Principal / Geral / Estiagem causa falta de água para consumo

Estiagem causa falta de água para consumo

A seca tem deixado prejuízos fora das lavouras em Taquari. Além da perda estimada em 65% nas culturas de milho e soja, algumas localidades do interior enfrentam a falta de água para consumo. São registrados problemas nas localidades de Pinheiros e Fazenda Lengler.
Há sete anos residindo em uma chácara na Aleixo Rocha, o casal João Pereira dos Santos, 71 anos, e Vera Brigida Martins dos Santos, 69 anos, nunca tinha passado por situação semelhante. Desde a virada do ano, o poço de 9 metros de profundidade secou, e a família tem que buscar outros meios para conseguir água. “Para beber, nós compramos os galões de água mineral, uns três por mês. A caixa d’água a gente deixa aberta para coletar nos dias de chuva e usar para banho e banheiro, mas não tem chovido muito. Mas a vertente do meu poço é muito boa, se chover um pouquinho eu já tenho água para um banho”, contou. “O banho é de três minutos”, acrescentou Vera. Na residência da filha, ao lado da do casal, também está faltando água. Ela pega emprestada com outro vizinho, onde o poço não secou.
Na tarde da última terça-feira, a prefeitura distribuiu água em caminhão pipa da Agricultura, para uso doméstico e consumo de animais, também atingidos pela estiagem em função da seca nos açudes. O casal João Carlos e Vera Brigida foram os primeiros a receber. “Eu fui lá pedir para a prefeitura transportar a água que eu ia comprar da Corsan, mas eles conseguiram para mim. Eu agradeço demais ao Leandro”, disse o morador. Leandro Palagi é o coordenador da secretaria da Agricultura e informou que está sendo solicitada à Corsan autorização para que o Corpo de Bombeiros possa captar água de hidrantes e levar à população atingida no interior. Enquanto isto, a prefeitura tem transportado no caminhão-pipa ao locais com maior necessidade.

Alerta para queimadas

O coordenador da Agricultura também ressalta a necessidade de ficar atento às queimadas, tendo em vista dos dois incêndios que atingiram grandes plantações de mato na última semana. Uma das ocorrências foi no Carapuça, onde 300 metros de lenha pronta foram queimados. Outro incêndio ocorreu na divisa com Bom Retiro do Sul. “Cuidado com toco de cigarro ou qualquer coisa que possa gerar um foco de incêndio. A vegetação está muito seca e queima facilmente”, alertou Leandro Palagi. De acordo com o coordenador da Agricultura, outras queimadas nas margens de estradas têm sido registradas.

Chuvas devem ser mais expressivas em abril

A meteorologista da Metsul e mestre na área de tempestades, Estael Sias, informou que, até o fim de março, a melhor expectativa de chuva era nesta semana, entre a quarta e quinta-feira. No entanto, para o próximo mês, a frequência da chuva deve aumentar. “Será bem maior em relação a meses anteriores, que tiveram em média dois ou três dias de chuva expressiva nos municípios da região. Em abril, a expectativa é que possa chover entre 8 a 10 dias no mês e a temperatura tende a diminuir”, informou.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ