Principal / Segurança / Certaja e RGE identificam 46 irregularidades nas redes elétricas de Taquari em 2019

Certaja e RGE identificam 46 irregularidades nas redes elétricas de Taquari em 2019

De acordo com o gerente comercial da Certaja Energia, Ederson Madruga, na Certaja Energia existe o Setor de Medição e Faturamento que, entre outras tarefas, trabalha no combate das perdas associadas à distribuição de energia elétrica (furtos/fraudes de energia, deficiência técnica em equipamentos de medição).
Madruga explica que as irregularidades mais comuns, em sua maioria, são desvios de energia direto da rede elétrica, fazendo com que o consumo utilizado não seja registrado pelo medidor, podendo ocasionar acidentes graves e fatais. “As fraudes em medidores também são comuns de serem constatadas. Quando o cliente rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo do seu medidor de energia, ou seja, faz adulterações no sistema de fiações elétricas da sua residência/comércio/indústria, de modo que, apesar de consumir uma quantidade de energia, só pague efetivamente por uma parte menor (fração) desse consumo, devido à fraude”, exemplifica Madruga. Conforme o gerente, a Certaja Energia possui técnicos experientes, que monitoram as suspeitas de fraude com equipamentos de alta tecnologia em rastreamento. Estas suspeitas são definidas por algoritmos que avaliam o consumo das unidades, por inspeção aleatória ou por denúncia. “Uma vez encontrada a fraude, a Cooperativa tem garantido por lei o direito de substituir o medidor e eliminar as possíveis irregularidades. Quem frauda energia pode pagar caro, pois gera prejuízos e coloca em risco toda a comunidade ao redor”.

Entrevista com gerente comercial da Certaja, Edson Madruga

Quantas pessoas já foram identificadas cometendo este delito em Taquari?
No ano passado, a CERTAJA Energia encontrou 33 fraudes em sua área de atuação, sendo doze em Taquari.

Isso é crime? Qual a pena?
Tanto o furto de energia quanto a fraude são crimes previstos no Código Penal: a fraude no artigo 171 (estelionato) e o furto no artigo 155.
A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores do período fraudado acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o titular da unidade consumidora pode ter o fornecimento de energia suspenso.
Mesmo que o consumidor, titular da conta de energia, não tenha sido o fraudador do medidor (relógio de energia), ele pode ser responsabilizado, pois é o responsável legal pela medição de energia.

Quem identificar este tipo de procedimento o que deve fazer?
Nesse caso, é importante entrar em contato com a distribuidora, na CERTAJA pelo 0800 541 6185, pois apenas os funcionários da CERTAJA Energia têm autorização para inspecionar e realizar reparos/substituição do medidor de energia elétrica.

Quem termina pagando por essa energia que é desviada?
Todo mundo perde e paga esta conta, inclusive as pessoas honestas que pagam suas contas em dia. Parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros consumidores, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) permite, em normativa, que as empresas fornecedoras de energia cobrem um percentual das perdas dentro da tarifa média repassada aos usuários. E, além de incorrer em uma infração, o cliente que faz a ligação clandestina ou uma fraude arrisca a vida com instalações precárias, que podem causar ACIDENTES GRAVES E FATAIS, como por exemplo, choque elétrico e incêndios. Os ‘gatos’ também sobrecarregam os transformadores da rede de distribuição, prejudicando a qualidade da energia de toda a região.

RGE encontrou 34 ligações irregulares de energia em Taquari no ano passado

O Fato entrou também em contato com a RGE que divulgou texto sobre o assunto. Em parte do material divulgado consta que “durante o ano de 2019, as equipes de fiscalização da RGE realizaram 121 inspeções para combater fraudes e furtos de energia no município de Taquari.
Nestas operações, foram detectadas 34 ligações irregulares, correspondendo a 28% do total. A energia recuperada, somente em Taquari, chega a 759,74 MWh, o suficiente para abastecer 422 residências por um ano, levando em consideração um consumo médio de 150 kWh ao mês para cada residência.
As inspeções são realizadas a fim de evitar problemas na rede de distribuição de energia e garantir a segurança da população. A prática mais comum entre as irregularidades encontradas é a ligação direta na rede para o furto de energia, conhecida como “gato”. Em muitos locais, as equipes também identificam fraudes nos medidores. Com isso, apenas parte da energia consumida passa pelo leitor e a conta de luz não corresponderá ao que realmente foi consumido”.

Além disso, verifique

BM prende rapaz por porte ilegal de arma de fogo, no Passo da Aldeia

Um jovem, de 19 anos, foi preso pela Brigada Militar (BM) por porte ilegal de ...

seers cmp badge

xu hướng thời trangPhunuso.vnshop giày nữgiày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ