das secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura e da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, além do custeio da testagem de amostras de vegetais contaminados”, informou o MPRS.

O que diz a Adama Brasil

A empresa Adama Brasil, que possui unidade fabril em Taquari, informou que não recebeu notificação do Poder Judiciário sobre a ação civil pública. “A empresa, de atuação global na proteção de cultivos, ressalta que o herbicida em questão está regularmente registrado perante as autoridades federais e estaduais”, manifestou a empresa, através de sua assessoria de imprensa.

Saiba mais

O MPRS relatou que investiga, desde janeiro de 2019, os impactos do agrotóxico ácido 2.4-D, utilizado em plantações de soja, milho e trigo para o controle de ervas daninhas. “A toxicidade do herbicida acaba por danificar, impedir o crescimento e causar a mortandade de inúmeros espécimes vegetais que se encontram na circunvizinhança e até mesmo em locais mais afastados da propriedade rural. Há relato e comprovação de danos na viticultura, em frutas cítricas, maçãs, oliveiras, erva-mate, fumo, bem como na produção de mel e em plantas e árvores nativas de diversas espécies. Ainda, para além do dano às culturas de outras espécies, o produto tem o potencial de causar danos à saúde humana, conforme diversos estudos técnicos acostados aos autos”, disse o Ministério Público.
A promotoria informa ter realizado ações de fiscalização em 23 municípios gaúchos e que tinha o propósito inicial de avaliar a possibilidade da proibição da comercialização e aplicação dos agrotóxicos hormonais no estado. Segundo o MPRS, os produtos têm venda proibida em países como Dinamarca, Suécia, Noruega, em alguns estados do Canadá e províncias da África do Sul. “Porém, a discussão ganhou novo rumo, na medida em que o Estado do Rio Grande do Sul, diante dos interesses sociais e econômicos postos em causa, editou o Decreto 54.514/2019, criando um grupo de trabalho para tratar das questões relativas à utilização do agrotóxico 2.4-D no Estado, na busca da construção de solução que compatibilizasse, minimamente, a proteção do meio ambiente e da saúde da população com a atividade econômica associada ao cultivo da soja. A conclusão foi que a situação de fato sugeria que boa parte dos problemas decorre do mau uso do produto e que outro produto usado em substituição ao 2.4-D poderia trazer iguais consequências”, informou o Ministério Público. A partir dessa conclusão, foram editadas, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, uma série de instruções normativas prevendo a venda orientada, cadastro de culturas sensíveis, controle da comercialização, uso e aplicação do herbicida hormonal 2.4-D.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ