Principal / Geral / Menos da metade das crianças recebeu a vacina contra a poliomielite

Menos da metade das crianças recebeu a vacina contra a poliomielite

A campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, deve ser encerrada nesta sexta-feira, 30 de outubro, e Taquari não conseguiu imunizar nem a metade das crianças do público-alvo.
Destinadas a pequenos de um ano a cinco anos incompletos (4 anos, 11meses e 30dias) dados até o meio-dia da quarta-feira, 28, mostram que apenas 47,09% da meta foi atingida. Ou seja, das 1.287 crianças nesta faixa etária, 600 foram imunizadas. A paralisia infantil é uma doença contagiosa, causada por um vírus que pode ocorrer em crianças e adultos, provocando a perda dos movimentos, em geral do membros inferiores (pernas).
Taquari ocupa a antepenúltima posição entre os 37 municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) na imunização contra a pólio, atrás de Estrela, com 32,93% de cobertura do público-alvo,  e Cruzeiro do Sul, com 39,83%. Lajeado vacinou 57,60% e também não atingiu a meta mínima preconizada pelo Ministério da Saúde, de 95%. Apenas oito municípios alcançaram a meta de 100%: São Valentim do Sul, Capitão, Pouso Novo, Poço das Antas, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Bom Retiro do Sul e Imigrante.
Para ampliar o alcance da campanha de imunização, a secretaria municipal da Saúde de Taquari intensificou algumas ações no município, disponibilizando, nesta semana, doses em todas as unidades de saúde; fazendo a aplicação da vacina no Loteamento Junior na terça-feira, 27, e abrindo a unidade do bairro Leo Alvim Faller no último sábado. Para o próximo final de semana, haverá uma equipe de vacinação na Praça da Bandeira para imunizar quem passa pelo local, seja a pé ou de carro, na modalidade drive-thru, das 9h às 12horas e das 13h às 17horas.
Entre os motivos para um percentual tão baixo de imunizados contra a paralisia infantil, estão a pandemia de coronavírus e a suspensão das aulas, além das notícias falsas e a desinformação. Com a pandemia, técnicos da Saúde acreditam que a população está com receio de ir até as salas de vacina. A suspensão das aulas, principalmente nas creches, reduziu o alcance do serviço de saúde, pelo menos em Taquari, que antes ia até as escolas e distribuía as gotinhas.

Outras vacinas também com baixa cobertura

Durante o mês de outubro, além da vacinação da poliomielite, ocorre a multivacinação, ou seja, campanha para atualização das demais vacinas do calendário nacional de imunizações.
Em Taquari, como ocorre no país, os percentuais de vacinação vêm caindo. Dados de janeiro a 28 de outubro de 2020,  mostram que foram aplicadas 7.838 doses de vacinas. No mesmo período de 2019 foram 8.115 doses.
A cobertura da DTPa (Difteria, tétano e coqueluche – tríplice bacteriana acelular) está em 41,28%, o mais baixo entre as vacinas disponibilizadas no Programa Nacional de Imunização (PNI), do nascimento aos 19 anos. As doses são aplicadas aos 2, 4 e seis meses. No ano passado, já foi registrado um percentual baixo, 46,5% de imunizados do público-alvo.
Outra vacina que está com baixa cobertura é a do sarampo, que já foi considerado erradicado no Brasil, em 2016, mas que voltou a registrar casos em 2018 e já causou sete mortes neste ano no país. Em Taquari, em 2019, foram 82,31% do público-alvo imunizado com a Tetra Viral, que atua contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR) combinada à varicela. Em 2020, faltando dois meses para encerrar o ano, a cobertura está em 64,07%.

Unidade do Leo Alvim Faller segue sem sala de vacina

A Unidade de Saúde do bairro Leo Alvim Faller segue sem sala de vacina. Ainda é necessário adquirir a geladeira para armazenar as doses e é preciso capacitar o profissional que atuará na sala de vacina. Conforme a coordenadora da atenção básica, enfermeira Andreia Oliveira, a previsão era de colocar em funcionamento no início deste ano, mas em decorrência da pandemia, os profissionais foram remanejados para atender a demanda do coronavírus e não foi possível capacitar a vacinadora. Ela explica que para trabalhar nesta função é necessário um perfil adequado o que é difícil de encontrar, além de estar bem preparado. Uma pessoa chegou a ser contratada, treinada, mas não ficou na rede de assistência.  A previsão é para março de 2022. A sala de vacina da unidade está desativada desde janeiro de 2017.   Em Taquari, há salas de vacina apenas nas unidades dos  bairros Colônia 20, Central e Praia.
As vacinas são fornecidas pelo Governo do Estado e, em alguns períodos, ocorre indisponibilidade nas unidades.

Ações para elevar índices da vacinação contra poliomielite:

1- Carro de som nas ruas para mobilização da população.
2- Vacinação no Esf  Léo Alvim Faller, em 24 de outubro, sábado, para a  comunidade local .
3- Vacinação de 26 a 30 de outubro em todos os postos.
4- Busca ativa nos bairros de forma individual .
5- Ações em algumas áreas específicas (vacinação extra muros), como na sede do Loteamento Junior, na tarde da terça-feira, 27 de outubro.
6- Drive Thru na Praça da Bandeira, no dia 31 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

“É preciso ter as coberturas vacinais altas para proteger a coletividade”

A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm)lançou, em junho, a campanha “Vacinação em dia, mesmo na pandemia”, para conscientizar especialistas e o público em geral sobre a importância de não adiar a vacinação por causa do novo coronavírus.
No site https://sbim.org.br/acoes/vacinacao-em-dia há mais informações sobre a importância da vacinação.
O presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIm) , Juarez Cunha, diz que a pandemia de coronavírus contribuiu para uma queda maior nas coberturas vacinais,  já  observada  há alguns anos no Brasil. O medo das pessoas de irem até as unidades de saúde e a orientação de isolamento e distanciamento social impactaram mais negativamente nas coberturas que já estavam ruins. “Todas as sociedades científicas, a sociedade de pediatria, Unicef, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS), têm chamado a atenção, porque não está acontecendo só no Brasil, ocorre em outros países por causa da pandemia, dos riscos que a gente está ocorrendo, em especial, com as doenças que podem ser evitadas por vacinas seguras, eficazes e gratuitas. Temos que estimular a população a levar os seus filhos a se vacinarem  na campanha de pólio oral e de multivacinação, para crianças e adolescentes até 15 anos. É preciso ter as coberturas vacinais altas para proteger a coletividade”, destaca. Ele salienta que as unidades de saúde estão preparadas para receber a todos com segurança e o recomendado é que as pessoas usem máscara, façam a lavagem de mãos e o uso do álcool em gel e evitem aglomerações.
O presidente da SBIm alerta para o risco da reintrodução de doenças eliminadas e o retorno de várias outras controladas, como o sarampo. O Brasil recebeu, em 2016, o certificado de eliminação da doença, mas, em 2018, foram notificados novos casos, que continuam acontecendo. Em 2020, são mais de dois mil casos da doença no país e sete óbitos. “O que aconteceu com o sarampo pode acontecer com qualquer outro, inclusive com a pólio.”
O fato de as gerações mais recentes estarem  há muito anos sem ver ocorrências dessas doenças gera uma falsa sensação de segurança. “Apesar de o último caso de pólio ter sido registrado apenas em 1989, é um dos motivos para as baixas coberturas, essa sensação de segurança que as pessoas têm porque são doenças que os jovens, os pais de 20 a 40 anos não viram, não conheceram, porque não fez parte da vida deles, mas exatamente porque a vacina conseguiu eliminá-las”, destaca.
Cunha considera a cobertura de 40% de imunizados muito baixa. “Significa que de cada 10 crianças, só quatro estão com a vacina pólio aplicada na campanha ou em dia.”
Outro motivo  para a queda na cobertura são a desinformação e fake news (notícias falsas). Estudo realizado pela SBIm, no ano passado, mostrou que, de cada 10 brasileiros, sete acreditam em informações falsas sobre vacinas. “E, infelizmente, agora em 2020, com o assunto que está sempre circulando em relação à vacina de covid-19, isso tem levado a uma desconfiança cada vez maior da população. Temos notícias que acabam se tornando mais de questionamento, embate, mais política do que científica e isso não vai atrapalhar só as prováveis vacinas de covid-19, mas também as coberturas atuais de vacinas que a gente já usa há 30, 40 ou 50 anos, que são seguras e eficazes”, afirma.
As vacinas Programa Nacional de Imunização, destaca Cunha, já foram demonstradas com segurança e eficácia. “Vacina é essencial. Não podemos correr o risco de impactar a nossa rede de saúde, já bastante impactada pela covid-19, com outras situações que podem ser prevenidas.” Ele alerta também para o impacto que poderá ocorrer com a volta às aulas, o que aumenta a possibilidade de doenças que estavam mais controladas, até pelo isolamento, retornarem. “Não é só covid-19 que a gente tem que se preocupar, tem que se preocupar com tudo.”

O que é a paralisia infantil ou poliomielite  

É uma doença contagiosa,causada por um vírus, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ