Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Trabalhar para o desenvolvimento sustentável

MISTURA FINA: Trabalhar para o desenvolvimento sustentável

Ontem, pela manhã, 13 de maio, o prefeito de Taquari, André Brito, e o vice-prefeito Ramon Kern de Jesus estiveram reunidos com representantes do governo do Estado, em Porto Alegre. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Brum, e diretor técnico da secretaria, Rogério da Rocha Pozzi, junto ao grupo de Taquari, trocaram ideias e informações para a criação do distrito e do condomínio industrial na cidade. “É o primeiro passo para que Taquari se qualifique como exemplo de gestão em desenvolvimento econômico sustentável. E para isso, é necessário uma série de ações para execução do tratamento de afluentes, utilização de fonte de energias renováveis, como a energia solar, e aproveitamento de forma racional da água da chuva. Além do investimento em políticas públicas pensando no desenvolvimento sustentável, é necessário o envolvimento de todos os setores do município, para que possamos alcançar resultados satisfatórios”, explicou Ramon.
De acordo com o vice-prefeito, a criação do distrito e do condomínio industrial é um dos pontos. “Mas também passa pela educação, com ações concretas e objetivas voltadas ao consumo consciente, respeitando um desenvolvimento integrado tanto no meio rural como urbano, pois só podemos falar em sustentabilidade de forma plural, contemplando todos os segmentos que compõem Taquari. O presente já nos exige, e o futuro exigirá mais ainda a sustentabilidade na integralidade dos mais diversos negócios”. Ramon acrescenta que o poder público pretende dar apoio técnico necessário em projetos e na busca de linhas de crédito para novos empreendedores. “Dentro dos nossos programas municipais.”
Ao Mistura Fina, por telefone, na manhã de ontem, André disse que a audiência foi um passo importante para o planejamento estratégico do desenvolvimento através de tecnologias limpas. “Vamos nos reunir agora com os parceiros do município para tratar de questões burocráticas, capacitação de pessoas, suporte para gerir, financiar e desenvolver a produção local também. Estamos organizando a cidade para o desenvolvimento sustentável”, explanou.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, foi apresentado para o prefeito André os programas de incentivo à atração de indústrias, fomento aos pequenos e microempresários, através do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e Badesul. “Vamos criar uma parceria para auxiliá-lo na organização de um distrito industrial para atrais empresas para o município. Estamos trabalhando lado a lado com as prefeituras para impulsionarmos a retomada da economia gaúcha”, divulgou a secretaria.

O que é desenvolvimento sustentável

É um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa , no qual a preocupação com a natureza, via de extração da matéria-prima, é máxima. Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas.
“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades; significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.”
Essa é a definição mais usada, segundo o Relatório Brundtland, para desenvolvimento sustentável.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_sustentavel

 

Melhorias em ruas de Taquari

MISTURA - Ruas Abertas 01Conforme a Prefeitura, a manutenção das estradas municipais é um trabalho constante realizado pela secretaria de Obras e Serviços Urbanos. “Nesta semana, a equipe está trabalhando na abertura de um trecho da rua David Canabarro, ligando as ruas João Pessoa e Marechal Deodoro através da via. A área fica na parte Central da cidade. Já no bairro Caieira, a avenida Rio Branco recebeu resto de asfalto, e na tarde de terça-feira uma maquina compactadora estava assentando o material no local”, informou a Prefeitura. Também foi realizado o mesmo serviço na rua Albertino Saraiva (foto), trecho entre a General Osório e Brigadeiro Albino.
“Buscamos atender a todos o mais rápido possível, prestando um trabalho de qualidade. Nossa função é constante. Quando paramos numa ponta, temos que iniciar na outra”, afirmou o coordenador da pasta, Círio Lopes.

 

Famurs recomenda vacinação de professores

Na terça-feira, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) recomendou que os professores fossem incluídos entre os trabalhadores com prioridade de vacinação. O Executivo gaúcho também avalia a possibilidade de antecipar a vacinação dos professores e trabalhadores em educação. Hoje, sexta, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, tratará da questão na terceira reunião de mediação judicial.
Lucas Redecker aponta emendas para valorização da cultura gaúcha

De acordo com a assessoria de Lucas Redecker, o deputado federal gaúcho pelo PSDB destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar individual para a valorização da cultura de Taquari.
O parlamentar ressalta que o rodeio no Vale do Taquari é de extrema importância para a Região, por se tratar de uma formação histórica, social e cultural iniciada desde a época dos imigrantes, além de atrair visitantes e movimentar o polo turístico e econômico.
“Como presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha no Congresso Nacional, a pauta é uma das minhas lutas como deputado, sendo Taquari um dos centros culturais que busco valorizar cada vez mais”, afirma Redecker.
O recurso de R$ 200 mil deverá ser aplicado na melhoria da infraestrutura da Cancha de Rodeio, como forma de fomentar e reforçar a identidade cultural da região e proporcionar um espaço adequado de lazer.
Reunião debaterá Programa Nacional de Alimentação Escolar

A Administração Municipal, em parceria com o Conselho Municipal da Alimentação Escolar e EMATER, realiza chamada pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar/2021. A reunião será no dia 20 de maio, às 14h, de forma online. Os interessados em participar devem fazer contato pelo número 51-998170713 (EMATER), para receber o link da reunião

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ