Principal / Região / BOM RETIRO DO SUL: Projeto de hortas comunitárias é iniciado em Bom Retiro do Sul

BOM RETIRO DO SUL: Projeto de hortas comunitárias é iniciado em Bom Retiro do Sul

O Projeto de Hortas Comunitárias, uma iniciativa do Município de Bom Retiro do Sul, teve início no mês de maio e vem sendo desenvolvido desde então em encontros regulares. O projeto tem por objetivo inicial minimizar os problemas de fome e miséria, agravados ainda mais pela pandemia do coronavírus.
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, o projeto está dividido em duas etapas: a primeira contempla a implantação de hortas nos espaços urbanos, e a segunda, mais abrangente, visa ao aumento da produção de hortaliças pelos produtores rurais de Bom Retiro do Sul.
Segundo o coordenador do projeto, Carlos Henrique Dullius, a ideia de implantar hortas comunitárias na cidade e aumentar a produção junto aos produtores rurais vai diretamente ao encontro de um cenário muito promissor no período pós-pandemia.
“A produção de alimentos não parou e é o carro chefe do Brasil e também da nossa região. Temos que aproveitar este momento de dificuldades e identificar caminhos pelos quais poderemos alavancar o desenvolvimento”, destacou Dullius.
Ele acrescenta que a ideia do projeto surgiu após um estudo, realizado por ele, dos aspectos culturais do Município. “No passado já tínhamos, por exemplo, a produção de frutas cítricas no nosso município e, com o tempo, perdemos essa atividade. É importante saber o que aconteceu. O que inviabilizou a citricultura em nosso município sendo que o mercado dos citros cresce a cada ano?”, ponderou.
O projeto de hortas comunitárias é coordenado pelo Município e tem o apoio também de parceiros, como a Unifrater, responsável pelo treinamento junto das famílias que aprendem desde o plantio da semente, o preparo dos canteiros e o controle de pragas e doenças. A Emater/RS-Ascar é parceira no auxílio com todo o suporte técnico necessário, e o SEBRAE, que dará suporte necessário para a comercialização dos produtos produzidos nas hortas.
“Nesta primeira etapa, temos como público alvo as famílias vulneráveis, que necessitam de alimentos e uma ocupação. Também temos uma grande procura por pessoas que não estão em situação de vulnerabilidade e isto é fácil de entender. Independente da pandemia, as pessoas já estavam buscando por alimentos mais saudáveis, cujo interesse cresceu em todo o mundo, ainda mais neste momento. Uma horta, além de proporcionar alimentos saudáveis, faz bem para o meio ambiente e faz bem para a mente. Hoje, muito se sabe sobre os benefícios de uma horta para a saúde mental e para a educação das nossas crianças”, acrescentou o coordenador do projeto.
Em breve o projeto das hortas comunitárias será ampliado. Os munícipes que tiverem interesse em participar ou conhecer mais sobre a ação podem entrar em contato com a coordenação pelo e-mail cultura@bomretirodosul.rs.gov.br ou pelo telefone 3766-1255.

Além disso, verifique

TRIUNFO: Homem de 47 anos é morto por vários disparos de arma de fogo

A Brigada Militar, através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), durante a noite ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ