Principal / Geral / MP recebeu denúncia de propaganda irregular e captação ilícita de sufrágio

MP recebeu denúncia de propaganda irregular e captação ilícita de sufrágio

A realização do processo eleitoral teve a atuação dos órgãos e fiscalização, entre eles, o Ministério Público. Conforme o promotor de justiça eleitoral, Lucas Oliveira Machado, foi um trabalho intenso e extenso ao longo de todo o processo das eleições municipais, com atuação administrativa de orientação e fiscalização, com diversos pleitos acolhidos pela justiça eleitoral.

Desde o período de pré-campanha, o Ministério Público, conforme o promotor, promoveu uma forte atuação de função fiscal, tendo impugnado propagandas irregulares, as quais foram removidas, para garantir a igualdade de condições aos candidatos e, consequentemente, a lisura do pleito aos eleitores.
No último domingo, dia das eleições, o MP realizou fiscalização extensa. “Com o comparecimento pessoal em locais de votação para averiguar o regular transcurso e legitimidade da eleição, inclusive com o objetivo de verificar a observância às medidas sanitárias e distanciando controlado em razão da pandemia de Covid-19”, conta. Além disso, a fiscalização realizada no dia do pleito também objetiva apurar a ocorrência de eventuais crimes eleitorais, sobretudo boca de urna ou captação ilícita de sufrágio, propagandas irregulares, tendo sido promovida a orientação acerca de irregularidades observadas e, até mesmo, o uso do poder de polícia com remoção imediata quando não observadas as orientações. “Durante a realização das eleições municipais, a Promotoria de Justiça permaneceu aberta para facilitar o recebimento de denúncias. Foram recebidas denúncias de propaganda irregular, as quais foram imediatamente apuradas e solvidas, mediante a ida ao local indicado. Também, houve o recebimento de denúncia de captação ilícita de sufrágio, a qual ainda está sendo apurada pelo Ministério Público e, caso confirmada a irregularidade, poderá ensejar o ajuizamento da respectiva ação eleitoral.”
Mesmo com o encerramento da votação, o trabalho do Ministério Público segue em andamento. “No sentido de verificar se durante o curso do processo eleitoral houve o uso de algum subterfúgio ilícito ou favorecimento de determinado candidato eleito, notadamente os que possam caracterizar abuso de poder econômico ou político. Assim, no período pós-eleições, ainda cabe ao Ministério Público manejar ações judiciais eleitorais para evitar a realização da diplomação ou para impugná-la, quando já realizada”, afirma o promotor.
Ele destaca a atuação do MP em relação à expectativa da comunidade. “Diante de todas as atividades que se pode desenvolver ao longo do processo eleitoral, acredita-se que o trabalho esperado pela comunidade tenha sido efetivamente entregue pelo Ministério Público eleitoral, o que foi possível também graças à parceria com a Brigada Militar e atuação tempestiva do Poder Judiciário local. Havia uma apreensão de nossa parte, por conta da situação peculiar vivenciada, mas cumpre parabenizar os cidadãos de Taquari e Tabaí pela forma tranquila com a qual exerceram sua cidadania, devendo prosseguir agora com a fiscalização do trabalho dos candidatos eleitos, podendo sempre procurar o Ministério Público para reportar eventuais irregularidades que tomem conhecimento, como forma de manter contínuo esse exercício de cidadania.”

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ