Principal / Geral / Vereadores aprovam incentivo a aviário

Vereadores aprovam incentivo a aviário

Os vereadores reuniram-se na noite da última terça-feira, 25 de maio, quando autorizaram a Prefeitura a incentivar a instalação de um aviário no Passo do Santa Cruz. No encontro, ainda foram aprovadas duas moções de aplausos e dois requerimentos para realização de sessão solene.

O projeto de incentivo à empresa prevê um investimento de R$ 418.498,06 da Administração Municipal. O recurso será para a realização de terraplanagem e 67.000 m³ de aterro, acesso dos caminhões aos galpões, além da perfuração de um poço artesiano industrial. Os beneficiários, casal Luciano e Tatiana dos Reis, devem construir quatro pavilhões para criação de frango de corte e gerar, no mínimo, oito empregos diretos mais retorno de ICMS para o município.
Em relação às moções de aplausos, uma é de autoria do presidente da Casa, Luís Porto (PT), em homenagem à diretoria do Theatro São João, parabenizando pela restauração do prédio histórico da entidade. A outra moção é de autoria de Felipinho (PSB), para a família Costa, em agradecimento aos respiradores doados ao Hospital São José para enfrentamento à pandemia de coronavírus.
Também foram aprovados dois requerimentos para realização de sessão solene. As homenagens são para os 45 anos da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que tem como presidente o ex-prefeito de Taquari, Maneco Hassen, e para o Pastor Fernando Nascimento pela passagem dos seus 60 anos.

Preservação do patrimônio histórico

O vereador Aldo Gregory (Progressista) destacou a necessidade de preservação do patrimônio histórico, citando o prédio da antiga Prefeitura e a casa do artesão. “A nossa história não pode ser apagada. Muitas casas históricas foram destruídas. Temos que proteger nosso patrimônio porque isso vai ser deixado para as gerações posteriores”, falou, acrescentando que a escadaria do rio Taquari e a área ao redor poderiam ser estruturadas para lazer. Sérgio Pereira (PDT) sugeriu a busca por parcerias para a recuperação de fachadas de casas históricas do bairro Praia. “Precisamos preservar, não podemos deixar cair as paredes da nossa história”, disse. Ana Paula (PT) ressaltou que o bairro Praia tem grande potencial. “É importante esta questão de identidade, se resgatarmos a história, podemos aproveitar o local para desenvolvimento sustentável de cunho turístico”, opinou.

PEC-280

A PEC-280, que tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e prevê a extinção da exigência de plebiscito (consulta popular) para a venda de estatais como Corsan e Banrisul, também voltou ao debate na última sessão. Felipinho (PSB) disse que o projeto seria votado em segundo turno na última terça-feira, mas acabou sendo retirado de pauta a pedido da base do governo Eduardo Leite. “A batalha está ganhando novos caminhos. Se foi retirado de pauta é porque o governo não tinha certeza de que seria aprovado e isso é um bom sinal da nossa luta. O mínimo que a gente quer é que a comunidade seja ouvida”, disse.
Luís Porto (PT) relatou os esforços da Casa contra a aprovação da PEC, mas falou que o projeto deve voltar à pauta dentro de 30 dias. “Temos que continuar atentos, pois não botaram em votação hoje porque tem uma deputada, que é voto deles, que está de licença, e outro que está com Covid-19. Essa matéria deve retornar à votação”, considerou.

Reforma no plano diretor

José Harry (PDT) falou sobre a necessidade de reforma do plano diretor municipal. “Para fazer isso, temos que formar novamente o conselho do plano diretor. Precisamos de leis claras, evidentes. São mudanças pontuais que precisam ser feitas voltadas ao empreendedorismo, mas que não ferem o sistema ambiental. Uma das medidas é diminuir a área do terreno, possibilitar a venda de meio terreno, para abrir espaço à construção”, relatou. Leandro Mariante (PT) disse que a legislação permite que sejam feitos dois lotes em um terreno de 12×30. “É lei federal que não estamos utilizando aqui. Precisamos avançar em mobilidade urbana que também estamos investimento em arrecadação. Precisamos destravar loteamentos”, falou.
Mariante também relatou que são necessárias mudanças no trânsito e citou a grande quantidade de aberturas nos canteiros centrais da avenida Lautert Filho e da Rodovia Aleixo Rocha da Silva. “No trânsito, não se pode tentar agradar alguém, tem que fazer o certo. O certo para mim é fechar todos aqueles acessos e abrir intersecções em determinados locais”, argumentou.

Preço da gasolina

Felipinho (PSB) relatou, na tribuna, que apresentará ao Ministério Público um levantamento que fez sobre o preço da gasolina em Taquari, em comparativo com os valores na região. “O Ministério Público pode investigar essa situação. Não sei se o frete para Taquari é o mais caro do mundo, não sei se é por querer ou não, mas os preços são os mesmos em todos os postos de Taquari”, disse.

Posto de Júlio de Castilhos

A vereadora Ana Paula (PT) disse que recebeu reivindicação de moradores de Júlio de Castilhos para que seja reativado o posto de saúde da localidade, com atendimento médico em um dia na semana, no turno da manhã ou tarde. “Acho que não despenderia tantos recursos se o médico que trabalha no Posto de Amoras puder realizar o atendimento em Júlio de Castilhos em um turno por uma vez na semana. A comunidade se dispõe a limpar o posto”, relatou.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ