Faleceu, no final da manhã da quarta-feira, 28 de outubro, no Hospital Mãe de Deus, o ex-prefeito de Taquari, Ivo dos Santos Lautert, aos 68 anos, em decorrência de insuficiência respiratória.
Nascido em 14 de maio de 1952, em Taquari, era filho de Carlos Lautert e Alice dos Santos Lautert, e irmão de Noemi, Wilson, Nilda (falecida bebê), José, Maria, Paulo e Carlos. Casado com Tânia Maria Porn Lautert, há 46 anos, tiveram os filhos Andreia, Marcela e Maciel. Deixa ainda a nora, Shirlei, e o neto Gustavo.
Filiado ao PDT, era membro titular do diretório estadual. Foi secretário municipal da Educação de Taquari na década de 1990. Em 1999, concorreu nas eleições municipais e elegeu-se vereador, com 372 votos, para a legislatura 2000/2004, sendo presidente da Câmara de Vereadores no último ano. Ainda em 2004, concorreu a vice-prefeito na chapa com Renato Baptista dos Santos (PP). Ficaram em segundo, mas assumiram o Executivo em junho de 2006, após cassação do mandato do prefeito, até 2008. Neste ano, concorreu a prefeito e foi eleito com 5.542 votos, tendo Gilberto Coutinho (PP) como vice-prefeito, para a gestão 2009/20012. Entre suas obras, uma das mais importantes foi a compra, em outubro de 2009, do prédio do Hospital São José, no valor de R$ 2 milhões, pagos em oito anos à Sociedade Educação e Caridade, da congregação Imaculado Coração de Maria.
Em 2012, presidiu a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), entidade que visa a fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios.
Dedicado ao magistério, lecionou e foi diretor na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Porfírio de Menezes Costa, na década de 1990. Atuou como assessor de gabinete da Secretaria Estadual da Educação, em 2015, e como assessor técnico na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 2014.
Apaixonado por futebol, era torcedor do Grêmio, de Porto Alegre, e do Juventude, time da localidade do Rincão São José, de Taquari, atuando para a fundação, em 1980, junto de outros, desde o encaminhamento burocrático, com a criação do estatuto, até a construção da estrutura, como a sede e o alambrado, fosse angariando os recursos para financiar as obras, como colocando a mão na massa, sentando os tijolos. Foi presidente do clube esportivo de 2000 a 2002.
Associado há 13 anos no Lions Clube de Taquari, presidiu-o no ano leonístico 2009/2010.
A Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura de Taquari decretaram luto oficial de três dias. O velório foi realizado, na quinta-feira, 29 de outubro, no Centro Administrativo Municipal, e o sepultamento ocorreu, à tarde, no Cemitério Municipal.
Além disso, verifique
Construção de nova ponte do Capão deve começar em 20 dias
A administração municipal informou que a construção da nova ponte do Capão, que liga o ...