Duas semanas após o anúncio da reabertura das agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em Taquari o serviço segue sem atendimento presencial.
No dia 14 de setembro, o INSS iniciou, no país, a retomada gradual do atendimento presencial, após mais de cinco meses de atendimento remoto, para segurados agendados, priorizando, nesta primeira fase, a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
Quem vai à Agência de Taquari em busca de informação encontra a porta fechada, com cartazes indicando os números dos telefones do plantão da agência local ou do nacional para solicitação dos segurados.
A demora na retomada do atendimento causa problemas para muitos segurados.
O metalúrgico Paulo Renato dos Santos, 61 anos, precisava agendar uma nova perícia para continuidade do seu benefício no mês de abril. Com a suspensão das atividades presenciais, encaminhou o laudo médico pelo aplicativo do Meu INSS, mas não conseguiu a antecipação do benefício. Hospitalizado há cerca de duas semanas, ele aguarda a alta hospitalar e reabertura da agência do INSS em Taquari para tentar nova perícia. “Sem o meu pagamento, a renda de toda minha família está comprometida”, contou.
O que diz o INSS
Através da assessoria de imprensa, o INSS informou que a agência de Taquari não está aberta para o atendimento presencial porque, do total de três servidores, dois estão enquadrados no grupo de risco, inclusive o gerente da unidade. “A previsão de abertura será somente quando o Governo Federal, representado pelo Ministério da Saúde, alterar as regras dos cidadãos que compõem o Grupo de Risco relacionado à Covid-19.”