Principal / Mistura Fina / MISTURA FINA: Famurs promove Seminário Novos Gestores

MISTURA FINA: Famurs promove Seminário Novos Gestores

A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou a abertura na quarta-feira, 28 de abril, do Seminário Novos Gestores. A transmissão do evento está acontecendo de forma on-line e encerra amanhã. O presidente da Famurs, Maneco Hassen, ressaltou que a Federação sempre teve a atribuição, não apenas no início dos mandatos, mas no decorrer de toda a gestão, de realizar encontros, palestras, seminários para promover a integração, conhecimento e troca de ideias entre os gestores.
A abertura do evento contou com a participação do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Estilac Xavier,do procurador-geral de Justiça do Ministério Público (MPRS), Fabiano Dallazen , do representante do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Beto Fantinel , e do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi.
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público (MPRS), Fabiano Dallazen, em sua manifestação na abertura do evento, avaliou que diante do atual cenário da pandemia, somado ao agravamento da crise fiscal e clima de instabilidade política, criou-se um momento extremamente delicado aos gestores que assumem. Ele entende que a situação exige, mais do que nunca, responsabilidade institucional, necessidade de estabelecimento de diálogo entre os Poderes, instituições e órgãos de controle, além da gestão profissional. “Não podemos mais retroceder e voltar a velhas práticas, é preciso estabelecer formas de enfrentar a burocracia e um diálogo consistente”, avaliou.

Presidentes Romildo Bolzan e Alessandro Barcellos palestram sobre liderança em tempos de crise durante o Seminário Novos Gestores da Famurs

Como a liderança pode ajudar as gestões municipais em momentos de crise? Com essa temática, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, e o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, estiveram juntos em uma palestra no primeiro dia do Seminário Novos Gestores, promovido pela Famurs. O evento teve a mediação do jornalista Luiz Carlos Reche e participação do presidente da Famurs, Maneco Hassen.

Presidentes da dupla Gre-Nal falam sobre gestão

Em um painel interativo com duração de cerca de duas horas, os presidentes da dupla Gre-Nal revelaram bastidores e métodos semelhantes de gestão que podem ser aplicados tanto na gestão pública, como na gestão privada. Para o presidente Romildo Bolzan, a experiência em ter sido prefeito de Osório, preparou o seu trabalho que hoje é desempenhado no Grêmio. “Ser prefeito é uma das missões mais desafiadoras que um gestor pode ter. E para alcançarmos plenamente a eficiência de gestão pública, é fundamental termos processos bem organizados e conduzidos. Por isso, durante os meus mandatos como prefeito em Osório, foi uma grande honra contar com os pilares que até hoje desenvolvo na gestão do Grêmio, com um modelo eficaz de governança pública. Valores como confiança, transparência, viabilidade financeira e governança necessitam um preparo constante que conduza o mapa estratégico de uma gestão, que realmente faça a diferença na vida das pessoas. É necessário termos um controle absoluto e permanente na gerência de gestão. Assim se cria uma política de aperfeiçoamento que gere resultados e conquistas com excelência. E isso serve tanto para as gestões das prefeituras, bem como para o futebol”, revelou Romildo Bolzan.
O atual presidente do Inter, Alessandro Barcellos, ressaltou a importância em ter modelos bem definidos de planejamento e metas para alcançar resultados realmente satisfatórios, seja para o torcedor ou para a população. “Os prefeitos devem ter um cronograma de metas a ser atingido. Assim como em um clube de futebol, onde somos cobrados a cada jogo, o prefeito também precisa mostrar bons resultados para a sua população. Pois este gestor é cobrado no seu município, a cada obra realizada, a cada reforma de escola planejada ou cada novo posto de saúde que deseje implantar em sua cidade”, destacou Alessandro Barcellos.
Para o presidente da Famurs, Maneco Hassen, foi uma noite de aprendizado e troca de experiências. “Tive a honra de representar os 497 prefeitos do RS neste evento e tive a oportunidade de dividir o palco com o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, e o presidente do Internacional, Alessandro Barcelos. Dois gestores públicos experientes e qualificados. A gestão pública e a gestão privada podem, e devem, aprender uma com a outra. Os objetivos são diferentes, mas qualificar métodos e processos, implantar transparência e qualidade são meios para atingir esse fim”, destaca.
A palestra dos presidentes da Dupla Gre-Nal está disponível no canal no YouTube e Facebook da Famurs, assim como material das outras palestras.

Coordenadora regional de Educação fala da volta às aulas

MISTURA - Volta às aulas 03A professora de Matemática, Cássia Cristina Procat Benini (foto), concedeu entrevista, na quinta-feira, a O Fato. A titular da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Estrela, é pós-graduada em Orientação Educacional. A entrevista foi concedida via whatsapp e e-mail.

O Fato – Quais as novas orientações do Estado para o retorno presencial neste momento da pandemia?
Cássia – Conforme a publicação do Decreto 55.856, com mudanças no modelo de Distanciamento Controlado e adoção da bandeira vermelha no Estado, houve a possibilidade de retomada do ensino presencial em todos os níveis e modalidades.
Na rede pública estadual, as aulas continuarão no modelo híbrido, adotado desde o início da pandemia. Os estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente através da Plataforma Google Sala de Aula.
A carga horária diária para o ensino fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No ensino médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.
(Veja o calendário de retorno no quadro abaixo)

OF – Qual o planejamento para o ano?
Cássia – Estamos realizando um trabalho conjunto de Busca Ativa, com as escolas, Conselhos Tutelares e Promotoria para sabermos quais os alunos que , em 2020, não realizaram atividades devido às questões de vulnerabilidade.

OF – As escolas estão passando por adequações para receber os alunos?
Cássia – As escolas receberam , em 2020 , os itens de EPIs, material de higiene e álcool gel, compuseram seus COE-local e elaboraram os Planos de Contingência. A partir disso, foram feitas as adequações conforme previsto na Portaria Conjunta SES/SEDUC. Em torno de 80% dos professores da nossa região escolar já receberam os Chromebooks para serem utilizados na sua prática pedagógica. Temos 19890 alunos matriculados e 1555 professores em atividade nas 85 escolas da 3ª CRE.
Cabe mencionar , ainda, que foi disponibilizado aos alunos, pelo governo do Estado, internet custeada, para facilitar o acesso à Plataforma.

O Fato – Há algum prejuízo na educação, na pandemia? Quais? O que acontece de bom nas experiências escolares neste momento difícil?
Cassia – Com certeza, existe prejuízo, pois a presença do professor é insubstituível e o espaço escolar é o melhor ambiente para a aprendizagem, pois é o espaço onde ele socializa e constrói o vínculo afetivo. Por mais que os pais tenham boa vontade e se reinventem para ajudar seus filhos, o professor é o profissional capacitado para a prática pedagógica.
O ano de 2020 foi um ano de grande aprendizado para todos, pois alunos e professores buscaram , através das ferramentas tecnológicas, novas experiências. Os alunos realizaram atividades que até então não eram utilizadas em sala de aula. Já os professores receberam formação continuada através do Letramento Digital, pois antes da pandemia a maioria não tinha domínio das tecnologias para aplicar em sala de aula.

Calendário de retorno

• Até 30/4 – Organização das escolas
• 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental
• 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental
• 7/5 – Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do ensino médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do ensino médio
• 13/5 – Ensino técnico e curso normal
Calendário para escolas com somente ensino médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais seguem esta organização:
• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

 

Prefeitura divulga números do hospital

Conforme a Prefeitura, de janeiro até março , foram realizadas 66 cirurgias no Hospital São José, sendo 50 eletivas e 16 de urgência. No mesmo período, foram realizados 694 exames de tomografia. De acordo com o prefeito André Brito, isso é uma vitória para Taquari. “Estamos trabalhando para tornar o nosso hospital referência e capacitá-lo cada vez mais”, disse.
Secretaria de Obras a pleno vapor

De acordo com informações do coordenador de Obras, Círio Lopes,foram colocados , no Parque da Pedreira, 300 canos na rede de escoamento de água. “Acabando assim como todo o alagamento do bairro. A secretaria também fez a colocação de mais 100 canos para o acesso a agricultores e a retirada de suas produções”, destaca Círio. Ele também lembrou a colocação de 57 canos na rua João Moraes Pereira, no bairro Praia. “A secretaria segue trabalhando na colocação de canos pelo município para , assim, acabar com todos os alagamentos da cidade”, afirma o coordenador.

Além disso, verifique

MISTURA FINA: MP arquiva inquérito que investigava denúncias contra o presidente do Legislativo

Em julho deste ano, o vereador Felipe Reis (Podemos) fez denúncias ao Ministério Público contra ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ