Principal / Geral / Vigilância Estadual detectou situações da rotina que devem ser corrigidas em 10 dias

Vigilância Estadual detectou situações da rotina que devem ser corrigidas em 10 dias

Uma ação de rotina do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, realizada na terça-feira, 24 de julho, no hospital São José, em Taquari, interditou temporariamente o bloco cirúrgico da instituição e a sala do Centro de Material e Esterilização (CME).

Conforme o titular da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ramon Zuchetti, foram identificadas situações de rotina do trabalho que precisam ser corrigidas, entre elas, o uso de um mesmo acesso no CME para a entrada de material sujo e saída do limpo. “Tem que ter um fluxo, entrar com o material sujo por um lado e o material limpo sair pelo outro lado. Não pode usar o mesmo acesso. São situações de rotina, que a solução não é complicada”, diz. O coordenador não citou outras situações que geraram a interdição, segundo ele, porque o relatório da vigilância sanitária não está concluído.
Em consequência dessas inconformidades, o bloco cirúrgico não pode ser utilizado durante 10 dias para que os ajustes sejam feitos e ocorra nova vistoria. “É mais por uma medida cautelar que qualquer outra situação. São rotinas do dia a dia que precisam estar formalizadas. Por isso que se interditou”, explica.
O demais serviços do hospital, como emergência e internações, continuam funcionando.

O Inapp pronunciou-se sobre esta situação através de nota

“A recente interdição dos setores de Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e Centro de Materiais Esterilizados do hospital pela Vigilância Sanitária, ressalvada a situação de procedimento emergencial “necessário para salvar a vida do paciente”, no que tange a questões de ordem operacional, o INAPP está trabalhando de forma assídua para total resolução das causas da interdição (mediante auditoria interna); quanto aos aspectos de ordem estrutural, a prefeitura já foi informada acerca do teor da fiscalização da Vigilância Sanitária e das adequações necessárias, bem como da necessidade de referenciar os pacientes para unidades hospitalares competentes de modo que a população não fique desassistida. Frisa-se que os demais setores e serviços do hospital seguem funcionando normalmente. Por fim, salienta-se que o INAPP vem trabalhando em conjunto com a prefeitura para solucionar a situação e o mais breve possível retomar a integralidade dos serviços no hospital São José”.
Pedro Dinarte Faleiro
DIRETOR PRESIDENTE

Inaap ainda não está realizando partos

Embora tenha sido prometido para o dia 1º de junho, o Instituto Núcleo de Apoio às Políticas Públicas (Inaap), que administra o Hospital São José, de Taquari, ainda não está realizando partos na instituição. Em maio, quando assumiu a casa de saúde, o Inapp anunciou que tinha a equipe médica para iniciar o trabalho de obstetrícia no mês seguinte.

Entretanto, conforme o administrador, Fernando Vegner, que assumiu em meados de junho, naquela ocasião o instituto tinha uma médica para realizar o serviço. O administrador da época teria feito uma proposta ao obstetra, mas as negociações não tiveram andamento. Agora, segundo Vegner, outros três obstetras estariam finalizando a negociação.
Ainda, para realizar o trabalho foi necessário comprar equipamentos para estruturar o serviço. A licitação foi realizada no dia 27 de junho, porém houve impugnação por parte de uma empresa. “Foi feito o projeto de materiais de retaguarda de UTI”, disse. O valor do investimento dos equipamentos é de R$ 250 mil feito pela prefeitura de Taquari. “Daria para começar sem estes aparelhos, mas se hoje tem estas tecnologias, seria começar errado. Se o prefeito disponibilizou verba para isso, fez investimento, não há por que a gente não começar da forma correta”, salienta.
O Inapp anunciou, na semana passada, que o médico pediatra Clóvis Antônio de Matos Souza iniciou o atendimento pelo sobreaviso, na quarta-feira, 18 de julho. “Não havia plantão pediátrico”.
A nova previsão de início da realização dos partos é para agosto. “Até fechar a questão da tecnologia, vamos ter os obstetras. A primeira questão era a falta de pediatra, porque não se fazem mais partos sem o pediatra presente. Ter a equipe toda é uma das preocupações. A ideia é até o final do mês ter os outros obstetras”.

“O Inaap é responsável e não brinca com vidas”

O Inapp assumiu a administração do hospital em 11 de maio, por seis meses, substituindo emergencialmente, o Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV). Por ser um contrato emergencial, a prefeitura está encaminhando o processo de licitação para que uma instituição assuma a administração da casa de saúde por um tempo maior. Antes de assumir, o Inapp comprometeu-se em oferecer o serviço de obstetrícia.
Questionado por O Fato Novo se o atraso no início poderá comprometer o projeto do Inapp de continuar administrando a casa de saúde, o administrador Fernando Vegner diz: “Pode contar como ponto negativo num primeiro momento, dependendo do ponto de vista que for avaliar. Vai começar a nascer taquariense a partir do momento que houver a infraestrutura e recursos humanos contratados e treinados e equipe médica, com tudo certo. O Inaap é responsável e não brinca com vidas. Nós seremos irresponsáveis em aceitar um parto, precisar um equipamento e não ter. Olhando por este lado, não conta. Depende de quem vai avaliar”, diz.
Ele diz que o Inapp quer manter os contratos no Rio Grande do Sul, onde está a sede (os demais são em São Paulo) e que o hospital de Taquari, que foi o primeiro assumido pelo Inapp, servirá de case de sucesso.
Ele diz ainda que, desde que assumiram a instituição, houve o treinamento dos setores e a informatização dos serviços. “Hoje em dia trabalhar sem sistema de gestão é impossível. Praticamente todos os setores foram treinados. Agora serão cadastrados todos os medicamentos”, salienta.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ