Principal / Geral / Depois de duas cheias no Rio Taquari, Prefeitura decreta situação de emergência

Depois de duas cheias no Rio Taquari, Prefeitura decreta situação de emergência

A cheia histórica do Rio Taquari, a maior dos últimos 64 anos, atingiu o pico máximo no fim da noite da quinta-feira, 9 de julho. O nível das águas chegou a 11 metros e 40 centímetros. Segundo a Prefeitura, foram atendidas 114 famílias, totalizando 456 pessoas atingidas pelas inundações. Durante o final de semana, a maior parte das famílias pôde voltar para a casa, mas uma nova cheia impediu que os moradores das áreas mais próximas ao rio conseguissem retornar.
Ainda no domingo, o nível do rio começou a elevar-se novamente. Na segunda-feira, atingiu o pico de 8 metros e 52 centímetros e inundou novamente a rua Franklin Praia Filho, deixando cinco famílias desabrigadas e nove alojadas na casa de familiares.
A Prefeitura informou que distribuiu mais de cem cestas básicas entre os atingidos pela cheia. Doações de entidades e comunidade também foram encaminhadas aos ribeirinhos. Ainda são necessários donativos, que podem ser encaminhados à Assistência Social do município.
Os prejuízos deixados pela cheia fizeram com quem a administração municipal decretasse situação de emergência. Com a publicação, a Prefeitura pode mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Recuperação de estrada na Beira do Rio deve custar mais de R$ 200 mil

GERAL - EnchenteUma das principais localidades prejudicadas pelas inundações foi a Beira do Rio. Diversos trechos da estrada ficaram comprometidos e, no ponto mais crítico, abriu-se uma fenda de cerca de um metro de profundidade em meio à estrada e boa parte da pista desmoronou.
Segundo o prefeito Maneco, a obra de recuperação da via deve custar mais de R$ 200 mil. Outra opção para diminuir o valor seria o desvio da estrada, no entanto, é preciso utilizar terras particulares para a obra.
O morador do Rincão São José, João Luís Silva, 52 anos, decidiu ir de moto até a região, na tarde da última quarta-feira, para conferir os estragos da cheia e acabou empenhado em um grande buraco que se abriu no acesso a uma propriedade rural, nas proximidades do ponto de desmoronamento. “Eu ia passar por dentro da água, mas daí pensei em ir pela beiradinha e  , mesmo assim , acabei caindo naquele buracão. Peguei uma taquara para medir, são uns dois metros”, disse, surpreso com o que via.
Nesta semana, a Prefeitura já trabalhava na desobstrução de trechos da estrada. Segundo o vice-prefeito André Brito, está sendo elaborado projeto para recuperação do ponto de desmoronamento, no entanto, a Prefeitura quer cobrar do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer) a realização da obra, já que, segundo a administração municipal, a via é de domínio do Governo do Estado.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ