Principal / Geral / Vereadores comemoram avanços no Hospital São José

Vereadores comemoram avanços no Hospital São José

Na noite da última terça-feira, 29, os vereadores realizaram sessão ordinária. Sem projetos para votação, os debates da Casa foram pautados por requerimentos, melhorias no hospital, economia no Legislativo, entre outras demandas apresentadas pelos vereadores.

A inauguração da Central de Convênios do Hospital São José, que ocorreu na tarde da terça-feira, foi comemorada pelos vereadores, assim como as melhorias realizadas na instituição nos últimos anos. José Harry (PDT) destacou a reforma que está sendo feita nos quartos na instituição. “É importante o conforto de todos, tanto do plano privado, quanto do SUS, e o SUS, através da Prefeitura de Taquari, banca esse hospital, que hoje tem condições de vender serviços a outros municípios”, disse o vereador.
Aldo Gregory (Progressista) também destacou o avanço na instituição. “Vejo a concretização de um sonho que a gente tinha lá atrás, quando eu também fui presidente da ATS. Hoje estamos vendo a concretização desse sonho e o nosso hospital tem condições de ser uma referência nacional, se o que está sendo projetado for efetivado”, considerou.
Ana Paula (PT) disse que o atual momento da instituição é um sonho comungado há anos. “Teve início no governo o Ivo Lautert, depois, teve sequência no governo Maneco e agora com o André. Houve uma época em que teve gente que defendeu nós não termos mais hospital. Imagina, agora com a Covid o que seria da gente sem o nosso hospital”, cogitou.
Vitor Espinoza (PSB) destacou que a central é muito importante para o fortalecimento da instituição. “É uma forma de manutenção e ampliação do hospital. Hoje, o nosso deputado Heitor Schuch (PSB) também entregou um ofício de emenda parlamentar para o custeio do hospital, que é tão importante”, destacou.
Leandro Mariante (PT) também parabenizou os avanços no hospital de Taquari, mas destacou que os serviços de saúde de outras instituições também merecem atenção da Câmara, relatando que, nesta semana, o Hospital Bruno Born, de Lajeado, anunciou o encerramento da UTI pediátrica. “Temos que nos preocupar também com o que acontece na região, porque queremos cada vez mais serviços hospitalares de qualidade perto de nós, seja no hospital São José ou em outras instituições do Vale”, opinou.

Sessão solene homenageia Cicinho

Antes da sessão ordinária, foi realizada homenagem ao taquariense Cícero Souza, o Cicinho, gerente de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras, de São Paulo. A sessão solene destaca as conquistas do taquariense pelo clube, que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores de 2020. O autor da proposta de homenagem, aprovada por unanimidade entre os vereadores, foi Leandro Mariante (PT).

Economia na Câmara

O presidente da Casa, Luís Porto (PT), destacou os recursos que a Câmara teria direito, por lei, mas abriu mão para devolver aos cofres públicos. Segundo ele, já são R$ 2,2 milhões em 2021. “Para a administração municipal injetar nas pessoas. Se fossem outros vereadores ou outro presidente, talvez, poderiam utilizar legalmente esses valores para aplicar na Casa, mas nós estamos fazendo essa economia para auxiliar a administração a oferecer os serviços que os cidadãos mais precisam”, destacou.
Sérgio Pereira (PDT) falou que estava orgulhoso do trabalho do Legislativo municipal. “A Câmara vem cortando na própria carne para poder ajudar a nossa comunidade e retornar em ações para qualidade de vida da nossa população”, relatou.
Aldo Gregory (Progressista) parabenizou o presidente da Casa e os colegas vereadores pela economia. “Demonstra preocupação com a comunidade. Esse recurso será muito benéfico e não deixa de ser como uma emenda da Casa para o município. Todos os vereadores vêm fazendo essa economia para a nossa comunidade”, salientou.

Quadra coberta

Aldo Gregory (Progressista) disse que haveria reunião na quarta-feira, com a equipe do deputado federal Pedro Westphalen, secretaria estadual de Educação e integrantes da escola Barão de Antonina, para tratar de emenda parlamentar, no valor de R$ 300 mil, que deve ser destinada à construção de quadra coberta no educandário.

Pedido de apoio

Vitor Espinoza (PSB), que assumiu a cadeira de Felipe Reis (PSB) durante licença do vereador, participou de sua última sessão na terça-feira. Durante sua estada na casa, ele apresentou cerca de 20 projetos de lei e 30 requerimentos e indicações, no entanto, os projetos só poderão ser votados a partir da próxima sessão, quando Vitor não estará mais presente. “Eu peço o apoio de todos aos meus projetos, porque eu não vou estar mais aqui na Câmara para defendê-los quando forem à votação”, ressaltou. Entre os projetos aos quais pediu o voto da Casa, estão criação do conselho e fundo municipal de manutenção do emprego e renda, para financiar programas de qualificação profissional, e a proposta de regulamentação do trabalho do comércio nos domingos, com a utilização de mão de obra apenas de familiares. “A gente sabe que essa proposta é mais complicada. Mas o que acontece é que as redes maiores de mercado, que não têm sede em Taquari, estão abrindo domingo e tirando a venda de mercados pequenos e de bairro, que se sustentavam praticamente pela venda no domingo”, disse.

Dia do orgulho LGBTQIA+

No dia do encontro da sessão, 29 de junho, era comemorado o dia do orgulho LGBTQIA+. Ana Paula (PT) usou a tribuna para falar do assunto e destacar uma decisão, proferida no dia pelo Ministro Gilmar Mendes, em que reconhece que ações do Ministério da Saúde desrespeitam essa comunidade. “Determinou a marcação de exames e consultas de todas as especialidades independentemente do gênero da pessoa. Porque pessoas que se identificam como sexo masculino, mas que queriam engravidar, não podiam ser incluídas pelo SUS ao ginecologista. Agora, em 30 dias, o SUS tem que fazer essa adequação. Tenho muito orgulho de dizer que foi o Partido dos Trabalhadores que fez esse pedido”, concluiu.
José Harry (PDT) também falou sobre o assunto. “O grupo LGBT tem meu apoio e eu levanto essa bandeira bem alto. Eu conheço muito bem a caminhada dos moralistas de plantão e imagina essas pessoas se preocuparem com a sexualidade dos outros, que coisa mais horripilante. Dou meu apoio incondicional ao mundo da liberdade, de cada um ser dono do seu corpo, da sua ação e da sua vontade”, disse.

Plano de carreira do magistério

Uma indicação do vereador Vitor Espinoza (PSB) solicitava à administração municipal a valorização do magistério e funcionários da educação com plano de carreira justo. Ana Paula (PT) e Leandro Mariante (PT) relataram que o assunto também foi apresentado por eles na Casa anteriormente. Ana disse que quando esteve à frente da secretaria de Educação esse era um de seus objetivos. “A gente sempre lutou para que o município tivesse condições financeiras de poder rever esse plano de carreira e fazer como realmente deve ser”, informou.
Mariante (PT) destacou que a Casa, na legislatura passada, reuniu professores para iniciar o debate de revisão do plano de carreira da categoria e também salientou a importância de buscar ferramentas para aumentar a receita do município, que hoje gasta 27% do orçamento com Saúde e 25% em Educação.

Pintura de quebra-molas

Sérgio Pereira (PDT) reforçou a necessidade de pintura dos quebra-molas no Rincão São José. Segundo ele, há 11 lombadas sem sinalização.

Requerimentos aprovados

Durante o encontro, foram aprovados 16 requerimentos dos vereadores, sendo nove de autoria de Vitor Espinoza (PSB), quatro do Leandro Mariante (PT), dois de Aldo Gregory (Progressista) e um de Luís Porto (PT).
Os de Vitor Espinoza são para o governo do Estado, solicitando a aplicação da prova do Enceja em Taquari, implantação de programa de empreendedorismo, instalação de polo do NEEJA, construção de acostamento na VRS-828 no Rincão São José, curso de informática na Barão de Ibicuí, aumento do efetivo policial e implantação de todos os serviços do Sine no município. Além disso, solicitou que o governo Federal inclua no grupo prioritário do plano nacional de vacinação os comerciários e atendentes de telemarketing e pediu, à Prefeitura, a lista de empresas do município, com os valores arrecadados em ICMS.
Os requerimentos de Mariante são para a RGE, solicitando substituições de postes e extensão da energia elétrica a locais da zona urbana, onde não há rede da concessionária. Aldo Gregory fez os requerimentos para a Empresa Gaúcha de Rodovias, solicitando a realocação da placa de identificação da rodovia José Marino Gregory, e para a administração municipal, onde encaminhou projeto de lei sugerindo a instituição do Programa de Educação Financeira na Escola. Luís Porto solicitou ao Daer que realize a pintura da faixa de segurança na Aleixo Rocha, em frente à Igreja Filadélfia.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ