A empresa Café da Sete, localizada na principal via comercial de Taquari, completa, em maio, um ano sob o comando de Alexandra Garcia Hartmann, 39 anos, e um amigo sócio.
Ela dedicou sua via à atividade agropecuária, no plantio de milho e produção de leite, na propriedade da família no Caramujo, fornecida a uma empresa da região. Também, trabalhava com a venda de erva-mate, há 10 anos. Mas vinha pensando em trocar a atividade porque se sentia cansada. “Meu ganha-pão era o milho e o leite, chegava a ordenhar 500 litros no dia”, diz.
Paralelo a isso, estava amadurecendo a ideia de investir em uma cafeteria, mas não tinha planejado para agora. “Só que surgiu a oportunidade da noite para o dia, não foi nada planejado”, lembra.
A cafeteria e padaria localizada no Centro de Taquari tem cerca de 20 anos de atividade e estava no segundo proprietário. Quando ela recebeu a proposta para comprar, logo disse que não poderia assumir sozinha, porque é muito grande, mas que verificaria com um amigo. “Ele veio e decidimos fechar o negócio. O ponto estava fraco. Nada foi planejado, sem análise de mercado, sem nada”, conta.
Assim, há cerca de 10 meses, eles assumiram o empreendimento, fizeram investimentos no prédio, modernizando o layout do espaço; na capacitação dos funcionários e ampliou o mix de produtos tanto na cafeteria como na padaria. Alexandra, que tinha apenas uma pessoa para auxiliar na roça, passou a coordenar 21 na padaria. O número de trabalhadores quando assumiram era de 18 empregados.
Para retomar a clientela, apostou na qualidade dos produtos. “É tudo de primeira linha” e na qualificação dos funcionários. “Com cinco meses, tinha um técnico direto aqui pra mudar as receitas, dar mais qualidade, dar dicas. Todo mês tem um (funcionário) fazendo um curso”, diz. Ela destaca a importância de apostar na qualificação do empregado. “Se eu quero um produto bom e quero ser diferente, tenho que investir nos meus funcionários”.
Preocupada em oferecer um produto de qualidade ao cliente, conta que trabalhar com tantas pessoas tem sido um desafio. “É que o resultado não depende só de mim”.
Para o futuro, o objetivo é continuar fazendo as melhorias, especialmente na área da cafeteria. “Vamos seguir trabalhando, nos informando, e vai dando tudo certo”, diz.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...