A geração de emprego e a produção primária em Taquari serão impulsionadas em 2021. Dois aviários são construídos em Amoras e devem gerar, juntos, quase 60 empregos no município. A Prefeitura, que concedeu incentivos para os empreendimentos, também estima aumentar a arrecadação municipal com o retorno de ICMS.
Uma das granjas fica em 96 hectares às margens da RSC-287. O local pertence à empresa Laboratórios Larrasa Antoneli Produção de Ovos e contará com 35 residências para moradia de funcionários e 48 galpões, divididos em seis áreas interligadas. O empreendimento recebe como incentivo fiscal da Prefeitura a redução de 50% de retorno de ICMS ao município por 20 anos. Em contrapartida, compromete -se em gerar 50 empregos diretos. A obra está na fase da construção de moradias.
O segundo aviário fica na estrada principal de Amoras e terá quatro pavilhões, medindo 180m x 14m, barreira sanitária, composteiras ou roto- acelerador, depósito de maravalha e materiais diversos, casas de moradia para funcionários, casa de gerador e outros. A capacidade de produção será de 11 milhões de ovos por ano. O incentivo da Prefeitura se dará na execução de terraplanagem de 220m x 130m, abertura e melhoria dos acessos, perfuração de poço artesiano, rede de energia elétrica e demais infraestruturas. A terraplanagem é finalizada e o produtor Álvaro Trombini, proprietário do empreendimento, deverá iniciar a construção dos pavilhões na próxima semana. A expectativa é de que o empreendimento gere retorno de ICMS de R$ 50 mil anuais ao município e seis empregos diretos.
Para o prefeito Maneco, os empreendimentos estão sendo atraídos para o município graças às políticas de incentivo, à gestão econômica e ao planejamento realizado. “Entendemos que o incentivo é importante para alavancar a produção da empresa e permitir seu crescimento, além de estimular o desenvolvimento econômico, gerando renda e empregos, tão necessários em nosso município”.
Os dois empreendimentos devem estar em atividades no próximo ano.