Na edição da semana passada, o Mistura Fina publicou uma nota sobre a não participação do vereador Ademir Fagundes (PDT) nas sessões do Legislativo de Taquari, destacando uma votação online, à qual ele faltou. Na sexta-feira, 12 de março, Ademir enviou uma mensagem por whatsapp para a reportagem do jornal O Fato. “Para teu conhecimento estou internado há vários dias, e não posso fazer uso do telefone.”
Na segunda-feira, 15 de março, foram buscados com Ademir os motivos da internação, no Hospital São José, em Taquari, e também a razão de suas faltas nas sessões do Legislativo neste ano. “Minha internação estava relacionada ao estresse, pouca alimentação, fraqueza, tive que fazer medicações”, contou o vereador. Sobre suas faltas, informou que em 14 de janeiro estava em viagem e em 5 de março estava hospitalizado. “Mas agora estou bem e meu trabalho continua sempre, atendendo às necessidades da população.” Falou também sobre ser o vereador mais votado no município em novembro de 2020. “Quanto a minha votação, 1059 votos, corresponde ao meu trabalho árduo sempre pensando nas pessoas.”
Presidente do Legislativo acredita que colega está bem
Conforme o presidente do Legislativo, Luís Porto (PT), os atestados de Ademir “estão dentro dos conformes”. Explicou que só atestados acima de 15 dias de um vereador permitem a chamada de um suplente, conforme regimento interno. “Atestado é um veredito do médico que está atestando. Não tem nós, da Câmara de Vereadores, nem o jurídico, diretoria ou presidência; um médico do trabalho que pode contestar, mas isso não tem na Câmara, nunca teve e é um custo bem maior. Em princípio, hoje (quarta) conversei com ele (Ademir) e ele está bem tranquilo, esteve até internado, como falou, mas bem tranquilo hoje e está firme e forte, não tem problema algum quanto a ele, achei ele muito bem e bem equilibrado “.
Zé Harry diz que o humano está em primeiro lugar
Na opinião do presidente do PDT de Taquari, Zé Harry Saraiva Dias, o ser humano está em primeiro lugar. “Se ele (Ademir) está com algum problema, tem que ser tratado e respeitado. Primeiro temos que cuidar das pessoas, depois das funções que elas representam”, salientou.
Situação na Prefeitura
Ademir Fagundes, além de vereador, também coordena e é motorista do setor de transporte da secretaria de Saúde do Município. De acordo com a Prefeitura, “ele esteve 12 dias de atestado, a contar do dia 4 de março, depois desse prazo, retornou ao trabalho.
Para Maneco, deve aumentar ritmo de vacinação
O presidente da Federação das Associações do Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), taquariense Maneco Hassen, divulgou nesta semana, em suas redes sociais e entrevistas, que os municípios estão se organizando para a compra de vacinas, em conjunto, se necessário, e a burocracia federal permitir. Anunciou a chegada, ontem, de 318 mil doses de vacinas a serem distribuídas aos municípios gaúchos, vindas do Governo Federal. “É uma boa notícia, mas que ainda não impõe o ritmo necessário para a vacinação. Apenas 5% da população brasileira foi vacinada até agora. É urgente acelerar e aumentar esses números e essa tem sido a nossa luta diária”, destaca o ex-prefeito de Taquari. Conforme Maneco, até o momento, quase que a totalidade das doses aplicadas no Brasil são do Instituto Butantan. “Que fabrica a vacina chinesa Coronavac. Nos próximos dias, o Instituto Fiocruz, de Brasília, também começará a produzir vacina. Um alento e que deve aumentar o ritmo da vacinação em todo o país.”
O Brasil é o quinto em vacinação no mundo
De acordo com informações do site Opera Mundi, atualizadas até 16 de março, o Brasil é o quinto país no mundo em número de vacinados contra a covid, num total de 12.68 milhões de pessoas imunizadas. Está atrás dos Estados Unidos, com 113.04 milhões de vacinados, China, 64.98 milhões, Índia, 37.14 milhões, Grã-Bretanha, 27.03 milhões.
Comparado a países com população equivalente ou superior a do Brasil, o país está em segundo lugar, considerando o percentual de vacinados em relação ao total da população, atrás apenas do Estados Unidos. Está à frente da China (4,51%/), da Índia (2,69%), Indonésia (2,41%) e da Rússia (5,36%), que tem vacina própria e exporta para o mundo inteiro.
No ranking mundial (englobando quase 200 países) da proporção de vacinados, o Brasil está em 18º lugar, com 5,97 % da população vacinada.
Atendimento médico deve ser logo procurado
O Mistura Fina recebeu a informação de que algumas pessoas estão procurando atendimento médico muitos dias depois do aparecimento de sintomas compatíveis com o do coronavírus. Quanto mais tempo se demorar, mais pode se agravar a situação. Nesta semana, uma pessoa procurou o hospital e teve que ser internada diretamente na UTI, tal qual era grave seu estado de saúde.
As autoridades sanitárias pedem que as pessoas procurem os postos de saúde imediatamente após o surgimento de qualquer sintoma, como febre, dor no corpo, dor de cabeça, tosse seca, perda do olfato, diarreia, entre outros.
Não esqueça o theatro!
As obras de revitalização do Theatro São João estão em fase final e a Sociedade Cultural de apoio ao tradicional espaço pede a colaboração da comunidade. Doações para obras complementares podem ser realizadas através da conta do Sicredi, agência 0119, conta 70 568-4. Mais informações pelo contato@theatrosaojoao.com.br e pelo telefone 981680000.