Principal / Geral / Testagem em massa apontou 4% de pessoas com coronavírus ativo

Testagem em massa apontou 4% de pessoas com coronavírus ativo

A aplicação de testes rápidos no final de semana mobilizou centenas de pessoas. Na manhã do sábado, 13 de março, antes mesmo do programado para o horário de início, já havia carros aguardando.

A Prefeitura disponibilizou dois mil testes em cinco locais diferentes: Parque Nardy de Farias Alvim, Ginásio de Esportes do Colônia 20, Praça da Bandeira, Posto de Saúde do Leo Alvim Faller e Rincão São José, na modalidade drive-thru, ou seja, sem a necessidade de descer do automóvel.
Inicialmente, a ação estava programada apenas para o sábado; como houve uma grande procura, a Prefeitura estendeu até a manhã do domingo. Foram aplicados 1.337 testes, sendo 1.156 no sábado e 181 no domingo. Desses, segundo a prefeitura, 86 deram resultado positivo, com 55 casos com o vírus ativo. O número de casos ativos corresponde a 4.1%
Esta foi a segunda vez em que a secretaria da Saúde promoveu a aplicação de testagem em massa. Em janeiro foram 700 testes rápidos com pessoas assintomáticas, 121 pessoas testaram positivo, sendo 65 com o vírus ativo e 56 que já tinham tido o coronavírus e não sabiam. Outros 300 aplicados no comércio, sendo 47 positivos (18 ativos e 29 recuperados) e 253 negativos.
A professora aposentada Nerli Cardoso da Silva, 62 anos, achou muito válida a ação da Prefeitura. “Têm pessoas que tiveram o covid e nem sabem e, pelo menos, tiveram a oportunidade de saber. Eu acho que a campanha poderia continuar e serem disponibilizados mais horários, pois muitas pessoas nem ficaram sabendo. Tenho amigas que gostariam de fazer. Agradeço a todos os envolvidos pela minha oportunidade”, afirma.
O prefeito de Taquari, André Brito, salienta que a testagem é o meio de identificar cidadãos infectados pelo vírus e a propagação da pandemia em Taquari, buscando formas de combater o avanço do coronavírus. “É um trabalho contínuo das nossas equipes. Passamos sábado e domingo trabalhando para mapear a evolução de casos em Taquari”, afirmou o prefeito.
Os testes estão disponíveis nas unidades de saúde, durante a semana, e podem ser feitos sob agendamento.

Três óbitos por coronavírus em uma semana

GERAL - Tabela ÓBITOS COVIDTaquari registrou mais três óbitos por coronavírus desde a quinta-feira, 11 de março. Na sexta-feira, um homem, de 69 anos, faleceu em decorrência do Coronavírus. Ele apresentava doença neurológica crônica e obesidade. O homem faleceu quatro dias após o filho, que tinha 43 anos, também por covid-19. Na quarta-feira, ocorreu o óbito de um homem de 40 anos, que estava na UTI do Hospital São José, desde 26 de fevereiro, com doença cardiovascular crônica, e na quinta-feira, 18, foi um homem, com 66 anos, também internado no Hospital São José de Taquari, desde 23 de fevereiro, com doença cardiovascular crônica. Com as mortes desta semana, Taquari registra 48 óbitos por coronavírus, desde junho de 2020. Só em março, são nove mortes. A maior marca foi em janeiro, com 11 mortes.

UTI segue com 100% de ocupação

Os leitos de UTI Covid-19 do Hospital São José seguem com todos os 10 leitos ocupados, sendo quatro pessoas de Taquari, duas de Arroio do Meio, uma de Rolante, uma de Marques de Souza, uma de Cruzeiro do Sul e uma de Nova Santa Rita. Há um paciente, de Roca Sales, na emergência em Taquari onde foi montada uma estrutura de UTI. Desde o dia 24 de fevereiro a UTI do hospital de Taquari está com 100% de ocupação. Nos leitos clínicos estão seis pacientes, todos de Taquari.
Até a tarde de ontem, o município registrava 2.688 casos de coronavírus, desde 30 de março de 2020, quando foi identificado o primeiro positivado para covid-19. Desses, 118 são ativos e 2522 estão recuperados. Há 797 monitorados e 50 suspeitos aguardando o resultado do exame.

Nesta sexta-feira inicia a vacinação para idosos com 72 anos ou mais

A Prefeitura de Taquari inicia, nesta sexta-feira, 19, a vacinação dos idosos com 72 anos ou mais contra o coronavírus. Como é feriado pelo dia do padroeiro São José, a aplicação das doses ocorrerá nos Postos de Saúde do bairro Colônia 20 e Central, das 8h às 17h. É obrigatório levar no momento da vacinação o CPF e um documento com foto. Para idosos de 72 e mais que não puderem comparecer nas unidades, é necessário fazer, por telefone, o agendamento da vacinação.
Nesta quinta-feira, 18 de março, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu a 8ª remessa de vacinas CoronaVac contra a Covid-19, com 9.650 doses. Essa fase é destinada a atingir o total de idosos de 75 a 79 anos, em primeira dose, trabalhadores da saúde em primeira dose, e socorristas bombeiros em primeira dose. A distribuição das doses aos municípios iniciou ontem.
Até a quarta-feira, 17, em Taquari, foram vacinadas 2.245 pessoas.

Sob bandeira preta, cogestão será retomada

O governador Eduardo Leite antecipou, nesta semana, que a bandeira preta será mantida no Estado na próxima semana, mas que os municípios poderão fazer a cogestão das medidas. Os protocolos de distanciamento da bandeira preta são os mais restritivos no mapa do distanciamento controlado e estão em vigência desde 22 de fevereiro. Com a cogestão, os prefeitos poderão flexibilizar algumas atividades, porém até o limite dos protocolos estabelecidos na bandeira vermelha. As medidas a serem adotadas pelos prefeitos deverão ser definidas de forma regional.
Em fevereiro, quando foi decretada a bandeira preta, a necessidade diária de leitos de UTI e clínicos, a mais, no estado, segundo o governador, era, em média, de 350. O número retrocedeu para cerca de 16 leitos a mais por dia. Além disso, a taxa de transmissão verificada em meados de fevereiro estava em torno de 2,35 e, agora, gira em torno de 1,4. “Parte das pessoas que ainda estão internadas infelizmente não resistirá, então, veremos um crescimento no número de óbitos nas próximas semanas, mas os dados da demanda de internações já demonstram a redução da circulação do vírus”, explicou Leite.
A definição da bandeira, que poderá dar fôlego à população no quesito econômico, está prevista para hoje e dependerá da redução efetiva do contágio e da demanda hospitalar até o final da semana, no Estado. “Se confirmarmos esse movimento, poderemos avaliar a retomada da cogestão, mantendo medidas extraordinárias de restrição, como a suspensão geral de atividades entre 20h e 5h aos finais de semana e intensa fiscalização contra aglomerações”,ressaltou Leite.
O retorno da cogestão regional é debatido com o Gabinete de Crise, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com representantes de associações regionais, em reunião prevista para esta sexta-feira, 19 de março.

 

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ