Principal / Geral / Maneco é empossado presidente da Famurs

Maneco é empossado presidente da Famurs

Um ato histórico para Taquari foi realizado na noite da última quarta-feira, no auditório da Prefeitura. Chefe do Executivo municipal desde 2013, Maneco Hassen foi empossado presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A entidade representa os 497 municípios do estado e, pela primeira vez, terá um taquariense no comando.

A solenidade de posse ocorreu no município, e não na sede da Famurs, em Porto Alegre, em decorrência dos protocolos de saúde e decretos estaduais relativos à pandemia de Covid-19. Restrita, a cerimônia pôde ser acompanhada ao vivo pela internet, através das redes sociais da Famurs.
Maneco recebeu o cargo do prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire. A gestão segue até julho de 2021, encerrando o rodízio de legendas desta legislatura, conforme acordo firmado entre os partidos com maior número de prefeitos eleitos no estado. Maneco foi eleito para o cargo em maio deste ano, com 270 votos. Já no ano passado, ele havia vencido a eleição interna do PT para escolher o representante da sigla na diretoria da Famurs.
Em seu discurso, Maneco destacou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo presidente anterior, com diálogo,  responsabilidade  e firmeza na defesa dos interesses coletivos. Segundo o novo presidente, o momento difícil enfrentado pelos municípios, assolados pela estiagem do início do ano, cheias atuais e toda a crise gerada pelo novo coronavírus, exigem união, ainda mais com a realização da eleição municipal, que, para a Famurs, não deveria ocorrer em 2020. “Esta crise também nos trouxe o retrato de quanto os municípios brasileiros sofrem pelas dificuldades que são impostas pelo governo federal e pelos governos estaduais, que têm cada vez menos responsabilidades e mais recursos. A crise expôs isso de maneira transparente para todos,  porque  , neste momento, quem está na linha de frente são os prefeitos e prefeitas, com as suas ações e diversidades, trabalhando 24h por dia para superar o maior desafio imposto a gestores públicos, especialmente municipais, nas últimas décadas. São os prefeitos que recebem na porta da sua casa as demandas que o governo do estado e governo federal não cumprem”, afirmou o presidente empossado.
Maneco também relatou que um dos pilares de sua gestão será o diálogo com o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. O objetivo é disseminar conhecimento sobre diferentes assuntos da gestão pública e, através da orientação, evitar possíveis punições e apontamentos pelos órgãos às Prefeituras. “Porque os prefeitos, em sua absoluta maioria, quando erram, erram procurando acertar”, considerou Maneco, que encerrou seu discurso agradecendo aos familiares, colegas da Prefeitura e partidários pelo apoio durante a gestão municipal e caminhada na Famurs. Outras pautas da nova gestão são a busca de soluções dos problemas municipais com o uso de tecnologia; o diálogo com os cidadãos gaúchos para  encontrar  a melhor solução para temas diversos; qualificação do atendimento dos colaboradores; renovação da Escola de Gestão Pública da Famurs  e ampliação de ações conjuntas com os demais poderes e entidades do RS.
A solenidade contou ainda com manifestações de diversas autoridades, através de vídeos, como do Governador do Estado, Eduardo Leite, presidente do TCE/RS, Estilac Xavier, defensor-público geral do estado, Antônio Flávio de Oliveira, procurador-geral do estado, Fabiano Dallazen, presidente do Tribunal de Justiça do RS, Voltaire de Lima Moraes, e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo. O governador Eduardo Leite declarou, em seu pronunciamento, ser municipalista e lembrou que já exerceu o cargo de prefeito e conhece os desafios de administrar um município. “Eu tenho procurado ao máximo dialogar com os prefeitos, desde o início da gestão, e a Famurs tem sido parceira importante em várias ações do governo”, declarou, ressaltando que a principal parceria foi para resolver o passivo na área da saúde, deixado  por governos anteriores e que somava mais de R$ 1 bilhão, entre dívidas com hospitais, municípios e fornecedores. “Eu tenho a convicção  de  que agora, na gestão do prefeito Maneco, nós vamos seguir atuando juntos em iniciativas que beneficiem os gaúchos. Vamos continuar sendo parceiros dos municípios, dialogando e ouvindo as reivindicações, porque agora, mais do que nunca, é importante nós fortalecermos a nossa relação para enfrentarmos essa situação”, afirmou o governador.
Maneco também recebeu homenagem de colegas do PT, como os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra, senador Paulo Paim e deputado federal Paulo Pimenta.
Esta é a segunda vez que um prefeito do Vale do Taquari chega à presidência da Famurs. O primeiro a conseguir o feito foi Humberto José Chilttó, de Muçum, entre os anos de 1989 e 1991,

Live solidária com César de Oliveira e Rogério Melo

Após a solenidade de posse, os cantores tradicionalistas César de Oliveira e Rogério Melo realizaram live solidária. O objetivo da Famurs com a transmissão foi arrecadar recursos para criação de 80 leitos de UTI para Covid-19 no Hospital da Santa Casa.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ