Principal / Geral / MEDICINA: “É uma experiência apaixonante e que se renova diariamente”

MEDICINA: “É uma experiência apaixonante e que se renova diariamente”

Ontem, 18 de outubro, foi comemorado o Dia do Médico. Para lembrar a data, o jornal O Fato Novo entrevistou o médico clínico-geral Eliseu Barros Coelho, que deu sequência à atividade profissional do pai.

Cursou o primeiro e o segundo graus nos Colégios Anchieta e Rosário, em Porto Alegre, e concluiu a graduação em Medicina em 1964. Exerceu a profissão inicialmente em Paverama, de fevereiro de 1965 a junho de 1966, quando transferiu-se para Taquari. Com 50 anos de atuação, a maior parte da atividade profissional foi desenvolvida neste município, onde se estabeleceu por “casualidade”, como define.
Sobre a profissão, “é uma experiência apaixonante e que se renova diariamente, trazendo uma confortante satisfação, tanto nos bons como nos maus momentos”.

OFN – Por que decidiu ser médico?
Adquiri cedo o hábito da leitura e aprendi a usá-lo como forma a satisfazer a curiosidade natural da idade. Meu pai graduou-se em Medicina no final dos anos 20 e consolidou sua formação em Paris durante dois anos. Ao falecer em 1945, mamãe conservou cuidadosamente grande número de seus livros, a maioria editados na França. Pelos 12 ou 13 anos, tive acesso aos mesmos e com auxilio de dicionário, tentava “traduzir”seus conteúdos. Por essa época já ouvira muitas histórias acerca de sua atuação como médico interiorano e, posteriormente, em Porto Alegre a partir de 1941. Não tenho dúvidas do que isso foi determinante para a escolha que faria no futuro.

OFN – Por que escolheu Taquari para morar e trabalhar?
“Por mera casualidade. Um colega em última hora desistiu de assumir em Paverama compromisso com o hospital do então distrito e aceitei o convite em seu lugar. Após pouco mais de um ano, com a saída do Dr. Ciro Lobato do nosso hospital, finquei pé por aqui”.

OFN – Nesta trajetória de cinco décadas de trabalho como médico, quais foram as maiores alegrias?
“A atividade médica representa um desafio ao desconhecido, principalmente nos primeiros anos de atividade. É uma experiência apaixonante e que se renova diariamente trazendo uma confortante satisfação, tanto nos bons como nos maus momentos”.

OFN – E as dificuldades? Como foi trabalhar com a falta de tecnologia para auxiliar nos diagnósticos?
“Não são tão difíceis como possa parecer. Nos anos 60 e pouco mais, tendo um laboratório disponível, acesso a exames radiológicos e apoio hospitalar, um atendimento básico de boa qualidade podia ser feito. As ferramentas disponíveis eram estas”.

OFN – Atualmente, quais são os maiores problemas que chegam no consultório atualmente?
“Sob o ponto de vista clínico, inexistem “problemas”. No atendimento básico, o médico deve estar capacitado a resolver 85% dos casos. As dificuldades aparecem com os restantes 15%, pela insuficiência do sistema de saúde, principalmente estatal: consultas com especialistas, marcação de exames,vagas hospitalares, UTIs, emergências. É aqui onde iniciam os maiores problemas da assistência à saúde.”

OFN – Você se utiliza, basicamente, dos recursos tecnológicos para dar o diagnóstico ou, pela experiência profissional, consegue indicar, saber o que o paciente tem, com avaliação em consultório?
“Impossível o desempenho profissional sem tecnologia. O que não se admite é o uso abusivo da mesma por várias e múltiplas razões”.

OFN – Como é hoje lidar com o paciente do Dr. Google, que busca respostas médicas para sintomas, busca remédios, entre outros, na internet?
“Sem nenhuma dificuldade. É difícil ao leigo lidar com informações que nem sempre consegue processar e por isso mesmo faz aumentar o seu nível de ansiedade. Acaba por procurar o atendimento disponível”.

OFN – Na sua opinião, ciência e espiritualidade andam juntas? A fé pode fazer a diferença na cura de doenças?
“Tema sempre aberto a todas as opiniões. Entendo fé como um sentimento que nos leva a crer de modo incondicional, às vezes até irracional, na busca daquilo que pareça distante ou inalcançável. Ter fé significa acreditar, ter esperança. Não vejo ciência ou fé como princípios excludentes”.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ