Principal / Geral / Policiais militares são homenageados pela Câmara de Vereadores

Policiais militares são homenageados pela Câmara de Vereadores

Os soldados Luciano Freitas e André Luís Lencina da Silva foram homenageados em sessão solene da Câmara de Vereadores, na noite se segunda-feira, 17 de fevereiro. No dia 14 de janeiro deste ano, os policiais militares salvaram Nelson Oliveira de Souza, 55 anos, que estava próximo a cilindros de oxigênio, que explodiram durante um incêndio de casa no bairro Colônia 20.

Estavam presentes na solenidade o vice-prefeito André Brito, o comandante da Brigada Militar, Fábio Cézar Bilhar, vereadores, policiais militares e familiares dos homenageados. O propositor da homenagem, vereador Leandro Mariante (PT), destacou a bravura dos dois soldados, dizendo que a sessão solene é a homenagem mais alta que a Câmara de Vereadores pode realizar. “Em nenhum momento hesitaram, quando colocaram a vida em risco para salvar o próximo”, disse Mariante.
O comandante da Brigada Militar, capitão Fábio Cézar Bilhar, lembrou que todas as profissões têm seu grau de importância na sociedade, mas algumas delas exigem muito mais que treinamento e aptidão. “Algumas delas precisam de vocação. Dentre as profissões, a de policial militar é que corre mais riscos. Todos os dias os policiais militares saem de casa para defender a sociedade, para ajudar pessoas.” O comandante apresentou dados estatísticos. “Em 2018, 343 policiais foram mortos em serviço no Brasil. Muito mais é o número de suicídios que existem na corporação. É uma situação pouco falada, pouco comentada. Muitos destes suicídios se dão por conta da pressão que sofremos na rua, por conta da situação de risco em que nos colocamos. Ainda assim, há quem diga que somos privilegiados, há quem diga que ganhamos demais. Mas qual é o preço de uma vida?”, questionou. Conforme o capitão, se não fosse a atuação dos soldados, Nelson não estaria vivo. O comandante revelou que fez um encaminhamento de promoção dos soldados por bravura. “É merecida, vamos esperar o pronunciamento das instâncias superiores.” O capitão estendeu a homenagem aos demais policiais militares. “São os verdadeiros heróis da comunidade. Os policiais militares são a última, única trincheira que separa o bem e o mal.”
Para o vice-prefeito André Brito, os militares assumiram o papel de bombeiros, sem ter equipamento e roupas de segurança para salvar aquela vida. “Toda a atitude que se tem para salvar uma vida é louvável.” Brito destacou o trabalho realizado pela Brigada Militar na cidade. “Estamos tendo uma sensação de segurança aqui na cidade. Se esta sensação está ocorrendo é porque a Brigada está realizando seu trabalho.”
O homenageado Luciano Freitas lembrou o dia da ocorrência. “Nesse dia 14 de janeiro, a sala de operação passou uma ocorrência de incêndio. Não era nossa atribuição, mas eu e meu colega, na ânsia de ajudar, chegamos no local.” Conforme o policial, Nelson estava tentando ajudar a apagar o incêndio com uma mangueira de jardim e, por problemas auditivos não ouviu quando eles chamaram. Ele estava próximo a cilindros de oxigênio. “Tivemos a convicção que ia explodir, chegamos próximo dele, viramos as costas e teve a explosão.”
Conforme Freitas, Nelson não estava presente na cerimônia porque, segundo sua irmão, ele e a família ainda estão abalados psicologicamente.
O outro homenageado, André Luís Lencina da Silva, relatou que eles tiveram a atitude de chegar mais perto do incêndio, mas sabendo do risco. “Temos consciência, temos medo também, mas tínhamos a certeza de que se não agíssemos aquela hora o Nelson não estaria vivo. Graças a Deus, ninguém se feriu. Quero dedicar essa homenagem aos colegas de farda que dia e noite estão protegendo e servindo a comunidade”.

Além disso, verifique

Inaugurada sede própria para a Brigada Militar

A Brigada Militar inaugurou seu novo quartel no fim da tarde da última quarta-feira, 10 ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ