Principal / Segurança / Polícia Civil prende 12 pessoas acusadas de tráfico na região

Polícia Civil prende 12 pessoas acusadas de tráfico na região

Na manhã da sexta-feira, 9 de outubro, a Polícia Civil deflagrou uma grande operação na região, com o  objetivo de desarticular organização criminosa com atuação principalmente nos municípios de Bom Retiro do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Torres e Florianópolis/SC. Foram presos 11 homens e uma mulher nos três municípios da região e em Florianópolis, onde estava o homem considerado o responsável pelo fornecimento das drogas.

A operação levou o nome de Godfather , padrinho em inglês.    Isso porque, segundo o delegado Dinarte Marshall Júnior, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Padrinho era forma como era chamado o chefe da organização criminosa. Ele comandaria o tráfico de maconha e drogas sintéticas nestes municípios e seria integrante de uma facção originada na Capital do Estado e com forte atuação no Vale do Taquari. “Inclusive ordenando a maioria dos homicídios que aqui são praticados”, disse o delegado.
Foram apreendidos cerca de R$ 8.000,00 em dinheiro, um veículo, um fuzill calibre 5,56, duas espingardas calibre 12 e 24 e aparelhos celulares.
Um homem e uma mulher foram presos em flagrante. Outros 10 homens, alvos da operação, foram presos preventivamente. Eles foram encaminhados ao Presídio de Lajeado.

As investigações

A Dacro informou que iniciou as investigações em março deste ano e contou com apoio das Delegacias de Teutônia, Bom Retiro e Venâncio Aires na identificação dos alvos e colheita de provas. De acordo com a Polícia Civil, o fornecedor da organização transportava cerca de 400kg de maconha a cada remessa e distribuía 100kg para o Vale do Taquari. A estimativa é de que a quadrilha movimentasse R$ 800 mil por ano na região e era a responsável pela maior parte das drogas sintéticas.
O grupo utilizaria serviços de táxi, motoristas de aplicativo e motoboys para o transporte dos ilícitos e do dinheiro proveniente das vendas. “Apurou-se que o chefe do tráfico na região e o fornecedor da droga utilizavam movimentação financeira na rede bancária oficial e a aquisição de bens móveis como carros e também imóveis, o que caracteriza a lavagem de dinheiro. Estamos certos de que operação desarticulou bem estruturada organização criminosa que atuava desde o ano de 2018 na região, explorando a venda de entorpecentes e realizando a ocultação e dissimulação dos valores obtidos por meios ilícitos. Há relatos de usuários de que as dívidas de drogas eram cobradas com extrema violência pelos gerentes do tráfico, utilizando intimidação com armas de fogo e agressões. No município de Bom Retiro do Sul, houve um usuário que se suicidou após violentas cobranças de dívidas por um dos vendedores de drogas, tendo isso sido relatado por pessoas próximas deste usuário”, disse o delegado Dinarte.
A Draco considera que o fornecedor do grupo seja um homem de 36 anos, natural de Venâncio Aires, preso no litoral catarinense.
A ação policial contou com a cooperação de mais de 150 policiais e empregou 48 viaturas, sendo 14 Delegados e 120 Agentes da Polícia Civil, 17 Policiais Militares, dois Policiais Rodoviários Federais e seis cães de faro.

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ