Taquari registrou, nesta semana, a 68ª morte, em um ano, decorrente de complicações do coronavírus.
Na segunda-feira, 21 de junho, uma mulher de 29 anos morreu após um período de internação na UTI. Ela é a mais jovem vítima do coronavírus em Taquari. O município ficou 20 dias sem registrar mortes por coronavírus.
O primeiro óbito registrado para Taquari foi em 7 de junho de 2020, quando uma mulher de 83 anos morreu em um hospital de Porto Alegre. Depois desse já são 68 óbitos, sendo 20 deles na faixa dos 70 a 79 anos de idade, o que corresponde a 29,4% das mortes. Na sequência está a faixa dos 80 a 89 anos, com 20,6% dos óbitos.
O mês de maio fechou com sete mortes decorrentes de complicações da doença, o mesmo número de abril. Março de 2021 teve 14 mortes decorrentes do vírus, período com maior número de mortes no município.
Município tem 28 casos ativos de covid-19
Taquari tem identificados, conforme dados da tarde de ontem, 28 casos ativos da covid-19, ou seja, quando a pessoa contaminada está transmitindo o vírus. Na quinta-feira, 17 de junho, eram 30 casos ativos, mas chegaram a 38 no decorrer desta semana.
Desde o início da pandemia, em 30 de março de 2020, são 3.225 pacientes positivos identificados e 3.129 casos recuperados. Há 24 pessoas aguardando o resultado de exames e 136 em monitoramento, o que inclui pacientes ativos, familiares e os que fizeram o teste e esperam pelo resultado.
Na UTI covid-19 do Hospital São José há quatro pacientes internados, sendo um de Taquari, um de Hulha Negra, um de Chapada e um de Westfália. Nos leitos clínicos de tratamento do coronavírus, há um paciente, de Taquari.
Postos aberto amanhã para vacinação contra a gripe
Neste sábado, dia 26, a imunização da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) terá o Dia D. As unidades de Saúde dos bairros Passo da Aldeia, Coqueiros, Rincão São José, Léo Alvim Faller, Prado, Amoras, Praia, Central e Colônia 20 estarão abertas das 8h às 12h. As pessoas que fizeram a vacina contra a covid-19 devem aguardar 15 dias para receberem a imunização da gripe e, se estiver com sinais de infecção por covid-19, deve adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.
Os grupos que estão recebendo a vacina da gripe são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, de salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo de passageiros, funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e população privada de liberdade.
Suspensa a vacinação da primeira dose em Taquari
Nesta semana, iniciou-se a imunização das pessoas com 49 anos ou mais sem comorbidades em Taquari. No entanto, todas as doses disponíveis foram aplicadas e a Prefeitura publicou, na rede social, na noite da quarta-feira, 23, que, pela falta do imunizante, foi suspensa a vacinação da primeira dose no município.
Na publicação, a Prefeitura diz que notificou a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde sobre a situação e que espera uma nova remessa o mais breve possível para retomar o trabalho.
As pessoas dos demais grupos que estão com a segunda dose marcada para os próximos dias, segundo a Prefeitura, têm as vacinas garantidas.
Secretaria Estadual anuncia entrega de nova remessa hoje
A secretaria estadual da Saúde deverá distribuir, hoje, remessas de Coronavac, Pfizer e Janssen às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Serão 195.600 doses da Coronavac, 91.800 doses da Janssen e 147.420 doses da Pfizer.