A receita desta semana foi desenvolvida pelo taquariense Guilherme dos Reis Vilanova, 29 anos. Há três anos ele se mudou para Pato Branco, no Paraná, onde atua no setor de marketing e desenvolvimento da panificadora Empório do Pão, dos tios Márcio Vilanova e Flávia Gnoatto, que possuem duas lojas na cidade. “Eu sempre fui apaixonado por brigadeiro, porque me remete muito às lembranças da minha infância. É leite condensado com amor e chocolate”, brinca. O gosto por brigadeiro e a atividade profissional levaram Guilherme a pesquisar sobre o tema, o que resultou na receita que o acompanha há dois anos, e leva duas caixas de leite condensado, duas colheres de sopa de margarina, cinco colheres de cacau em pó 50% e 40 gramas de chocolate ao leite em pedaços.
Para iniciar o preparo, é necessário uma panela de fundo grosso, onde o leite condensado deve ser misturado ao cacau antes de ligar o fogo. Em seguida, junte o restante dos ingredientes e mexa em fogo baixo – sem parar – por aproximadamente 15 minutos (ou até desgrudar completamente da panela). Esta etapa, segundo ele, é conhecida como técnica “cambalhota” – que é quando o brigadeiro se solta completamente do fundo e começa a “amontoar”, lembrando uma cambalhota.
Para cobrir, podem ser usar diversos tipos de confeitos, mas para valorizar o doce, ele dá preferência a raspas de chocolate e coberturas com sabor. “Evite granulados tradicionais e coberturas fracionadas. O confeito deve realçar o sabor do brigadeiro”, recomenda Guilherme. Ele diz ainda que um bom brigadeiro requer paciência e ingredientes de boas marcas. “Não aumente o fogo e nunca pare de mexer, utilizando sempre utensílios que você consiga raspar bem o fundo da panela, como espátulas de silicone firme, são ótimas”, diz.
Além disso, verifique
Uma noite inesquecível
O tradicional Baile de Debutantes de Taquari teve apresentação de quatro jovens na noite do ...