Principal / Geral / Em ocupação irregular, Brizoleta da Beira do Rio vira lavoura de arroz

Em ocupação irregular, Brizoleta da Beira do Rio vira lavoura de arroz

A Escola Estadual Francisca Calçada sumiu completamente na Beira do Rio. No último final de semana, foram soterrados os destroços das salas de aula e pracinha do educandário. A área de terra pertencente ao governo do Estado, que deveria ter cinco mil metros quadrados, está totalmente ocupada por lavoura.

Em agosto de 2020, O Fato já havia noticiado a ocupação irregular do local. Na época, o plantio de arroz era realizado na maior parte das terras e restavam apenas cerca de 800 m² onde estavam os destroços do educandário e uma valeta voltada à agricultura. Atualmente, nem os 800 m² sobraram. O restante da área foi lavrada. Há somente um morro de terras e pedras em frente ao local.
A escola Francisca Calçada foi criada em 1958, desativada em 2005 e extinta em 2007. Na época, além de sala de aula e pracinha, contava com pomar, horta e um grande campo. Segundo moradores da região, faz cerca de 10 anos que produtores rurais estão se apropriando das terras do educandário. A 3ª Coordenadoria Regional de Educação, ligada ao governo do Estado, havia relatado no ano passado que, ao tomar ciência da suposta irregularidade, encaminhou equipe ao local para vistoria e levantamento de informações. Também informou que estava reunindo os documentos necessários para abertura de processo administrativo, objetivando a reintegração de posse do local. Nesta semana, a coordenadoria enviou nota sobre o assunto. Disse que o imóvel não está mais vinculado à secretaria estadual de Educação desde 11/07/2007, após a extinção da escola. “Todavia, em 2020, a 3ª CRE procedeu visita in loco para verificar a situação supramencionada, momento em que constatou que a edificação havia sido demolida, restando apenas escombros, bem como que a área da escola – localizada em terreno rural – estava sendo utilizada para plantio. Assim sendo, lavrou-se ata com as informações e efetuou-se registros fotográficos. Na ocasião foi instruído processo administrativo que atualmente está tramitando na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão”, informou a coordenadoria.

Saiba mais

A mesma escola, no passado, já havia sido alvo de ocupação. Entre 2009 e 2011, uma mãe e quatro filhos usaram, como moradia, o prédio que não contava com luz ou água potável. Na época, o governo do Estado não solicitou a reintegração de posse do local, tendo em vista que, no momento, a família não tinha outro lugar para ficar.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ