Principal / Geral / Casa de Davi conclui obras necessárias para funcionamento

Casa de Davi conclui obras necessárias para funcionamento

Começa a sair do papel um projeto de quase dois anos, para tratamento de dependentes químicos no município. Com ajuda de empresários e comunidade local, a Casa de Recuperação Congregação de Davi, que já possui sede em Triunfo, concluiu as obras necessárias para o início das atividades em Taquari. A comunidade aguarda vistoria da vigilância sanitária e concessão de alvará para começar os trabalhos.
Segundo o presidente e fundador da Casa de Davi, Marcelo Leandro Pereira de Souza, além de protocolar o pedido de vistoria da vigilância sanitária, a comunidade já recebeu alvarás dos Bombeiros e de dedetização, os primeiros necessários. “Construímos um prédio que, de acordo com a resolução das comunidades terapêuticas, é necessário para podermos começar a trabalhar. Tem refeitório, cozinha, alojamento, salas de multiuso, capela e sala para atendimento médico e psicológico “, informou.
A construção tem cerca de 200 metros quadrados e está situada no Rincão São José. O investimento de R$ 150 mil  teve a maior parte da verba  provindas de doações da comunidade taquariense. O restante foi angariado com parceiros da unidade de Triunfo e recursos que a congregação possuía em caixa. “Bastantes pessoas se sensibilizaram, ouviram falar do nosso trabalho, foram conhecer e se disponibilizaram a colaborar . Terminamos as obras com a ajuda de voluntários, pessoas que tiraram um tempo até do seu trabalho para nos ajudar a concluir tudo o que tinha que ser feito”, agradece o presidente Marcelo, que informa haver projetos para futuras ampliações do espaço.
As instalações atuais têm capacidade para atender a 12 pessoas. A instituição trabalha com dependentes químicos de drogas e álcool , num sistema de tratamento voluntário, com duração de seis a nove meses. Os pacientes não são obrigados a permanecer no local, e sim orientados e acompanhados por médico, psicólogo e monitores. “O nosso trabalho é baseado em três pilares: disciplina, laborterapia e espiritualidade. Para se internar, a pessoa tem que aceitar o cronograma e o programa terapêutico”, explica Marcelo. Durante o tratamento, os moradores participam de oficinas de artesanato, esporte, lazer, plantação, entre outras atividades, como a limpeza e organização do espaço, alimentação e vestuário. Também são realizados cultos religiosos e reuniões de grupo.
Há mais de dez anos trabalhando com o tratamento terapêutico de dependentes químicos, Marcelo lembra um dos casos mais marcantes da Casa de Davi. Um morador de Esteio, que chegou à comunidade levado pela família em função do alcoolismo e cogitou desistir do tratamento por causa da proibição de cigarro no local. “Mas decidiu aceitar e se abster do cigarro. O primeiro mês foi difícil para ele, passou pelo primeiro, o segundo e concluiu nove meses de tratamento e não quis mais ir embora. Hoje, faz oito anos que ele está dentro da instituição, é um monitor, fez curso, dirige os carros da instituição e é uma pessoa de confiança dentro da comunidade”, conta. Para o presidente da entidade, este é um sinal de que o trabalho está dando certo. “Temos bastantes pessoas recuperadas na sociedade. Claro que nem todos conseguem permanecer, porque não é fácil seguir regras e normas, mas são essas regras que vão mudar o caráter dele, a visão dele, a forma de pensar e encarar a vida para poder voltar à sociedade e não ter mais problemas com a dependência química”,  acredita.
A comunidade deve receber pessoas de Taquari e  de outros municípios. A unidade de Triunfo, já  assiste internos taquarienses desde o início do projeto, há 10 anos.

Prefeito vê esperança para muitas famílias

Através de projeto de lei aprovado pelos vereadores, a Prefeitura Municipal cedeu os cerca de dois hectares de terra à Congregação Casa de Davi em 2018. O objetivo é aumentar a rede de tratamento para dependentes químicos, que já conta com leitos para internação no Hospital São José e acompanhamento com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Para o prefeito Maneco, a instalação da comunidade no município traz esperança a muitas famílias que hoje enfrentam problemas decorrentes da dependência química.  “Por confiarmos no trabalho da instituição, a Prefeitura cedeu o terreno para a instalação do centro terapêutico e é parceira da iniciativa, que tem ajudado a tirar muitas pessoas do mundo das drogas. Ações como essas sempre contarão com o nosso apoio”, disse o prefeito.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ