Dados da tarde de ontem da Prefeitura registram 17 casos ativos de coronavírus em Taquari. No comparativo com a quinta-feira, 27 de maio, houve queda no número. Na semana passada, eram 40 pacientes ativos para o vírus, ou seja, quando estão contaminando outras pessoas. No sá-bado, 29 de maio, o número chegou a 44 .
Taquari registra 3.105 casos positivos de coronavírus, desde 30 de março de 2020, quando foi identificado o primeiro pa-ciente com covid-19. São 3.021 recuperados, 102 pessoas monitoradas e 34 aguardando resultado de exames.
Nesta semana foram registradas duas mortes em decorrên-cia de complicações causadas pelo coronavírus, a de um homem, com 50 anos, e de uma mulher, com 66 anos. Com esses, Taquari tem 67 óbitos em consequência do vírus, re-gistrados desde 7 de junho de 2020, quando ocorreu a pri-meira morte. O mês de maio encerrou com sete mortes pelo vírus, superando abril de 2021, que teve seis, e passando a ocupar a terceira colocação no número de mortes por mês, decorrentes do coronavírus. Março de 2021 foi o mês com maior número de óbitos pela covid-19, com 14 mortes, se-guido de janeiro de 2021, com 11 mortes.
No Hospital São José, há cinco pessoas internadas na UTI Covid-19, onde há 10 leitos, e nove pessoas nos leitos clíni-cos para tratamento do coronavírus. São 12 leitos para tra-tamento clínico.
Vacina está disponível para trabalhadores industriais que atuam e residem em Taquari
A imunização contra o coronavírus passou a ser aplicada, nesta semana, nos industriários que residem e trabalham em Taquari. Neste primeiro momento, é necessário atender es-ses dois critérios. Conforme a Prefeitura, a imunização se-gue o que está definido no Plano Nacional de Vacinação e as normativas vigentes.
Para ser vacinado, é preciso apresentar declaração específi-ca, no modelo fornecido pela Prefeitura para as indústrias, e documento de identidade com foto.
Também estão aptos a receber a dose contra o coronavírus, mediante comprovação do vínculo empregatício, profissio-nais portuários, profissionais da educação residentes em Taquari, mas que trabalham em outro município; profissi-onais da Segurança Pública; trabalhadores de transporte co-letivo rodoviário, motoristas e cobradores; profissionais me-troviários, ferroviários, aeroviários e aquaviários residentes em Taquari; caminhoneiros, sendo necessária a apresenta-ção da CNH C ou E, com autodeclaração sobre o exercício da função ou Carteira de Trabalho com registro ativo da fun-ção, pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com comorbi-dades com 18 anos ou mais; trabalhadores da educação do ensino superior, residentes em Taquari, e profissionais da educação das redes particular, municipal e estadual do ensi-no regular (que não inclui cursos de idiomas, profissionali-zantes, superior nem de dança), para pessoas com 18 anos ou mais.
Quem fez a vacina da gripe precisa aguardar 15 dias para realizar a imunização contra a Covid-19.
Quem positivou para o coronavírus deve esperar 30 dias pa-ra receber a vacina.
A imunização é aplicada nas unidades dos bairros Colônia 20, Caieira e Central.